A Engenharia de Segurança do Trabalho é vista tradicionalmente como uma atividade voltada para o ambiente interno das empresas, visando a preservar as condições de integridade física e mental dos trabalhadores. A presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentado por lei.
Garantir segurança, no entanto, deixou de ser vista apenas como obrigação para as empresas e para o governo: é condição para que as primeiras obtenham margens de lucro maiores e o segundo consiga materializar os princípios da economicidade e da responsabilidade pública, nas esferas federal, estadual e municipal.
Outro aspecto da maior relevância é o crescimento da consciência dos direitos de cidadania e dos direitos específicos dos trabalhadores, que conduz à exigência de ambientes seguros e saudáveis e, assim, à busca da formação de profissionais qualificados em segurança do trabalho.
Além disso, o comércio internacional exige, cada vez mais, que os produtos e serviços sejam certificados em vários aspectos, entre os quais se distingue a agregação de medidas voltadas para a segurança do trabalhador.
Em termos locais, a conjuntura estimula a ampliação das ofertas de formação em Engenharia de Segurança do Trabalho demandando-se a criação de estratégias que permitam ampliar rapidamente o número de profissionais habilitados, inclusive pelo atendimento, com qualidade, àqueles que se encontram fora dos grandes centros urbanos. Entre os aspectos conjunturais mais importantes, podem ser lembrados os seguintes:
- o Brasil cresce com sustentabilidade. Os investimentos em infraestrutura, no governo (federal, estaduais e municipais), os investimentos privados das empresas nacionais e os "investimentos estrangeiros diretos (IED)", seguem um curso irreversível. Usinas hidrelétricas, usinas nucleares, rodovias, ferrovias, metrôs, programas habitacionais em escala, portos, aeroportos, silos etc. são obras inadiáveis;
- a prevenção de desastres naturais (chuvas, enchentes, acidentes nucleares etc.) vem-se mostrando cada vez mais relevante o que amplia substantivamente a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho.
Como se conclui, a segurança, a saúde e a higiene do trabalho estão em foco na sociedade contemporânea. Nos poderes de Estado (executivo, legislativo e judiciário) essas matérias ocupam lugar de destaque, seja no aperfeiçoamento das leis, na sua execução ou na resolução de conflitos. O rigor legal e normativo que cerca a formação de profissionais para essa área confirma a importância que lhe é dada não apenas nas esferas estatais, mas especialmente no sistema Confea-Creas.
O curso que ora se oferece aos profissionais de Engenharia e Arquitetura que queiram especializar-se em Segurança do Trabalho tem como diferenciais em relação a outros até então oferecidos: (i) oportunidade de interação com especialistas reconhecidos da área; (ii) acesso viável e aberto a uma ampla gama de participantes geograficamente dispersos ou que necessitem de mobilidade espacial em função de suas atividades profissionais; (iii) acompanhamento pedagógico durante todas as atividades do curso.
O curso está rigorosamente respaldado na legislação federal (MEC e MTE) e nas resoluções do sistema Confea/Creas. Oferece oportunidade ímpar para responder ao desafio da formação, com qualidade, de um grande número de profissionais, ainda que geograficamente dispersos.
OBJETIVOS
- Especializar e habilitar profissionais para atuarem no campo de prevenção de acidentes do trabalho em uma perspectiva prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional, nos diversos setores de produção de bens e na prestação de serviços;
- Capacitar profissionais para avaliação dos riscos ambientais usando metodologia aceita no meio científico de forma a propor medidas de controle que possibilite a redução das doenças profissionais e do trabalho;
- Capacitar profissionais para a elaboração de laudos técnicos ambientais tendo em vista o atendimento às demandas do INSS e da Justiça do Trabalho;
- Desenvolver conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e operacionais para a formação de profissionais capazes de: raciocínio lógico e estratégico, senso crítico, avaliação e intercâmbio de experiências profissionais, solução de casos e problemas, de modo a poderem contribuir efetivamente nos serviços de saúde e segurança do trabalho de suas empresas.
A QUEM SE DESTINA
O curso destina-se, exclusivamente, aos profissionais graduados em Engenharia ou Arquitetura.
CONTEÚDO DO CURSO
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA
ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS 1
HIGIENE DO TRABALHO I - RISCOS QUÍMICOS
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS 2
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE I
HIGIENE DO TRABALHO II - RISCOS FISICOS
O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO I
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE II
HIGIENE DO TRABALHO III - RISCOS BIOLÓGICOS, PGR, LTCAT, E-SOCIAL
O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO II
PSICOLOGIA DO TRABALHO
GERÊNCIA DE RISCO I
GERÊNCIA DE RISCO II
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÕES I
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÕES II
HIGIENE DO TRABALHO IV - VENTILAÇÃO INDUSTRIAL
NOÇÕES DE PERÍCIA JUDICIAL
ERGONOMIA
SEMINÁRIO
HUMANIDADES*
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Célia Diniz Soares Nastrini - Mestre
Área do Conhecimento:
Engenharia
Investimento
Valor: R$ 8.640,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$8.036,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.728,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 864,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 576,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 432,00
24 parcelas - sem desconto = 24 x R$ 360,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
O curso possui carga horária total de 614 horas. A prestação dos serviços é prevista para 28 meses.
O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, de acordo com o Parecer CFE nº 19/1987. Portanto, apenas após esse prazo é obtido o certificado de especialista.
Benefícios
Estude onde e quando quiser
Tenha atendimento personalizado
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.