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Ensino da Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais

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Pós EAD - Oferta 2024
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Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: EducaçãoEducação
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Ensino da Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais

A proposta de oferecer o Curso de Especialização em Ensino da Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais emerge da necessidade de formar profissionais altamente qualificados e preparados para enfrentar os desafios do ensino da matemática nesses estágios cruciais do desenvolvimento educacional. O público-alvo deste curso compreende profissionais da Educação e outros interessados que possuam diploma de curso superior reconhecido, visando a aprimorar suas práticas pedagógicas e contribuir de maneira significativa para a formação matemática das crianças. Os objetivos delineados pelo  curso estão intrinsecamente conectados às competências que se espera que os egressos desenvolvam ao longo da sua formação. Nesse sentido, a ênfase nas questões relacionadas à habilidade mental lógico-matemática, que envolve o desenvolvimento  do raciocínio lógico e resolução de problemas, ocupa lugar de destaque nas Disciplinas oferecidas pelo Curso, uma vez que esse eixo norteador que transversaliza a organização didático-pedagógica desta oferta de Especialização assume a função de manter a coesão e coerência interna pretendida pelas escolhas teórico-conceituais escolhidas para a elaboração da presente proposta. Seja parte da transformação educacional no mercado de trabalho contemporâneo através do Curso de Especialização em Ensino da Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais da PUC Minas Virtual.

OBJETIVOS

  • Competências a serem desenvolvidas:  

  • Desenvolver capacidade crítica e reflexiva sobre as práticas de ensino da matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.

  • Aplicar estratégias pedagógicas inovadoras e adequadas às características das crianças nesse estágio de desenvolvimento.

  • Compreender os fundamentos teóricos da didática da matemática para planejar ações pedagógicas eficazes.

  • Identificar abordagens pedagógicas adequadas à faixa etária e contextos específicos da Educação Infantil e Anos Iniciais.

  • Utilizar jogos, atividades práticas e materiais manipulativos de forma criativa para promover a aprendizagem matemática.

  • Adaptar estratégias metodológicas de acordo com as necessidades e interesses das crianças, promovendo um ambiente de aprendizagem estimulante.

  • Elaborar planos de aula de matemática que considerem a sequência didática, objetivos de aprendizagem e avaliação formativa.

  • Integrar conteúdos matemáticos com outras disciplinas, criando uma experiência de aprendizado mais contextualizada e significativa.

  • Selecionar e adaptar conteúdos matemáticos adequados à faixa etária, promovendo o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

  • Criar e propor atividades que estimulem o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a compreensão dos conceitos matemáticos.

  • Integrar a matemática com outras áreas do conhecimento, estimulando a visão interdisciplinar das crianças.

  • Desenvolver projetos pedagógicos que apliquem os conhecimentos matemáticos em situações da vida real, promovendo a aplicação prática.

  • Desenvolvimento de capacidade crítica e reflexiva sobre as práticas de ensino da matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.

  • Aplicação de estratégias pedagógicas inovadoras e adequadas às características das crianças nesse estágio de desenvolvimento.

  • Compreensão dos fundamentos teóricos da didática da matemática para planejamento de ações pedagógicas eficazes.

  • Identificação de abordagens pedagógicas adequadas à faixa etária e contextos específicos da Educação Infantil e Anos Iniciais.

  • Utilização criativa de jogos, atividades práticas e materiais manipulativos para promoção da aprendizagem matemática.

  • Adaptação de estratégias metodológicas em conformidade com as necessidades e interesses das crianças, fomentando um ambiente de aprendizagem estimulante.

  • Elaboração de planos de aula de matemática considerando sequência didática, objetivos de aprendizagem e avaliação formativa.

  • Integração de conteúdos matemáticos com outras disciplinas para criação de uma experiência de aprendizado contextualizada e significativa.

  • Seleção e adaptação de conteúdos matemáticos adequados à faixa etária, promovendo desenvolvimento das habilidades dos alunos.

  • Criação e proposição de atividades que estimulem raciocínio lógico, resolução de problemas e compreensão de conceitos matemáticos.

  • Conexão da matemática com outras áreas do conhecimento, estimulando visão interdisciplinar nas crianças.

  • Desenvolvimento de projetos pedagógicos aplicando conhecimentos matemáticos em situações da vida real, promovendo aplicação prática.

Áreas de atuação do egresso: 

Em um mercado de trabalho que exige profissionais cada vez mais qualificados para promover um ensino de qualidade na matemática para crianças em seus estágios iniciais de formação, os egressos deste curso possuem um amplo leque de oportunidades para contribuir de maneira significativa com a educação e o desenvolvimento das futuras gerações:

  • Educação Infantil: Os profissionais formados por este curso estarão preparados para atuar de forma qualificada e inovadora no ensino de matemática para crianças em idade pré-escolar, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades matemáticas desde cedo.

