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    Ensino de Ciências e Biologia

    Pós Online ao vivo - Oferta 2025
    Carregando...
    Características:
    Área de Atuação IEC: Educação/Ciências Biológicas
    Duração Curso IEC: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)
    Local IEC: OnlineOnline
    Responsável Oferta IEC: IEC - PUC MinasIEC - PUC Minas
    Tipo Curso IEC: Curso a DistânciaCurso a Distância
     

    O curso de Especialização em Ensino de Ciências e de Biologia da PUC Minas estimula o desenvolvimento profissional de Professores de Ciências e de Biologia, da educação básica, bem como o aprimoramento de Profissionais que trabalham em contextos não formais de educação, através de uma formação sólida, atual e reflexiva. O corpo docente, formado exclusivamente por Mestres e Doutores, oriundos de um Departamento que tem a tradição de mais de 50 anos na formação inicial de professores de Ciências e de Biologia, possui grande conhecimento técnico das diferentes áreas do saber biológico, além de profunda experiência nos diversos níveis de ensino.

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

    O curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia tem objetivos que permitem formar profissionais capacitados e comprometidos com uma educação científica de qualidade, a saber:

    A - Aperfeiçoar o Conhecimento Científico e Didático:

    A.1 - Atualizar e aprofundar os conhecimentos científicos em Biologia e Ciências.

    A.2 - Aprimorar o conhecimento didático e pedagógico.

    B - Desenvolver Competências em Metodologias Ativas e Inovadoras:

    B.1 - Promover a utilização de metodologias ativas e centradas no aluno.

    B.2 - Incentivar a inovação no ensino por meio do uso de tecnologias digitais.

    C - Capacitar para a Divulgação Científica e a Comunicação Clara:

    C.1 - Desenvolver habilidades de comunicação científica.

    C.2 - Fomentar a divulgação científica entre alunos e na comunidade escolar.

    D - Formar Educadores para a Educação Ambiental e a Sustentabilidade:

    D.1 - Promover a formação em Educação Ambiental.

    D.2 - Integrar a sustentabilidade ao Ensino de Ciências e de Biologia.

    E - Desenvolver Competências de Avaliação e Feedback:

    E.1 - Ensinar práticas de avaliação diversificadas e contínuas.

    E.2 - Capacitar para o fornecimento de feedback formativo e construtivo.

    F - Incentivar a Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia:

    F.1 - Estimular a pesquisa educacional em Educação em Ciências.

    F.2 - Incentivar a aplicação de métodos científicos no próprio ensino.

    G - Desenvolver o Compromisso Ético e Social:

    G.1 - Promover a ética profissional e o compromisso social.

    G.2 - Incentivar a responsabilidade social e a sensibilidade para lidar com temas de relevância social.

    H - Estimular a Capacidade de Trabalho Colaborativo e Interdisciplinar:

    H.1 - Capacitar para o trabalho interdisciplinar.

    H.2 - Preparar para o trabalho colaborativo.

    I - Formar Educadores Reflexivos e Autônomos:

    I.1 - Fomentar a reflexão crítica sobre a prática docente.

    I.2 - Incentivar a autonomia no processo de aprendizado e ensino.

     

    Competências a serem desenvolvidas

    Em um curso de especialização em Ensino de Ciências e de Biologia, os alunos devem desenvolver um conjunto de competências e habilidades que os preparem para atuar de maneira eficaz e inovadora. As principais competências e habilidades incluem:

    A - Competências Pedagógicas e Didáticas:

    A.1 - Planejamento de aulas e atividades pedagógicas.

    A.2 - Compreensão das metodologias ativas.

    A.3 - Adequação dos saberes científicos aos mais variados níveis de Ensino.

    B - Habilidades de Comunicação e Divulgação Científica:

    B.1 - Comunicação clara e precisa.

    B.2 - Uso de linguagem e recursos inclusivos.

    B.3 - Entendimento da relevância da divulgação científica.

    C - Competência em Pesquisa e Análise Crítica:

    C.1 - Desenvolvimento de pensamento científico.

    C.2 - Compreensão da pesquisa em Educação em Ciências e em Educação em Biologia.

    C.3 - Aprimoramento da capacidade de análise crítica.

    D - Habilidades Tecnológicas e Digitais:

    D.1 - Uso de ferramentas digitais no ensino.

    D.2 - Criação de conteúdos interativos.

    D.3 - Aplicação de tecnologias educacionais.

    E - Habilidades em Educação Ambiental e Sustentabilidade:

    E.1 - Sensibilização e conscientização ambiental.

    E.2 - Aplicação de conceitos de sustentabilidade.

    F - Competências para Avaliação e Feedback:

    F.1 - Criação de instrumentos de avaliação diversificados.

    F.2 - Fornecimento de feedback formativo.

    F.3 - Entendimento da avaliação contínua e reflexiva.

    G - Competências para Trabalho em Equipe e Gestão Educacional:

    G.1 - Colaboração interdisciplinar.

    G.2 - Gestão de projetos educacionais.

    G.3 - Liderança e mediação de conflitos.

    H - Atuação de acordo com a ética e a responsabilidade social:

    H.1 - Postura ética e compromisso social.

    H.2 - Sensibilidade cultural e social.

     

    Essas competências e habilidades são fundamentais para que o profissional formado em nosso curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia possa contribuir para uma educação científica de qualidade, que vá além do conteúdo e que promova um pensamento crítico e investigativo nos alunos.

