Encerramento das inscrições em
::

Engenharia de Segurança do Trabalho

Inicio das aulas
Pós Graduação EAD - Oferta 2022
Carregando...
Este Curso Inclui:
Disponibilidade: Horários definidos pela PUC MinasHorários definidos pela PUC Minas
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: Engenharias e ArquiteturaEngenharias e Arquitetura
Duração do Curso: 24 Meses (Especialização)24 Meses (Especialização)

Engenharia de Segurança do Trabalho

A Engenharia de Segurança do Trabalho é vista tradicionalmente como uma atividade voltada para o ambiente interno das empresas, visando a preservar as condições de integridade física e mental dos trabalhadores. A presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentado por lei.

Garantir segurança, no entanto, deixou de ser vista apenas como obrigação para as empresas e para o governo: é condição para que as primeiras obtenham margens de lucro maiores e o segundo consiga materializar os princípios da economicidade e da responsabilidade pública, nas esferas federal, estadual e municipal.

Outro aspecto da maior relevância é o crescimento da consciência dos direitos de cidadania e dos direitos específicos dos trabalhadores, que conduz à exigência de ambientes seguros e saudáveis e, assim, à busca da formação de profissionais qualificados em segurança do trabalho.

Além disso, o comércio internacional exige, cada vez mais, que os produtos e serviços sejam certificados em vários aspectos, entre os quais se distingue a agregação de medidas voltadas para a segurança do trabalhador.

Em termos locais, a conjuntura estimula a ampliação das ofertas de formação em Engenharia de Segurança do Trabalho demandando-se a criação de estratégias que permitam ampliar rapidamente o número de profissionais habilitados, inclusive pelo atendimento, com qualidade, àqueles que se encontram fora dos grandes centros urbanos. Entre os aspectos conjunturais mais importantes, podem ser lembrados os seguintes:

- o Brasil cresce com sustentabilidade. Os investimentos em infraestrutura, no governo (federal, estaduais e municipais), os investimentos privados das empresas nacionais e os "investimentos estrangeiros diretos (IED)", seguem um curso irreversível. Usinas hidrelétricas, usinas nucleares, rodovias, ferrovias, metrôs, programas habitacionais em escala, portos, aeroportos, silos etc. são obras inadiáveis;

- a prevenção de desastres naturais (chuvas, enchentes, acidentes nucleares etc.) vem-se mostrando cada vez mais relevante o que amplia substantivamente a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho.

Como se conclui, a segurança, a saúde e a higiene do trabalho estão em foco na sociedade contemporânea. Nos poderes de Estado (executivo, legislativo e judiciário) essas matérias ocupam lugar de destaque, seja no aperfeiçoamento das leis, na sua execução ou na resolução de conflitos. O rigor legal e normativo que cerca a formação de profissionais para essa área confirma a importância que lhe é dada não apenas nas esferas estatais, mas especialmente no sistema Confea-Creas.

O curso que ora se oferece aos profissionais de Engenharia e Arquitetura que queiram especializar-se em Segurança do Trabalho tem como diferenciais em relação a outros até então oferecidos: (i) oportunidade de interação com especialistas reconhecidos da área; (ii) acesso viável e aberto a uma ampla gama de participantes geograficamente dispersos ou que necessitem de mobilidade espacial em função de suas atividades profissionais; (iii) acompanhamento pedagógico durante todas as atividades do curso.

O curso está rigorosamente respaldado na legislação federal (MEC e MTE) e nas resoluções do sistema Confea/Creas. Oferece oportunidade ímpar para responder ao desafio da formação, com qualidade, de um grande número de profissionais, ainda que geograficamente dispersos.

