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Engenharia de Software

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Este Curso Inclui:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: Informática e TIInformática e TI
Disponibilidade: Horários definidos pela PUC MinasHorários definidos pela PUC Minas
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Engenharia de Software

 

O dinamismo do desenvolvimento e da evolução da área de Ciência da Computação exige que seus profissionais estejam em constante processo de reciclagem / aprendizagem. Para se desenvolver sistemas de informação automatizados de qualidade e que atendam às reais necessidades de seus usuários, é de suma importância a utilização de metodologias que conduzam de forma eficiente e eficaz esse processo. O curso apresenta uma visão crítica do emprego da Engenharia de Software no processo de desenvolvimento de sistemas de informação para os mais variados ambientes organizacionais, abordando, além de técnicas tradicionais de desenvolvimento de software, assuntos estado-da-arte, como desenvolvimento web, desenvolvimento para dispositivos móveis, PMBOK, SCRUM, reutilização de software, modelos MPS-Br/CMMI, dentre outros. Trata-se da versão virtual da já tradicional Especialização em Engenharia de Software do IEC PUC Minas, que tem ocorrido semestralmente desde 1999.

 

 

OBJETIVOS

O curso tem o objetivo de desenvolver junto aos alunos habilidades de análise e utilização das tecnologias e metodologias da Engenharia de Software com o intuito de aplicá-las nos mais variados contextos organizacionais.

Competências a serem desenvolvidas: 

 

- Compreender questões conceituais, padrões e práticas relacionadas à Engenharia de Software; 

 

 

- Conhecer a utilização das tecnologias, técnicas e processos da Engenharia de Software com o objetivo de aplicá-los nos mais variados cenários da organização;  

 

 

- Identificar e compreender as diversas perspectivas da Engenharia de Software e verificar seus impactos em novos projetos;

 

 

- Projetar, desenvolver, garantir a qualidade e gerenciar soluções inovadoras de software;

 

 

- Propor soluções em Engenharia de software aptas a maximizar o valor do software fazendo, também, com que ele gere valor para o negócio do cliente.

 

Áreas de atuação do egresso: 

O especialista em Engenharia de Software poderá atuar como Engenheiro de Software  e, também, nas mais diversas áreas que demandam conhecimentos de desenvolvimento, evolução e operação de software. Além disso, ele poderá atuar nos mais diversos tipos de projetos inovadores em TI.

 

 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior:

- Em Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos;

- Em outras áreas do conhecimento como Engenharias e que possuam uma base de conhecimentos em programação de computadores.

- Que atuam no mercado em atividades na área de tecnologia da informação  como:   gerentes, coordenadores ou consultores, gerentes de projeto, analistas de negócios, programadores, desenvolvedores e testadores de forma geral; 

- Que atuam no mercado em projetos relacionados a inovação e transformação digital;

 

 

 

CONTEÚDO DO CURSO

 

