O
dinamismo do desenvolvimento e da evolução da área de Tecnologia da Informação
exige que seus profissionais estejam em constante processo de reciclagem /
aprendizagem. Para se desenvolver software de qualidade e que atendam às
reais necessidades de seus usuários, é de suma importância a utilização de
metodologias que conduzam de forma eficiente e eficaz esse processo. O
curso foi elaborado considerando as demandas e requisitos mais recentes do
setor de TI. Ele apresenta uma visão crítica e prática do emprego da Engenharia
de Software no processo de desenvolvimento de software para os mais variados
ambientes organizacionais, abordando técnicas e tendências
estado-da-arte da Engenharia de Software, como desenvolvimento de
aplicações web front-end e back-end, desenvolvimento de aplicações mobile, SCRUM, DevOps, Arquitetura de software,
modelos MPS-Br/CMMI, CERTICS, TDD, dentre outras. O curso ocorre desde 1999 e já possui alto
nível de maturidade e aceitação.
OBJETIVOS
O curso tem o objetivo de desenvolver junto aos alunos habilidades de análise e utilização das tecnologias e metodologias da Engenharia de Software com o intuito de aplicá-las nos mais variados contextos organizacionais.
Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender questões conceituais, padrões e práticas relacionadas à Engenharia de Software;
- Conhecer a utilização das tecnologias, técnicas e processos da Engenharia de Software com o objetivo de aplicá-los nos mais variados cenários da organização;
- Identificar e compreender as diversas perspectivas da Engenharia de Software e verificar seus impactos em novos projetos;
- Projetar, desenvolver, garantir a qualidade e gerenciar soluções inovadoras de software;
- Propor soluções em Engenharia de software aptas a maximizar o valor do software fazendo, também, com que ele gere valor para o negócio do cliente.
Áreas de atuação do egresso:
O especialista em Engenharia de Software poderá atuar como Engenheiro de Software e, também, nas mais diversas áreas que demandam conhecimentos de desenvolvimento, evolução e operação de software. Além disso, ele poderá atuar nos mais diversos tipos de projetos inovadores em TI.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais com formação superior:
- Em Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos;
- Em outras áreas do conhecimento como Engenharias e que possuam uma base de conhecimentos em programação de computadores.
- Que atuam no mercado em atividades na área de tecnologia da informação como: gerentes, coordenadores ou consultores, gerentes de projeto, analistas de negócios, programadores, desenvolvedores e testadores de forma geral;
- Que atuam no mercado em projetos relacionados a inovação e transformação digital;
CONTEÚDO DO CURSO
Agility & Digital Transformatio
• Gerenciamento Ágil de Projetos
- Visão PMBoK
- Scrum
- Kanban
- Métricas para times ágeis
• Engenharia de Software na Transformação Digital
- Ciclo de vida de software
- Processos prescritivos e ágeis
- Automação de processos e serviços
- Reengenharia de processos e serviços
- Modelos de negócios digitais
- Digitalização do fluxo de Trabalho
- Requisitos da Transformação Digital nos softwares e seus processos
Requirements & Design
• Estratégias para Design
- Design Thinking, Design dirigido pelo domínio (DDD)
- Design dirigido por Experimentos (EDD)
- Desenvolvimento dirigido por Funcionalidades (FDD)
- Design centrado no usuário (UCD)
- Design Sprints
• Engenharia de Requisitos
- Levantamento, análise, especificação e validação requisitos de software
- Requisitos Funcionais e Não Funcionais
- Métodos para desenvolvimento e análise de requisitos
- Casos de Uso, Cenários, Histórias de Usuário
- Gerenciamento de requisitos
- Design Thinking e a Engenharia de Requisitos
- Tendências
• Design de Experiência do Usuário
- Diretrizes, princípios e teorias de usabilidade e experiência do usuário (UX - User experience)
- Usabilidade universal
- Processo de design da UX
- Definição de requisitos de UX
- Esboço de navegação
- Onboarding de plataformas
- Arquitetura da informação
- Estilos de Interação. Prototipação
- Avaliação da UX
- Análise de comportamento de usuários
• Projeto (Design) de Software
- Estrutura de camadas: Front-end, Back-end, serviços, dados
- Modelagem comportamental
- Modelagem arquitetural
- Tendências
Front End & Back End Architecture
• Arquitetura de Front end
- Componentes de front end
- Estratégias, técnicas e tecnologias
- Micro frontends; Single Page Applications (SPA); Progressive Web Apps (PWA); Serverless Computing. Aplicações server-side rendering (SSR); Web Assembly
- Frameworks para construção de front end
- Segurança no Front End
- Experimentação da arquitetura
• Arquitetura de Back end
- Mecanismos arquiteturais de backend: distribuição de camadas, persistência, segurança, performance, escalabilidade, disponibilidade e interoperabilidade
- Estilos arquiteturais: Cliente-servidor, Monolítico, Multi Camadas, Model-view-Controller (MVC), MVVM, SOA, microsserviços, nanoserviços, orientado por eventos, publish-subscribe, plugins, DSL. P2P. Pipes and filters
- Abordagens arquiteturais: WebSocket API, Microsserviços, Function as a Service (FaaS), Serverless Computing
- Tecnologias e frameworks para construção de back end: principais stack e comparativo entre elas
• APIs e Web Services
- Gestão do ciclo de vida das APIs. Mecanismos de segurança: autenticação, autorização e vulnerabilidades
- Relação entre esforço, tempo e custo em projetos
- Estimativa e cronograma de projeto
- Análise de Valor Agregado (EVA)
- Métricas de qualidade
- Medição da qualidade de software e serviço
- Monitoração contínua e Telemetria
- MPS.Br
Implementation & Testing
• Práticas de Implementação e Evolução de Software
- Passagem do projeto para a implementação
- Planejamento
- Implementação de software com frameworks MVC ou variações Implantação de software
- Princípios e técnicas de manutenção de software
- Reengenharia
- Refatoração
• Testes Sistemáticos de Software
- Testes de caixa branca e caixa preta
- Automatização de testes
- Estratégias para teste de software
- Testes de Unidade
- Modelo MPT-Br de maturidade de testes
- Test Driven Design
- Testes de sistemas WEB
- Tendências
Control & Infrastructure
• Engenharia de Dados
- Bancos de Dados Relacionais e não relacionais
- SQL vs noSQL
- Data Warehouse e Data Lakes
- Tecnologias para o Ecossistema de Big Data
- Processo de Integração de Dados
• Cultura e Práticas Devops
- Integração contínua e entrega contínua
- Estratégias de deploy
- Projeto de pipeline para build e deployment
- Automação de testes
- Infrastructure as Code (IaC)
- Containers, Docker, Kubernetes e OpenShift
• Humanidades *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.
CORPO DOCENTE
Carlos Alberto Pietrobon (Doutor)
Carlos Barreto Ribas (Mestre)
Hugo Bastos de Paula (Doutor)
Humberto Torres Marques (Doutor)
Manoel Palhares Moreira (Doutor)
Marco Aurélio de Souza Mendes (Mestre)
Maria Augusta Vieira Nelson (Doutor)
Pasteur Ottoni de Miranda Júnior (Doutor)
Pedro Alves de Oliveira (Doutor)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aquipara ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
* Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética. O curso está cominscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Tadeu dos Reis Faria -
Eveline Alonso Veloso -
Soraia Lúcia da Silva - Mestre
Área do Conhecimento:
Engenharia
Tecnologias Digitais
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
*Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética que está com inscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
Estude onde e quando quiser
Tenha atendimento personalizado
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.