Pesquisas apontam que a aviação é um mercado competitivo e fortemente influenciado pela economia internacional. Este contexto exige das empresas ligadas a este setor soluções inteligentes que as permitam elevar a rentabilidade e sustentabilidade do negócio. A manutenção das frotas de aeronaves é ação obrigatória e fator primordial para a manutenção da segurança operacional. Neste cenário, um sistema de manutenção inteligente ocasiona a redução dos custos sem perda da qualidade. Por esse motivo, este mercado tem buscado cada vez mais profissionais especializados e atualizados nos mais diversos métodos e tecnologias. O curso de Especialização em Engenharia de Manutenção Aeronáutica busca, por meio de uma linguagem técnica e ao mesmo tempo didática, suprir as necessidades de atualização e aprimoramento do conhecimento de profissionais que já atuam ou desejam atuar neste campo da indústria da aviação.
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
- Formar especialistas em Engenharia Aeronáutica que possuam conhecimento em projetos de sistemas de aeronaves e também em gestão de centros de manutenção e fabricação de aviões e helicópteros.
- Ofertar um currículo atualizado em sintonia com as necessidades do mercado da aviação.
- Permitir a interação entre profissionais de destaque no meio aeronáutico de forma a enriquecer o relacionamento cultural e interpessoal.
PÚBLICO-ALVO
Engenheiros mecânicos, mecatrônicos, de produção, de automação e aeronáuticos que trabalham ou desejem trabalhar no campo da gestão de manutenção de máquinas e equipamentos aeronáuticos. Vale ressaltar que os conceitos apresentados nas disciplinas técnica e de gestão podem ser aplicados na manutenção de outras áreas da indústria.
Administradores e gestores que tenham concluído sua graduação e que desejem aprimorar seu conhecimento no campo da manutenção aeronáutica.
Pessoal técnico da indústria da aviação que já tenha concluído sua graduação: engenheiros, inspetores, tecnólogos, planejadores e pilotos que busquem um melhor entendimento sobre a gestão da manutenção em suas áreas.
PROGRAMA DO CURSO
O curso apresenta três eixos principais: disciplinas básicas, disciplinas técnicas, disciplinas de gestão.
Disciplinas básicas: têm como objetivo apresentar informações e conceitos de aplicação geral. Dentre elas estão:
Introdução à Engenharia Aeronáutica
Legislação Aeronáutica
Fatores Humanos na Aviação
Disciplinas técnicas: apresentam conceitos sobre projeto, construção e operação das principais partes que compõem a aeronave. É importante ressaltar que as ementas destas disciplinas não abordam técnicas complexas de reparos aplicados pelo corpo técnico das empresas de manutenção. Este conteúdo será encontrado em cursos técnicos de manutenção de aeronaves ou em cursos de pós-graduação específicos de cada especialidade. As ementas foram concebidas de forma a fornecer o conteúdo necessário para uma gestão de manutenção eficiente. São elas:
Estrutura de Aeronaves
Hidráulica e Pneumática Aplicada
Sistema Elétrico e Comandos de Voo
Sistemas de Comunicação e Navegação
Propulsão
Projetos de Aeronaves
Disciplinas aplicadas à Gestão de Manutenção: apresentam conceitos sobre a operação no dia a dia da manutenção de hangares, centros de manutenção e MROs. Planejamento, gestão das equipes de execução (equipes de técnicos de manutenção), métricas, aeronavegabilidade continuada, padrões de qualidade e problemas enfrentados por gestores de manutenção são abordados neste eixo. Dentre as disciplinas estão:
Planejamento e Controle Operacional
Logística de Manutenção Aplicada
Gestão de Negócios
Nota: A manutenção como uma atividade rentável é apresentada em Gestão de Negócios.
DISCIPLINAS
AERONAVEGABILIDADE E MANUTENÇÃO 5.0
CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADA
FATORES HUMANOS NA AVIAÇÃO
GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL
INTRODUÇÃO À AERONÁUTICA
INTRODUÇÃO À ESTRUTURA DE AERONAVES
INTRODUÇÃO AO PROJETO DE AERONAVES
LEGISLAÇÃO APLICADA A MANUTENÇÃO
LOGÍSTICA DE MANUTENÇÃO
PLANEJAMENTO APLICADO À MANUTENÇÃO
SISTEMA DE PROPULSÃO
SISTEMA DE TREM DE POUSO E COMANDOS DE VOO
SISTEMA ELÉTRICO
SISTEMA HIDRÁULICO E PNEUMÁTICO
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E NAVEGAÇÃO
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Confira as ementas AQUI.
CORPO DOCENTE
O corpo docente do curso é formado por especialista, mestres e doutores atuantes na indústria aeronáutica.
Adriano Henrique Oliveira de Carvalho (Mestre)
Arthur Henrique Izumi de Abreu (Especialista)
Frederico Vieira de Lima (Mestre)
José Cândido Almeida Junior (Mestre)
Kerley Alberto Pereira de Oliveira (Doutor)
Lívia Maria Almeida Duarte (Especialista)
Luis Henrique Santos (Mestre)
Matheus Eduardo Titarelli (Mestre)
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
METODOLOGIA
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- RG ou CNH (frente e verso)
- Diploma da graduação (frente e verso)
Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.
O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.
- Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
- A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
- O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
- A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
- Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
Migração de cursos:
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Cursos em andamento/confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Novas ofertas (Cursos com inscrições abertas e que não foram confirmados): 02/09/2024 - Caso o curso seja confirmado.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
- Luis Henrique Santos - Doutor
Área do Conhecimento
EngenhariaPeríodo de Realização
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Carga Horária
Em breveInvestimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Trabalho de conclusão de curso
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Veja o modelo AQUI.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Diploma Estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Estágio
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Estude na Melhor
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Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
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