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Engenharia de Segurança do Trabalho

Características


Modalidade: Curso de Pós Graduação a distância
Período: Inscrições até 04/03/2020 para os cursos confirmados
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Engenharia de Segurança do Trabalho

 

Área de conhecimento:

  • Engenharia

Descrição

 

A Engenharia de Segurança do Trabalho é vista tradicionalmente como uma atividade voltada para o ambiente interno das empresas, visando a preservar as condições de integridade física e mental dos trabalhadores. A presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentado por lei.

Garantir segurança, no entanto, deixou de ser vista apenas como obrigação para as empresas e para o governo: é condição para que as primeiras obtenham margens de lucro maiores e o segundo consiga materializar os princípios da economicidade e da responsabilidade pública, nas esferas federal, estadual e municipal.

Outro aspecto da maior relevância é o crescimento da consciência dos direitos de cidadania e dos direitos específicos dos trabalhadores, que conduz à exigência de ambientes seguros e saudáveis e, assim, à busca da formação de profissionais qualificados em segurança do trabalho.

Além disso, o comércio internacional exige, cada vez mais, que os produtos e serviços sejam certificados em vários aspectos, entre os quais se distingue a agregação de medidas voltadas para a segurança do trabalhador. 

Em termos locais, a conjuntura estimula a ampliação das ofertas de formação em Engenharia de Segurança do Trabalho demandando-se a criação de estratégias que permitam ampliar rapidamente o número de profissionais habilitados, inclusive pelo atendimento, com qualidade, àqueles que se encontram fora dos grandes centros urbanos. Entre os aspectos conjunturais mais importantes, podem ser lembrados os seguintes:

- O Brasil cresce com sustentabilidade. Os investimentos em infraestrutura, no governo (federal, estaduais e municipais), os investimentos privados das empresas nacionais e os “investimentos estrangeiros diretos (IED)”, seguem um curso irreversível. Usinas hidrelétricas, usinas nucleares, rodovias, ferrovias, metrôs, programas habitacionais em escala, portos, aeroportos, silos etc. são obras inadiáveis;

- A prevenção de desastres naturais (chuvas, enchentes, acidentes nucleares etc.) vem-se mostrando cada vez mais relevante o que amplia substantivamente a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho.

Como se conclui, a segurança, a saúde e a higiene do trabalho estão em foco na sociedade contemporânea. Nos poderes de Estado (executivo, legislativo e judiciário) essas matérias ocupam lugar de destaque, seja no aperfeiçoamento das leis, na sua execução ou na resolução de conflitos. O rigor legal e normativo que cerca a formação de profissionais para essa área confirma a importância que lhe é dada não apenas nas esferas estatais, mas especialmente no sistema Confea-Creas.

O curso que ora se oferece aos profissionais de Engenharia e Arquitetura que queiram especializar-se em Segurança do Trabalho tem como diferenciais em relação a outros até então oferecidos: (i) oportunidade de interação com especialistas reconhecidos da área; (ii) acesso viável e aberto a uma ampla gama de participantes geograficamente dispersos ou que necessitem de mobilidade espacial em função de suas atividades profissionais; (iii) acompanhamento pedagógico durante todas as atividades do curso. 

O curso está rigorosamente respaldado na legislação federal (MEC e MTE) e nas resoluções do sistema Confea/Creas. Oferece oportunidade ímpar para responder ao desafio da formação, com qualidade, de um grande número de profissionais, ainda que geograficamente dispersos.

INVESTIMENTO

24 x R$ 360,00 (ou R$ 8.640,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS

- Especializar e habilitar profissionais para atuarem no campo de prevenção de acidentes do trabalho em uma perspectiva prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional, nos diversos setores de produção de bens e na prestação de serviços;

- Capacitar profissionais para avaliação dos riscos ambientais usando metodologia aceita no meio científico de forma a propor medidas de controle que possibilite a redução das doenças profissionais e do trabalho;

- Capacitar profissionais para a elaboração de laudos técnicos ambientais tendo em vista o atendimento às demandas do INSS e da Justiça do Trabalho;

- Desenvolver conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e operacionais para a formação de profissionais capazes de: raciocínio lógico e estratégico, senso crítico, avaliação e intercâmbio de experiências profissionais, solução de casos e problemas, de modo a poderem contribuir efetivamente nos serviços de saúde e segurança do trabalho de suas empresas.

