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    Engenharia de Software

    Pós Online ao vivo - Oferta 2025
    Valor da inscrição:

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    Características:
    Área: Tecnologias Digitais
    Duração Curso: Até 18 mesesAté 18 meses

    O dinamismo do desenvolvimento e da evolução da área de Tecnologia da Informação exige que seus profissionais estejam em constante processo de reciclagem / aprendizagem. Para se desenvolver software de qualidade e que atendam às reais necessidades de seus usuários, é de suma importância a utilização de metodologias que conduzam de forma eficiente e eficaz esse processo. O curso apresenta uma visão crítica e prática do emprego da Engenharia de Software no processo de desenvolvimento de software para os mais variados ambientes organizacionais, abordando técnicas, tendências e estado da arte da Engenharia de Software, como desenvolvimento de aplicações web front-end e back-end, SCRUM, DevOps, DevSecOps, Design Thinking, Design Sprints, TDD, Generative AI, dentre outras. O curso é tradicional na PUC Minas, ocorrendo semestralmente desde 1999.

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     


    OBJETIVOS

    O Curso de Especialização em Engenharia de Software visa:

    • Desenvolver junto aos alunos habilidades de análise e utilização das tecnologias e metodologias da Engenharia de Software com o intuito de aplicá-las nos mais variados contextos organizacionais;

    • Capacitar os alunos a gerenciar projetos de software de forma ágil e eficiente, utilizando metodologias como Scrum, Kanban, e práticas DevOps e DevSecOps para promover uma cultura de colaboração e automação contínua;

    • Preparar os alunos para utilizar abordagens de design de software, incluindo Design Thinking e Domain-Driven Design, para criar soluções centradas no cliente;

    • Ensinar os fundamentos da engenharia de requisitos e da qualidade de software, com foco na garantia da qualidade e na satisfação do cliente;

    • Desenvolver habilidades para trabalhar com diferentes tecnologias e bancos de dados, incluindo relacionais e não relacionais.

    • Fornecer habilidades práticas para a criação e gestão de APIs seguras e eficientes e a utilização de bancos de dados relacionais e não relacionais para atender às necessidades de dados diversificadas;

    • Explorar a aplicação de IA no desenvolvimento de software para melhorar a produtividade e a qualidade do desenvolvimento de software.

    Competências a serem desenvolvidas

    Ao final do curso, o aluno será capaz de:

    • Compreender questões conceituais, padrões e práticas relacionadas à Engenharia de Software;

    • Aplicar metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, para planejar, executar e monitorar projetos de software;

    • Implementar práticas de DevOps e DevSecOps, incluindo integração contínua, entrega contínua e segurança em todo o ciclo de vida do desenvolvimento;

    • Aplicar processos de engenharia de software, aplicando técnicas de Design Thinking, DDD, e desenvolvimento centrado no usuário;

    • Projetar designs intuitivos e acessíveis, utilizando ferramentas de prototipação e realizando testes de usabilidade;

    • realizar o levantamento, análise e gerenciamento de requisitos de software, assegurando que atendam as expectativas dos stakeholders;

    • Projetar soluções escaláveis e resilientes em ambientes de nuvem;

    • Implementar arquiteturas modernas para desenvolvimento front-end, incluindo SPAs, PWAs e responsividade

    • Aplicar padrões, protocolos, e frameworks para construção de soluções back-end ;

    • Projetar, desenvolver e gerenciar APIs, utilizando diferentes abordagens arquiteturais como REST e GraphQL;

    • Projetar e otimizar bancos de dados relacionais e não relacionais;

    • Realizar testes de software eficazmente, usando técnicas como TDD e integrando testes no fluxo de CI/CD;

    • Implementar processos de garantia de qualidade;

    • Aplicar técnicas de inteligência artificial para melhorar o desenvolvimento de software, como a geração de código e a automação de testes;

    • Implementar práticas de segurança no ciclo de desenvolvimento.

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    O especialista em Engenharia de Software poderá atuar como Engenheiro de Software e, também, nas mais diversas áreas que demandam conhecimentos de desenvolvimento, evolução e operação de software. Além disso, ele poderá atuar nos mais diversos tipos de projetos inovadores em TI.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior:

    • Em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, tecnólogos da área de Tecnologia da Informação ou áreas afins;

    • Nas mais diversas áreas e que necessitam de competências emergentes para atuarem na área de Engenharia de Software;

    • Que já atuam na área de Engenharia de Software, mas que precisam aprofundar seus conhecimentos na área.

    PROGRAMA DO CURSO

    MÓDULO ONLINE (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
    • Estratégias para Desenvolvimento de Software

    • Design de Experiência do Usuário

    • Engenharia de Requisitos

    • Arquitetura de Soluções em Nuvem

    • Arquitetura de Front End

    • Arquitetura de Back End

    • APIs e Web Services

    • Bancos de Dados Relacionais e não Relacionais

    • Testes de Software

    • Práticas de Implementação e Evolução de Software

    • Qualidade de Software

    • IA Generativa em Desenvolvimento de software  

    • Humanidades

     
    MÓDULO EAD  (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades):
    • Gerenciamento Ágil de Projetos

    • Cultura e Práticas DevOps

    • Cultura e Práticas DevSecOps

    DETALHES DO PROGRAMA

    Módulo 1: Fundamentos e Estratégias de Engenharia de Software

    Estratégias para Desenvolvimento de Software

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Aplicar os processos de engenharia de software em projetos reais

    • Utilizar abordagens de Design Thinking no desenvolvimento de soluções

    • Aplicar princípios de DDD (Design Dirigido pelo Domínio) e FDD (Desenvolvimento Dirigido por Funcionalidades)

    • Implementar Design Sprints para acelerar a inovação

    • Otimizar a experiência do desenvolvedor (DevEx).

    Engenharia de Requisitos

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Conduzir o levantamento, análise, especificação e validação de requisitos funcionais e não funcionais de software.

    • Diferenciar e especificar requisitos funcionais e não funcionais

    • Identificar e gerenciar stakeholders em projetos de software

    • Aplicar métodos de priorização e análise de requisitos

    • Criar casos de uso, cenários e histórias de usuário

    • Gerenciar mudanças nos requisitos ao longo do ciclo de vida do projeto

    • Integrar Design Thinking na Engenharia de Requisitos.

    Design de Experiência do Usuário

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Criar personas e storyboards para representar usuários-alvo

    • Realizar pesquisas de UX e aplicar ferramentas de prototipação, garantindo acessibilidade e usabilidade através de testes como Testes A/B e Mapas de Calor

    • Criar designs responsivos e compatíveis com diferentes dispositivos

    • Desenvolver arquiteturas de informação eficientes

    • Criar protótipos e mockups usando ferramentas de design

    • Realizar e interpretar testes de usabilidade

    • Implementar layouts responsivos e style guides consistentes.

    Qualidade de Software

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Aplicar fundamentos de qualidade de software, estabelecendo métricas e práticas para assegurar a qualidade do processo e produto

    • Definir e medir métricas de qualidade de processo e produto

    • Aplicar normas e modelos de maturidade para avaliar processos e garantir a certificação e melhoria contínua

    • Realizar avaliações de qualidade e auditorias de software

    • Compreender a importância da qualidade de software para os objetivos estratégicos do negócio.

    Módulo 2: Metodologias Ágeis e DevOps

    Gerenciamento Ágil de Projetos

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Compreender e aplicar fundamentos de gerenciamento de projetos, diferenciando abordagens tradicionais e ágeis

    • Implementar e adaptar frameworks ágeis como Scrum e Kanban

    • Fomentar uma cultura ágil em equipes de desenvolvimento

    • Definir e ajustar planos, acompanhar o progresso e fazer ajustes conforme necessário

    • Gerenciar mudanças em ambientes ágeis.

    Cultura e Práticas DevOps

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    Compreender a cultura DevOps e seus benefícios

    Implementar CI/CD e infraestrutura como código utilizando ferramentas como Docker e Kubernetes

    Projetar pipelines de build e deployment seguros e eficazes

    Promover uma cultura de DevOps colaborativa e centrada na automação de testes e processos

    Integrar práticas de DevOps em projetos de desenvolvimento soluções

    Cultura e Práticas DevSecOps

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Conhecer os conceitos fundamentais de DevOps e DevSecOps

    • Entender do Secure Development Lifecycle (SDLC)

    • Implementar práticas de segurança end-to-end no desenvolvimento de software

    • Gerenciar e construir de pipelines DevSecOps .Aplicar as melhores práticas em DevSecOps

    • Usar técnicas de verificação de segurança (IAST, SAST, DAST, RASP)

    • Compreender Security Observability.

    Módulo 3: Arquitetura e Desenvolvimento

    Arquitetura de Soluções em Nuvem

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Avaliar diferentes provedores de nuvem (IaaS, SaaS, PaaS) para escolher a melhor solução baseada em necessidades específicas de elasticidade e disponibilidade

    • Projetar arquiteturas de nuvem seguras e escaláveis que suportem DevOps, proporcionando uma integração contínua e entrega ágil

    • Implementar soluções eficientes de multi-cloud e cloud híbrida, assegurando a interoperabilidade entre nuvens públicas e privadas

    • Realizar análises de viabilidade técnica e financeira para justificar o uso de certas tecnologias e abordagens de nuvem.

    Arquitetura de Front End

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Dominar o ambiente de desenvolvimento moderno, incluindo IDEs, gerenciadores de pacotes, loaders e bundlers

    • Aplicar a abordagem Mobile First e responsividade

    • Utilizar frameworks e pré-processadores CSS

    • Aplicar abordagens arquiteturais para CSS (BEM, SMACSS, OOCSS, RSCSS, CSS-in-JS)

    • Implementar abordagens arquiteturais de front end (SPA, PWA, SSR, WebAssembly, Micro frontends)

    • Abordar aspectos de segurança no front end

    • Aplicar técnicas de otimização para motores de busca (SEO).

