O Curso de proteção contra incêndio é destinado a engenheiros e arquitetos.
Foi elaborado objetivando despertar a consciência prevencionistas em relação à segurança contra incêndio e explosão, visando gerar a identificação e o gerenciamento dos riscos em estabelecimentos evitando sinistros. O embasamento teórico do curso possibilitará o aluno desenvolver métodos para soluções de medidas de segurança visando proteger o homem e o patrimônio
OBJETIVOS
Este profissional estará capacitado para:
a) Especializar e habilitar profissionais para atuarem no campo da prevenção contra incêndio em uma perspectiva prevencionista;
b) Fazer avaliações quanto aos riscos de incêndio e explosão e as suas consequências;
c) Elaborar planos de emergência e procedimentos prevendo ações de intervenção e os meios necessários para o controle de incêndio, explosão ou pânico;
d) Projetar as medidas de segurança contra incêndio conforme legislação para aprovação de projetos contra incêndio junto aos órgãos competentes;
Acompanhar e executar a instalação, manutenção e execução de sistemas contra incêndio;
Competências a serem desenvolvidas:
No curso de Especialização em Engenharia Contra Incêndio Destacam-se as competências:
a) Capacidade de desenvolver uma consciência sobre a importância da prevenção contra incêndio e a sua importância para salvaguardar vidas, o meio ambiente e o patrimônio;
b) Capacidade para analisar as exigências normativas através de uma interpretação crítica das normas e regulamentos;
Áreas de atuação do egresso:
O egresso do curso estará habilitado para desenvolver atividades em:
a) Órgãos públicos em análise de processos de segurança contra incêndio para aprovação;
b) Empresas especializadas na instalação, manutenção e execução de sistemas contra incêndio;
c) Empresas especializadas na elaboração de projetos de sistemas contra incêndio;
d) No meio acadêmico de pesquisa e publicação;
e) De forma empresarial, na indústria, comércio ou prestação de serviço.
A QUEM SE DESTINA
O curso tem por público alvo profissionais com Engenheiros em geral; Agrônomos e Arquitetos.
CONTEÚDO DO CURSO
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
PSICOLOGIA APLICADA NA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
LEGISLAÇÃO, NORMAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO
PROJETOS CONTRA INCÊNDIO 1 -REQUISITOS ARQUITETÔNICOS
SEGURANÇA ESTRUTURAL E DOS MATERIAIS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO 1 - SEMSI
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
PROJETOS CONTRA INCÊNDIO 2 ?SISTEMAS DE HIDRANTE E MANGOTINHO
SEGURANÇA ESTRUTURAL E DOS MATERIAIS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO 2 - SEMSI
PRIMEIROS SOCORROS
EXTRAÇÃO DE FUMAÇA
SISTEMA DE SPRINKLERS E COMBATE POR AGENTES SAPONIFICANTES
PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÃO EM ARMAZENAMENTO DE LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS
INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE COMBATE A INCÊNDIO
PREVENÇÃO DE INCÊNDIO FLORESTAL
GERÊNCIA DE RISCO
PREVENÇÃO DE INCÊNDIO EM PATRIMÔNIO CULTURAL
NOÇÕES DE PERÍCIAS DE INCÊNDIO E LAUDO TÉCNICO
MODELAGEM E ESTATÍSTICA EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Célia Diniz Soares Nastrini - Mestre
Área do Conhecimento:
Engenharia
Investimento
Valor: R$ 7.200,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$6.696,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1140,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 720,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 480,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 360,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.