A QUEM SE DESTINA

O curso destina-se, exclusivamente, aos profissionais graduados em Engenharia ou Arquitetura.

CONTEÚDO DO CURSO

1) Introdução à Engenharia de Segurança (20 horas)

2) Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho (30 horas)

3) Legislação e Normas Técnicas (30 horas)

4) Prevenção e Controle de Riscos em MEI 1 e na Construção Civil (40 horas)

5) Higiene do Trabalho I – Riscos Físicos (35 horas)

6) Prevenção e Controle de riscos em MEI 2 (40 horas)

7) Proteção do Meio Ambiente I (20 horas)

8) Higiene do Trabalho II – Riscos Químicos (35 horas)

9) O Ambiente e as Doenças do Trabalho I (30 horas)

10) Proteção do Meio Ambiente II (25 horas)

11) Gerência de Risco I (30 horas)

12) O Ambiente e as Doenças do Trabalho II (24 horas)

13) Psicologia na Engenharia de Segurança (15 horas)

14) Proteção Contra Incêndio e Explosões I (30 horas)

15) Higiene do Trabalho III – Riscos Biológicos, PPRA, LTCAT (35 horas)

16) Gerência de Risco II (30 horas)

17) Proteção contra Incêndio e Explosões II (30 horas)

18) Higiene do Trabalho IV – Ventilação Industrial (35 horas)

19) Noções de Perícia Judicial (20 horas)

20) Metodologia Científica (30 horas)

21) Ergonomia (30 horas)

Confira as ementas aqui.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Envio de Login e Senha: 11/03/2020

5. Início das aulas: 16/03/2020

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

 

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Envio de Login e Senha: em até 48 horas após confirmação do pagamento referente à primeira mensalidade. 

5. Início das aulas: imediato (após recebimento das informações de acesso).

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

 

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

- Célia Diniz Soares Nastrini (Mestre)

- Filipe Siqueira Mazzaro (Especialista)

- Rodrigo Pires

- Aureliano Caldeira (Especialista)

- Marina de Matos Dantas

- Marco Antonio dos Santos (Mestre)

- Alexandre Padilha (Especialista)

- Carlos Queiroz

- Gustavo ANtônio Silva (Mestre)

- Marcelo Santana Silvino

- Guilherme Diniz Nastrini (Especialista)

- Jorge Augusto Rodrigues 

- Adriana Maria Silva Alves (Mestre)

- Denise Queiroz (Doutor)

- Márcia Colamarco Ferreira Resende (Mestre)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):

  • Célia Diniz Soares Nastrini - Mestre

Fale com o coordenador:

Clique aqui e envie uma mensagem.
 
 

informações gerais

  • Duração

    O curso possui carga horária total de 614 horas e duração médi​a de 28 meses*.

    *21 meses de disciplinas, 4 meses para a elaboração do TCC  e 3 meses de recesso docente (janeiro dos anos de 2018, 2019 e 2020).

     
     

    Investimento

    24 x R$ 360,00

    ​​ou R$ 8.640,00

    Descontos:

    - 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

    - 7% para pagamento à vista. 

    Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

    Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

    Metodologia

    O curso, composto por 21 disciplinas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

    O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data. 

    Para ser aprovado, é necessário obter 70 pontos em cada disciplina, bem como no TCC.

    Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

     

    Benefícios

    - Estude onde e quando quiser. 

    - Tenha atendimento personalizado. 

    - Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

    - Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

    Veja o modelo do certificado aqui​.

     
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    Diploma estrangeiro

    Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil. 

     

     

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    Requisitos tecnológicos

    O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

    - Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

    - Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

    - Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

    - Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 – Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

    - Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

    - Adobe Flash Player (versão mais recente);

    - Adobe Reader (versão mais recente);

    - Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

    - Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

     

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