A Engenharia de Segurança do Trabalho é vista tradicionalmente como uma atividade voltada para o ambiente interno das empresas, visando a preservar as condições de integridade física e mental dos trabalhadores. A presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentado por lei.
Garantir segurança, no entanto, deixou de ser vista apenas como obrigação para as empresas e para o governo: é condição para que as primeiras obtenham margens de lucro maiores e o segundo consiga materializar os princípios da economicidade e da responsabilidade pública, nas esferas federal, estadual e municipal.
Outro aspecto da maior relevância é o crescimento da consciência dos direitos de cidadania e dos direitos específicos dos trabalhadores, que conduz à exigência de ambientes seguros e saudáveis e, assim, à busca da formação de profissionais qualificados em segurança do trabalho.
Além disso, o comércio internacional exige, cada vez mais, que os produtos e serviços sejam certificados em vários aspectos, entre os quais se distingue a agregação de medidas voltadas para a segurança do trabalhador.
Em termos locais, a conjuntura estimula a ampliação das ofertas de formação em Engenharia de Segurança do Trabalho demandando-se a criação de estratégias que permitam ampliar rapidamente o número de profissionais habilitados, inclusive pelo atendimento, com qualidade, àqueles que se encontram fora dos grandes centros urbanos. Entre os aspectos conjunturais mais importantes, podem ser lembrados os seguintes:
- o Brasil cresce com sustentabilidade. Os investimentos em infraestrutura, no governo (federal, estaduais e municipais), os investimentos privados das empresas nacionais e os "investimentos estrangeiros diretos (IED)", seguem um curso irreversível. Usinas hidrelétricas, usinas nucleares, rodovias, ferrovias, metrôs, programas habitacionais em escala, portos, aeroportos, silos etc. são obras inadiáveis;
- a prevenção de desastres naturais (chuvas, enchentes, acidentes nucleares etc.) vem-se mostrando cada vez mais relevante o que amplia substantivamente a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho.
Como se conclui, a segurança, a saúde e a higiene do trabalho estão em foco na sociedade contemporânea. Nos poderes de Estado (executivo, legislativo e judiciário) essas matérias ocupam lugar de destaque, seja no aperfeiçoamento das leis, na sua execução ou na resolução de conflitos. O rigor legal e normativo que cerca a formação de profissionais para essa área confirma a importância que lhe é dada não apenas nas esferas estatais, mas especialmente no sistema Confea-Creas.
O curso que ora se oferece aos profissionais de Engenharia e Arquitetura que queiram especializar-se em Segurança do Trabalho tem como diferenciais em relação a outros até então oferecidos: (i) oportunidade de interação com especialistas reconhecidos da área; (ii) acesso viável e aberto a uma ampla gama de participantes geograficamente dispersos ou que necessitem de mobilidade espacial em função de suas atividades profissionais; (iii) acompanhamento pedagógico durante todas as atividades do curso.
O curso está rigorosamente respaldado na legislação federal (MEC e MTE) e nas resoluções do sistema Confea/Creas. Oferece oportunidade ímpar para responder ao desafio da formação, com qualidade, de um grande número de profissionais, ainda que geograficamente dispersos.
OBJETIVOS
- Especializar e habilitar profissionais para atuarem no campo de prevenção de acidentes do trabalho em uma perspectiva prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional, nos diversos setores de produção de bens e na prestação de serviços;
- Capacitar profissionais para avaliação dos riscos ambientais usando metodologia aceita no meio científico de forma a propor medidas de controle que possibilite a redução das doenças profissionais e do trabalho;
- Capacitar profissionais para a elaboração de laudos técnicos ambientais tendo em vista o atendimento às demandas do INSS e da Justiça do Trabalho;
- Desenvolver conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e operacionais para a formação de profissionais capazes de: raciocínio lógico e estratégico, senso crítico, avaliação e intercâmbio de experiências profissionais, solução de casos e problemas, de modo a poderem contribuir efetivamente nos serviços de saúde e segurança do trabalho de suas empresas.
A QUEM SE DESTINA
O curso destina-se, exclusivamente, aos profissionais graduados em Engenharia ou Arquitetura.
CONTEÚDO DO CURSO
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA
ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS 1
HIGIENE DO TRABALHO I - RISCOS QUÍMICOS
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS 2
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE I
HIGIENE DO TRABALHO II - RISCOS FISICOS
O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO I
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE II
HIGIENE DO TRABALHO III - RISCOS BIOLÓGICOS, PGR, LTCAT, E-SOCIAL
O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO II
PSICOLOGIA DO TRABALHO
GERÊNCIA DE RISCO I
GERÊNCIA DE RISCO II
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÕES I
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÕES II
HIGIENE DO TRABALHO IV - VENTILAÇÃO INDUSTRIAL
NOÇÕES DE PERÍCIA JUDICIAL
ERGONOMIA
SEMINÁRIO
HUMANIDADES*
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, desde que conste a data da colação de grau. Mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso).
Documento de identificação RG (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços (clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
* Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Célia Diniz Soares Nastrini - Mestre
Área do Conhecimento:
Engenharia
Investimento
Valor: R$ 8.640,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$8.036,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.728,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 864,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 576,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 432,00
24 parcelas - sem desconto = 24 x R$ 360,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, de acordo com o Parecer CFE nº 19/1987. Portanto, apenas após esse prazo é obtido o certificado de especialista.
Benefícios
Estude onde e quando quiser
Tenha atendimento personalizado
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.