OBJETIVOS

- Especializar e habilitar profissionais para atuarem no campo de prevenção de acidentes do trabalho em uma perspectiva prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional, nos diversos setores de produção de bens e na prestação de serviços;

- Capacitar profissionais para avaliação dos riscos ambientais usando metodologia aceita no meio científico de forma a propor medidas de controle que possibilite a redução das doenças profissionais e do trabalho;

- Capacitar profissionais para a elaboração de laudos técnicos ambientais tendo em vista o atendimento às demandas do INSS e da Justiça do Trabalho;

- Desenvolver conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e operacionais para a formação de profissionais capazes de: raciocínio lógico e estratégico, senso crítico, avaliação e intercâmbio de experiências profissionais, solução de casos e problemas, de modo a poderem contribuir efetivamente nos serviços de saúde e segurança do trabalho de suas empresas.

A QUEM SE DESTINA

O curso destina-se, exclusivamente, aos profissionais graduados em Engenharia ou Arquitetura.

CONTEÚDO DO CURSO

1) Introdução à Engenharia de Segurança 

2) Psicologia na Engenharia de Segurança 

3) Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho 

4) Proteção Contra Incêndio e Explosões I 

5) Legislação e Normas Técnicas 

6) Gerência de Risco I 

7) Prevenção e Controle de Riscos em MEI 1 e na Construção Civil 

8) Prevenção e Controle de Riscos em MEI 2 

9) Higiene do Trabalho I - Riscos Químicos 

10) Higiene do Trabalho II - Riscos Físicos 

11) O Ambiente e as Doenças do Trabalho I 

12) Proteção do Meio Ambiente I 

13) O Ambiente e as Doenças do Trabalho II 

14) Proteção contra Incêndio e Explosões II 

15) Gerência de Risco II 

16) Higiene do Trabalho III - Riscos Biológicos, NR09, NR 30 e e-Social 

17) Ergonomia 

18) Proteção do Meio Ambiente II 

19) Higiene do Trabalho IV - Ventilação Industrial 

20) Noções de Perícia Judicial 

21) Metodologia Científica 

22) Humanidades* 

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

CORPO DOCENTE
  • Célia Diniz Soares Nastrini (Mestre)

  • Filipe Siqueira Mazzaro (Especialista)

  • Rodrigo Pires

  • Aureliano Caldeira (Especialista)

  • Marco Antonio dos Santos (Mestre)

  • Alexandre Padilha (Especialista)

  • Carlos Queiroz

  • Gustavo Antonio Silva (Mestre)

  • Marcelo Santana Silvino

  • Guilherme Diniz Nastrini (Especialista)

  • Adriana Maria Silva Alves (Mestre)

  • Denise Queiroz (Doutor)

  • Márcia Colamarco Ferreira Resende (Mestre)

  • Marina de Matos Dantas

  • Jorge Augusto Rodrigues

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

METODOLOGIA

Ambiente de aprendizagem-3.png

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

  • Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
  • Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
  3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

ACESSO AO CURSO

Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio no decorrer dos cursos de pós-graduação a distância. *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Célia Diniz Soares Nastrini - Mestre

Área do Conhecimento:

Engenharia
 

Investimento

Valor: R$ 8.640,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$8.036,00*

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.728,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 864,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 576,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 432,00

24 parcelas - sem desconto = 24 x R$ 360,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

 

Início das aulas

- Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.

- Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 24h.

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

 
 

Duração

O curso possui carga horária total de 614 horas. A prestação dos serviços é prevista para 28 meses. 

No entanto, o aluno pode realizar o curso em menos tempo. O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso, em comum acordo com a coordenação.

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
 

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

Veja o modelo AQUI.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Comentários


Sheyla Dantas do Nascimento Belisse

sheyla@belisse.com.br

Excelente

Quando estará disponível o cadastro para Engenharia de Segurança do Trabalho?

Quando estará disponível o cadastro para Engenharia de Segurança do Trabalho?
Engenharia de Segurança do Trabalho
Date published: 01/05/2022
5 / 5 stars

Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

Fazer teste gratuito

Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

Quero conhecer

Por que escolher a Puc Minas

  • icon_1
    Inovação

    A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

  • icon_3
    Reputação

    A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

  • icon_5
    Intercâmbio

    Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

  • icon_2
    Pesquisa

    Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

  • icon_4
    Empregabilidade

    Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

  • icon_6
    Estrutura de Ponta

    Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

Ficou com Dúvida?
Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa central