Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Engineering Management (Gestão em Engenharia)

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2023 Confirmada
Confira o vídeo do curso
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: EngenhariasEngenharias
Situação da Oferta: Oferta ConfirmadaOferta Confirmada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Engineering Management (Gestão em Engenharia)

Só de se observar o mundo corporativo a gente sabe que este é um espaço em constante demanda por profissionais qualificados para interações astutas e alinhadas com a atualidade. No nosso curso, o objetivo é converter informações em conhecimento, formando indivíduos pensantes. A principal competência trabalhada é dar a você a capacidade de melhor fazer leituras do ambiente que nos cerca.

É isto aí. Quanto mais a gente conhece o ambiente que nos cerca, mais a gente se sente seguro nele! Ele pode ser até inóspito, como uma floresta escura, mas se a gente conhece, passa tranquilamente por ela. É por isto que este curso tem uma diversidade de conhecimentos e backgrounds que fazem desta proposta uma riqueza, focada na criação de vantagem competitiva, porém, não deixando de lado o desenvolvimento de habilidades interpessoais, tão requeridas atualmente no meio corporativo.

Um curso diferenciado, que aborda além de temas da gestão e de inter-relações, temas de ponta, como design, inovação, criatividade, inteligência artificial, dentre tantos outros. Nosso corpo docente conta com profissionais mestres e doutores, preparados e alinhados com as atuais estruturas de mercado, muitos deles profissionais da área.

Depois de concluir a especialização em Engineering Management (Gestão na Engenharia), você poderá apresentar uma visão atualizada, interdisciplinar e global nas tomadas de decisão e em diversas situações com as quais se depara em sua vida profissional.

Um curso ofertado por uma das mais respeitadas universidades do Brasil, onde só falta você!

 

 

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

  1. Saber utilizar ferramentas atualizadas para o desempenho de atribuições profissionais;

  2. Desenvolver uma visão atual, global e abrangente das organizações, com consciência das implicações sociais e ambientais nas decisões operacionais, econômicas, políticas e culturais;

  3. Saber elaborar propostas e soluções inovadoras para tomada de decisões estratégicas em organizações diversas, na própria sociedade e no meio ambiente;

  4. Empregar métodos variados correlacionando conteúdo da área de humanas, atuando com responsabilidade como agente de mudança nas organizações e na sociedade em geral;

  5. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade de apreender, estar aberto às mudanças e ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional. 

Áreas de atuação do egresso:

O aluno formado em Engineering Management (Gestão em Engenharia) estará apto a atuar com gestor, na área operacional e tática, detendo ainda conhecimentos para atuar na esfera estratégica de diversas organizações.

 

 

A QUEM SE DESTINA

Engenheiros de todas as áreas, Arquitetos, Tecnólogos, Administradores e áreas afim.

 

 

CONTEÚDO DO CURSO

1) GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

2) CRIATIVIDADE

3) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

4) MARKETING & SOCIAL COMMERCE

5) ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E RISCOS

6) DESIGN MANAGEMENT

7) ANALYTICS & BUSINESS INTELLIGENCE

8) COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

9) GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

10) COMPLIANCE E INTEGRIDADE CORPORATIVA

11) CONFIABILIDADE E GESTÃO DE ATIVOS

12) PROJECT MANAGEMENT & REPORT

13) GESTÃO DA INOVAÇÃO

14) GESTÃO DE CUSTOS

15) SEGURANÇA NO TRABALHO, SAÚDE E ACIDENTABILIDADE

16) HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

 

 

CORPO DOCENTE
  • Alessandra L. Carvalho - Doutor

  • Carolina Costa Resende - Doutor

  • Eduardo Gonçalves Teixeira  - Mestre

  • Felipe Almeida de Mello - Mestre

  • Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre

  • José Guilherme Chaves - Doutor

  • José Luiz Silva Ribeiro - Doutor

  • Leonardo Rischele Felisbino - Especialista

  • Maria Teresinha Araújo - Mestre

  • Matheus Luiz Pontelo de Souza - Doutor

  • Meny Aparecida da Silva Ribas - Mestre

  • Rommel Vieira de Carneiro - Mestre

  • Sara Pimenta Resende - Doutor

 

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

 

 

METODOLOGIA

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

 

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

  • Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, desde que conste a data da colação de grau. Mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso).
  • Documento de identificação RG (frente e verso)
  • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
 

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

 

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

 

 

ACESSO AO CURSO

 

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
 

Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. 

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

 

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

 

 

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Luciano Andrade -

Área do Conhecimento:

  • Engenharia
  • Gestão
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

 

Início das aulas

Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.

 

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

 
 

Duração

 

 

O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central