Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

    Engenharia de Processos Industriais

    Pós EAD com videoaulas - Oferta 2024
    Mensalidades a partir de:

    Carregando...
    Características:
    Área: Engenharia/Gestão
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)
     

    Os processos industriais são procedimentos que, em grande parte das vezes, envolvem passos químicos e/ou mecânicos. O curso apresenta, estuda e analisa processos industriais tradicionais: processos químicos, de mineração, metalúrgicos e siderúrgicos, papel e celulose, petróleo e gás. Assim, o conhecimento sobre os procedimentos desenvolvidos nestes tipos de indústria específicas, que geralmente é adquirido apenas na prática, poderá ser alcançado pelo aluno durante o curso, tornando-se um profissional ativo e valioso para o mercado de trabalho. Além disso, baseando-se nos principais conceitos dos sistemas mais difundidos no meio industrial, o aluno poderá relacionar os conhecimentos obtidos durante o curso a qualquer outro processo.

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

     

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior nas áreas de Engenharia ou que atuam no mercado em gerenciamento, manutenção, projeto, representação, consultoria ou implantação de sistemas na área de processos industriais.

    PROGRAMA DO CURSO

    • COMPLIANCE EM PROJETOS

    • GESTÃO DE ATIVOS

    • GESTÃO E LIDERANÇA 4.0

    • INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

    • LEGISLAÇÃO APLICADA À SEGURANÇA DE PROCESSOS

    • METALURGIA E SIDERURGIA I

    • METALURGIA E SIDERURGIA II

    • MINERAÇÃO I

    • MINERAÇÃO II

    • NORMAS E DOCUMENTAÇÃO

    • PAPEL E CELULOSE

    • PETRÓLEO E GÁS

    • PROCESSOS QUÍMICOS I

    • PROCESSOS QUÍMICOS II

    • TECNOLOGIA DA AUTOMAÇÃO

    • HUMANIDADES *

     

    *Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

    Confira as ementas AQUI.

     

    CORPO DOCENTE

    • Álvaro Luiz Carneiro Barbosa - Especialista

    • Leonardo Catão de Oliveira - Mestre

    • Marcelo Luis Pereira Araújo - Mestre

    • Patricia Mariana Alves Caetano - Doutora

    • Paulo Luiz Santos Junior - Doutor

    • Paulo Roberto Costa Silva  - Mestre

    • Rafael de Freitas Bacharel - Mestre

    • Thiago Geraldo da Silva - Mestre

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    METODOLOGIA

    Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

     

    • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

      • RG ou CNH (frente e verso)
      • Diploma da graduação (frente e verso)

      Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

      O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

      • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
     

    ATENÇÃO:

    1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
    2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
    3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
    4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

     

     

    Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

    Migração de cursos: 

    Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

     

     

     

     

    ACESSO AO CURSO

     

    RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


    Cursos em andamento/confirmadosAs orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela. 

    Novas ofertas (Cursos com inscrições abertas e que não foram confirmados): 02/09/2024 - Caso o curso seja confirmado.

     

    REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

    • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
    • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
    • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
    • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
    • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
    • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
    • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    * Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    Já ter colado grau.

    Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

    Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

     
    Coordenação
    • Attenister Tarcisio Rego - Doutor

    Área do Conhecimento

    Engenharia
     

    Período de Realização

    ?O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Carga Horária

    Em breve
     

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     

     

    Trabalho de conclusão de curso

    Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

    *Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Diploma Estrangeiro

      Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

       

      Estágio

      Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

      Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

      *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

      Estude na Melhor

       

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central