Agility & Digital Transformation

  • Gerenciamento Ágil de Projetos
    • Visão PMBoK
    • Scrum
    • Kanban
    • Métricas para times ágeis
  • Engenharia de Software na Transformação Digital 
    • Ciclo de vida de software
    • Processos prescritivos e ágeis
    • Automação de processos e serviços
    • Reengenharia de processos e serviços
    • Modelos de negócios digitais
    • Digitalização do fluxo de Trabalho
    • Requisitos da Transformação Digital nos softwares e seus processos
      Requirements & Design
  • Estratégias para Design  
    • Design Thinking, Design dirigido pelo domínio (DDD)
    • Design dirigido por Experimentos (EDD)
    • Desenvolvimento dirigido por Funcionalidades (FDD)
    • Design centrado no usuário (UCD)
    • Design Sprints  
  • Engenharia de Requisitos 
    • Levantamento, análise, especificação e validação requisitos de software
    • Requisitos Funcionais e Não Funcionais
    • Métodos para desenvolvimento e análise de requisitos
    • Casos de Uso, Cenários, Histórias de Usuário
    • Gerenciamento de requisitos
    • Design Thinking e a Engenharia de Requisitos
    • Tendências
  • Design de Experiência do Usuário
    • Diretrizes, princípios e teorias de usabilidade e experiência do usuário (UX - User experience)
    • Usabilidade universal
    • Processo de design da UX
    • Definição de requisitos de UX
    • Esboço de navegação
    • Onboarding de plataformas
    • Arquitetura da informação
    • Estilos de Interação. Prototipação
    • Avaliação da UX
    • Análise de comportamento de usuários
  • Projeto (Design) de Software 
    • Estrutura de camadas: Front-end, Back-end, serviços, dados
    • Modelagem comportamental
    • Modelagem arquitetural
    • Tendências 
       Front End & Back End Architecture
  • Arquitetura de Front end
    • Componentes de front end
    • Estratégias, técnicas e tecnologias
    • Micro frontends; Single Page Applications (SPA); Progressive Web Apps (PWA); Serverless Computing. Aplicações server-side rendering (SSR); Web Assembly
    • Frameworks para construção de front end
    • Segurança no Front End
    • Experimentação da arquitetura
  • Arquitetura de Back end 
    • Mecanismos arquiteturais de backend: distribuição de camadas, persistência, segurança, performance, escalabilidade, disponibilidade e interoperabilidade
    • Estilos arquiteturais: Cliente-servidor, Monolítico, Multi Camadas, Model-view-Controller (MVC), MVVM, SOA, microsserviços, nanoserviços, orientado por eventos, publish-subscribe, plugins, DSL. P2P. Pipes and filters
    • Abordagens arquiteturais: WebSocket API, Microsserviços, Function as a Service (FaaS), Serverless Computing
    • Tecnologias e frameworks para construção de back end: principais stack e comparativo entre elas
  • APIs e Web Services  
    • Gestão do ciclo de vida das APIs. Mecanismos de segurança: autenticação, autorização e vulnerabilidades
    • Abordagens arquiteturais de APIs: RESTful, GraphQL, WebSockets, WebHooks, HTTP Streaming 
  • Arquitetura para Aplicações Móveis 
    • Requisitos Arquiteturais para aplicações móveis
    • Aplicações Nativa, Web e Híbridas
    • Web Workers e Progressive Web Apps (PWA)
    • Frameworks e Middlewares para aplicações móveis
      Estimation, Metrics & quality
  • Métricas, Estimativas e Qualidade em Projetos  
    • Medida, métrica e indicador
    • Estimativas por Pontos de Função (FP)
    • Análise de Pontos de Função
    • Estimativas por Pontos de Caso de Uso
    • Relação entre esforço, tempo e custo em projetos
    • Estimativa e cronograma de projeto
    • Análise de Valor Agregado (EVA)   
    • Métricas de qualidade
    • Medição da qualidade de software e serviço
    • Monitoração contínua e Telemetria
    • MPS.Br
      Implementation & Testing
  • Práticas de Implementação e Evolução de Software
    • Passagem do projeto para a implementação
    • Planejamento
    • Implementação de software com frameworks MVC ou variações Implantação de software
    • Princípios e técnicas de manutenção de software
    • Reengenharia
    • Refatoração
  • Testes Sistemáticos de Software
    • Testes de caixa branca e caixa preta
    • Automatização de testes
    • Estratégias para teste de software
    • Testes de Unidade
    • Modelo MPT-Br de maturidade de testes
    • Test Driven Design
    • Testes de sistemas WEB
    • Tendências  
      Control & Infrastructure 
  • Engenharia de Dados
    • Bancos de Dados Relacionais e não relacionais
    • SQL vs noSQL
    • Data Warehouse e Data Lakes
    • Tecnologias para o Ecossistema de Big Data
    • Processo de Integração de Dados 
  • Cultura e Práticas Devops   
    • Integração contínua e entrega contínua
    • Estratégias de deploy
    • Projeto de pipeline para build e deployment
    • Automação de testes
    • Infrastructure as Code (IaC)
    • Containers, Docker, Kubernetes e OpenShift
       