    Arquitetura de Back End

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Compreender os estilos arquiteturais de back end

    • Aplicar mecanismos arquiteturais de back end

    • Dominar padrões, protocolos e especificações de back end

    • Implementar diferentes abordagens arquiteturais de back end

    • Selecionar tecnologias e frameworks adequados para a construção de back end.

    APIs e Web Services

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Compreender os fundamentos e arquiteturas de APIs (SOAP, REST, GraphQL, etc.).

    • Projetar, documentar e testar APIs, assegurando segurança e boas práticas.

    • Implementar diferentes abordagens arquiteturais de APIs

    • Utilizar protocolos como REST e SOAP para criar e consumir APIs

    • Documentar APIs de forma clara e completa

    • Aplicar práticas de segurança no desenvolvimento de APIs

    • Gerenciar o ciclo de vida completo de API

    Módulo 4: Implementação e Testes de Software

    Bancos de Dados Relacionais e Não Relacionais

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Compreender e aplicar modelos relacionais e NoSQL, utilizando SQL e explorando os benefícios de cada abordagem.

    • Comparar e selecionar entre modelos relacionais e NoSQL para diferentes cenários

    • Implementar e gerenciar transações em diferentes tipos de bancos de dados

    • Utilizar eficientemente os principais SGBDs do mercado.

    Práticas de Implementação e Evolução de Software

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Planejar e executar sprints de desenvolvimento

    • Modelar e projetar soluções de software

    • Implementar sistemas usando padrões arquiteturais como MVC

    • Integrar práticas de teste no processo de desenvolvimento

    • Planejar e executar implantações de software

    • Aplicar técnicas eficazes de manutenção de software.

    Testes de Software

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Aplicar fundamentos de testes de software ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento, utilizando abordagens como TDD

    • Integrar testes no fluxo de CI/CD, utilizando ferramentas de automação para assegurar a qualidade contínuaSelecionar e utilizar ferramentas de automação de testes

    • Configurar e gerenciar ambientes de teste

    • Implementar testes não funcionais automatizados

    • Analisar e reportar resultados de testes.

    Módulo 5: Inovação e Tecnologias Emergentes

    IA Generativa em Desenvolvimento de Software

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Aplicar técnicas de IA Generativa para automatizar tarefas de desenvolvimento de software.

    • Avaliar o impacto da IA Generativa na produtividade e qualidade do software.

    • utilizar e integrar ferramentas de IA Generativa no processo de desenvolvimento de software.

    • Comunicar os benefícios e desafios da IA Generativa para stakeholders.

    • Utilizar IAs Generativas para melhorar a experiência do usuário (UX) em interações com software.

    • Gerenciar e configurar soluções de AI-as-a-Service, AI-as-a-Commodity e AI Gateways.

    Humanidades

    Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

    • Refletir sobre o papel da ética e da espiritualidade no contexto científico e tecnológico.

    • Avaliar os impactos sociais e humanistas do uso de dados e tecnologia.

    • Desenvolver uma ética profissional sólida em ambientes de trabalho colaborativos e tecnológicos.

    CORPO DOCENTE

    • Anderson da Silva Theobaldo - Mestre

    • Augusto Nogueira Zadra - Mestre

    • Isabella de Araujo Fonseca Campos - Mestre

    • Leonardo Bráulio de Oliveira e Silva - Mestre

    • Marcelo Nassau Malta - Mestre

    • Marco Aurélio de Souza Mendes - Mestre

    • Ricardo Brito Alves - Mestre

    • Samuel Almeida Cardoso - Mestre

    • Tiago Henrique Belotte - Mestre

    • Welington Costa Monteiro - Especialista

    • Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio - Doutor

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA 
    INSCRIÇÕES ABERTAS

    O processo é realizado em duas fases:

    1. INSCRIÇÃO
    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC
    - A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 03/02/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever. 
    - Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA
    O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos: 
    - atualização dos dados cadastrais
    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários. 
    - escolha da condição de pagamento 
    - adesão ao termo de matrícula

    PAINEL DO CANDIDATO
    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.  

    FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!

    IMPORTANTE
    Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
    A não realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula não é impeditivo para seguir com o processo de matrícula. Porém, o candidato se responsabilizará em enviá-los posteriormente para o e-mail campanhaiec@pucminas.br 
    Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato
    O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam. 
     
    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ.
     
    Coordenação
    • Eveline Alonso Veloso - Mestre
    • Tadeu dos Reis Faria - Mestre

    Área do Conhecimento

    Tecnologias Digitais
     

    Período de Realização

    Início: 07/04/2025
    Previsão de término: 17/06/2026
     

    Carga Horária

    444 horas/aula*.
    *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 370 horas)
     

    Horário

    Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
     

    Investimento

    24 x R$ 492,00

    18 x R$ 643,00

    6 x R$ 1.847,00

    À vista R$ 10.879,00

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br

    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
     

    Requisitos Tecnológicos

    O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br 

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
     

    Dispensa de Disciplinas

    O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
     

    Diploma estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.

    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.

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