  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Os egressos estarão aptos a lecionar matemática para alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, oferecendo uma base sólida e contextualizada para a compreensão de conceitos matemáticos.

  • Escolas de Educação Básica: Profissionais que atuam em escolas de Educação Básica poderão aplicar as estratégias pedagógicas inovadoras e interdisciplinares aprendidas no curso, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem da matemática.

  • Instituições de Ensino a Distância: Com a formação em modalidade a distância, os egressos estarão aptos a criar materiais educativos e a desenvolver cursos on-line na área do ensino da matemática para a Educação Infantil e Anos Iniciais.

  • Produção de Materiais Didáticos: Os profissionais poderão elaborar e adaptar materiais didáticos, jogos educativos e recursos manipulativos específicos para o ensino da matemática nesses estágios educacionais.

  • Assessoria Pedagógica: Egressos podem atuar como consultores ou assessores pedagógicos em escolas, colaborando na implementação de práticas inovadoras e na formação continuada de educadores.

  • Desenvolvimento de Projetos Educacionais: Profissionais qualificados poderão criar projetos educacionais que promovam a aplicação prática da matemática em contextos do cotidiano, estimulando o aprendizado significativo.

  • Pesquisa em Educação Matemática: Egressos também têm a possibilidade de se dedicar à pesquisa na área de Educação Matemática, contribuindo para a produção de conhecimento e o aprimoramento das práticas pedagógicas.

  • Capacitação de Educadores: O conhecimento adquirido no curso pode ser utilizado para ministrar capacitações e workshops destinados a educadores que desejam aprimorar suas habilidades no ensino da matemática.

  • Autônomo ou Empreendedor: Profissionais formados pelo curso podem atuar de forma autônoma, oferecendo serviços de reforço escolar, criação de conteúdo didático personalizado e consultoria em instituições educacionais.



A QUEM SE DESTINA

Esta especialização é direcionada a educadores em formação, professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação em transição de carreira que buscam aprimorar suas habilidades no ensino da matemática. Também é ideal para educadores que desejam inovar suas práticas pedagógicas e se destacar no mercado ao oferecer uma educação matemática sólida e contextualizada para crianças em estágios iniciais de desenvolvimento. Aqueles que buscam uma compreensão profunda dos fundamentos da didática da matemática e desejam integrar estratégias inovadoras em suas salas de aula encontrarão neste curso uma oportunidade valiosa de crescimento pessoal e profissional.

CONTEÚDO DO CURSO

  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • TEORIAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO

  • ENSINO DE ÁLGEBRA E GEOMETRIA PARA CRIANÇAS

  • METODOLOGIAS ATIVAS E COLABORATIVAS

  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO

  • ENSINO DE NÚMEROS, GRANDEZAS E MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • DIDÁTICA DA MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

  • TECNOLOGIAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • ARRANJOS ESPACIAIS: COMO CRIAR AMBIENTES MAIS ESTIMULANTES PARA O APRENDER

  • JOGOS E BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS.

  • AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • SEMINÁRIO INTEGRADOR

  • HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

Confira as ementas AQUI.


CORPO DOCENTE

  • Carla Simone Bittencourt Netto de Souza (Doutora)

  • Edson Júnio dos Santos (Mestre)

  • Eliane Maria Freitas Monken (Mestre)

  • Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi (Doutora)

  • Judith Vilas Boas Santiago (Mestre)

  • Maria Inês Côrte Vitória (Doutora)

  • Raquel Monteiro Pires de Lima (Mestre)

  • Rodrigo Carlos Pinheiro (Doutor)

  • Rosana Gessinger (Doutora)

  • Simone Carla Delfino Franco (Mestre)

  • Vanessa dos Santos Pacheco Blumberg (Mestre)


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

As confirmações dos cursos ocorrerão de maneira gradual até o dia 04/03/2024. As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, a partir do dia 08/03/2024.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Carla Simone Bittencourt Netto de Souza - Doutora
  • Rodrigo Carlos Pinheiro -

Área do Conhecimento:

  • Educação
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br


     

    Início das aulas


    Confirmação dos cursos: As confirmações dos cursos ocorrerão de maneira gradual até o dia 04/03/2024.

    Liberação das aulas dos cursos confirmados: 11/03/2024.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

    As inscrições para a Oferta 2024 terão inicio em 01/12/2023, com previsão de inicio das aulas em março/2024.

    Ressaltamos que até que ocorra a confirmação do curso e eventual processamento de matrículas, não é possível vincularmos o responsável financeiro aos boletos dos candidatos inscritos. Desse modo, reiteramos que este procedimento somente será possível a partir de abril/2024.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 



     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

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