Módulo: Projeto Integrado

  • Projeto Integrado em Engenharia de Software 
    • O Projeto Integrado em Engenharia de Software é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades desenvolvidas ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
    • O objetivo desse trabalho é fazer com que o participante:
  • Explore e consolide os conhecimentos adquiridos no curso;
  • Desenvolva sua capacidade e autoconfiança nas soluções de problemas;
  • Desenvolva sua capacidade e habilidade de comunicação;
  • Produza um documento técnico-científico de qualidade e que reflita um tema relevante na área de desenvolvimento de software.
    • O trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto de caráter interdisciplinar e multidisciplinar na área de conhecimento do curso. O projeto deverá ser de cunho prático e será desenvolvido de forma individual ou em grupos de até três alunos.
    • O desenvolvimento do trabalho deve ser no formato de Relatório Técnico descrevendo e documentando tecnicamente a implantação de um aplicativo em ambiente corporativo ou não, no qual foram utilizados os conhecimentos adquiridos no curso. 
 

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.

 

 

CORPO DOCENTE

 

  • Carlos Alberto Pietrobon (Doutor)

  • Carlos Barreto Ribas (Mestre)

  • Hugo Bastos de Paula (Doutor)

  • Humberto Torres Marques (Doutor)

  • Manoel Palhares Moreira (Doutor)

  • Marco Aurélio de Souza Mendes (Mestre)

  • Maria Augusta Vieira Nelson (Doutor)

  • Pasteur Ottoni de Miranda Júnior (Doutor)

  • Pedro Alves de Oliveira (Doutor)

  • Welington Costa Monteito (Especialista)

 

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

 

 

METODOLOGIA

Ambiente de aprendizagem-3.png

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PROJETO INTEGRADO  

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, no desenvolvimento de um Projeto Integrado na área do curso. O Projeto Integrado é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades desenvolvidas ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

O objetivo deste trabalho é fazer com que o participante:

- Explore e consolide os conhecimentos adquiridos no curso;

- Desenvolva sua capacidade e autoconfiança nas soluções de problemas;

- Desenvolva sua capacidade e habilidade de comunicação;

- Produza um documento técnico-científico de qualidade e que reflita um tema relevante na área. 

O trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto de caráter interdisciplinar e multidisciplinar na área de conhecimento do curso. O projeto deverá ser de cunho prático e será desenvolvido seguindo o planejamento definido pelo professor responsável.

Para a realização do projeto, o professor apresentará aos alunos um plano de trabalho com definições sobre como o trabalho será conduzido, produtos a serem entregues, composição de grupos de alunos e as formas e critérios de avaliação. 

O professor responsável pelo projeto acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito ao planejamento e execução do projeto, bem como as formas e critérios de avaliação serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e/ou vídeos. Não é preciso realizar a apresentação via conferência, é somente realizada a entrega do projeto

 

 

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

  • Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
  • Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
  3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

 

 

ACESSO AO CURSO

Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

 

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

 

 

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio no decorrer dos cursos de pós-graduação a distância. *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Tadeu dos Reis Faria -
  • Eveline Alonso Veloso -

Área do Conhecimento:

Tecnologia da InformaçãoEngenharia
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

 

Início das aulas

- Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.

- Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 24h.

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

 
 

Duração

 

Os cursos possuem carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

No entanto, o aluno pode realizar o curso em menos tempo. O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso, em comum acordo com a coordenação.

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
 

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

Veja o modelo AQUI.

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Comentários


jonathan gomes dos santos

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Engenharia de Software
Date published: 05/17/2022
5 / 5 stars

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