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    Os alunos que concluírem o curso de especialização em Ensino de Ciências e Biologia possuem uma ampla gama de oportunidades profissionais em vários setores. Os principais contextos em que esses profissionais podem atuar incluem:

    A - Educação Básica e Técnica:

    A.1 - Escolas de Ensino Fundamental e Médio: Docência e desenvolvimento de materiais didáticos para aulas de ciências e biologia, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas.

    A.2 - Institutos técnicos e profissionalizantes: Ensino de ciências e biologia voltado para áreas técnicas, como biotecnologia e saúde.

    B - Ensino Superior e Educação Continuada:

    B.1 - Universidades, Centros Universitários e Faculdades: Ministrando aulas e desenvolvendo práticas pedagógicas em cursos de licenciatura ou bacharelado em Biologia, Ciências e áreas afins.

    B.2 - Cursos preparatórios e de extensão: Desenvolvendo e coordenando programas voltados para a atualização de professores ou formação complementar de alunos.

    C - Espaços de Educação Ambiental e de promoção da Sustentabilidade:

    C.1 - Instituições de educação ambiental: Elaboração e condução de atividades educativas sobre ecologia, biodiversidade e conservação ambiental.

    C.2 - ONGs e projetos socioambientais: Participação em projetos voltados para a sensibilização e educação sobre temas ambientais e de sustentabilidade.

    D - Museus, Centros de Ciência e Parques Ecológicos:

    D.1 - Museus de ciências e de história natural: Curadoria de exposições, criação de programas educativos, desenvolvimento de conteúdos e atividades interativas para o público.

    D.2 - Centros de ciências, zoológicos e aquários: Desenvolvimento de atividades pedagógicas e educativas para visitantes, com foco em ciências biológicas e conservação da natureza.

    E - Pesquisa e Desenvolvimento Pedagógico:

    E.1 - Pesquisa educacional: Investigação de metodologias de ensino e aprendizagem em ciências e biologia, desenvolvimento de práticas inovadoras e avaliação de programas educacionais.

    E.2 - Desenvolvimento de materiais didáticos: Criação de livros, apostilas, kits experimentais e recursos digitais para o ensino de ciências e biologia.

    F - Tecnologia Educacional e Comunicação Científica:

    F.1 - Empresas de tecnologia educacional: Desenvolvimento de aplicativos, jogos, plataformas online e outros recursos digitais voltados ao ensino de ciências e biologia.

    F.2 - Comunicação e divulgação científica: Produção de conteúdo para meios de comunicação, como blogs, sites, canais de vídeo e redes sociais, focados em temas de ciências biológicas para públicos diversos.

    G - Assessoria e Consultoria Educacional:

    G.1 - Consultoria para políticas educacionais: Assessoria para órgãos governamentais na formulação de políticas públicas de educação em ciências e biologia.

    G.2 - Consultoria para instituições privadas: Apoio na implementação de programas de educação científica e treinamento de profissionais.

    H - Atuação em organizações internacionais, empresas do setor privado com foco em responsabilidade social e sustentabilidade, e em programas de educação comunitária.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior em: Ciências Biológicas; Ciências; Pedagogia.

    PROGRAMA DO CURSO

     

    MÓDULO ONLINE - (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
    • Ensino de Ecologia
    • Ensino de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética
    • Pesquisas em Ensino de Ciências e de Biologia
    • Ensino de Evolução
    • Ensino de Zoologia
    • Ensino de Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento
    • Ensino de Botânica
    • Ensino para a Saúde
    • Ensino de Ciências e Inclusão
    • Tópicos em Ensino de Ciências
    • Tópicos em Ensino de Biologia
    • Humanidades
     
    MÓDULO EAD - (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades):
     
    • Educação, Ciberespaço e Cibercultura
    • Juventude e Mundo Contemporâneo: cultura juvenil e vulnerabilidade no ambiente escolar
    • Políticas Curriculares e Base Nacional Comum Curricular 
    • Relações Pedagógicas no contexto da Educação para a Cidadania

    CORPO DOCENTE

    • Priscilla Guimarães Zanella Diniz - Doutora
    • Flávia Lage Pessoa da Costa - Doutora
    • Marcelo Diniz Monteiro de Barros - Doutor
    • Lorena Ferrari Uceli - Mestra
    • Juliana de Lima Passos Rezende - Mestra

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA 
    INSCRIÇÕES ABERTAS
     
    O processo é realizado em duas fases:
     
    1. INSCRIÇÃO
    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC
    - A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 03/02/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever. 
    - Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA
    O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos: 
    - atualização dos dados cadastrais
    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários. 
    - escolha da condição de pagamento 
    - adesão ao termo de matrícula
     
    PAINEL DO CANDIDATO
    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.  

    FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!

    IMPORTANTE
    Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
    A não realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula não é impeditivo para seguir com o processo de matrícula. Porém, o candidato se responsabilizará em enviá-los posteriormente para o e-mail campanhaiec@pucminas.br 
    Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato
    O 1º boleto (com vencimento em 07/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam. 
     
    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ.
     
    Coordenação
    • Marcelo Diniz Monteiro de Barros - Doutor

    Área do Conhecimento

    Educação | Ciências Biológicas
     

    Período de Realização

    Início: 08/04/2025
    Previsão de término: 19/03/2026
     

    Carga Horária

    444 horas/aula*.
    *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 370 horas)
     

    Horário

    Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
     

    Investimento

    24 x R$ 472,00

    18 x R$ 617,00

    6 x R$ 1.772,00

    À vista R$ 10.437,00

     

    Parceiros e Descontos

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br
     
    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
     

    Requisitos Tecnológicos

    O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br 

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
     

    Dispensa de Disciplinas

    O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
     

    Diploma estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
     
    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.

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