O curso de Especialização em Ensino de Ciências e de Biologia da PUC Minas estimula o desenvolvimento profissional de Professores de Ciências e de Biologia, da educação básica, bem como o aprimoramento de Profissionais que trabalham em contextos não formais de educação, através de uma formação sólida, atual e reflexiva. O corpo docente, formado exclusivamente por Mestres e Doutores, oriundos de um Departamento que tem a tradição de mais de 50 anos na formação inicial de professores de Ciências e de Biologia, possui grande conhecimento técnico das diferentes áreas do saber biológico, além de profunda experiência nos diversos níveis de ensino.
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
O curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia tem objetivos que permitem formar profissionais capacitados e comprometidos com uma educação científica de qualidade, a saber:
A - Aperfeiçoar o Conhecimento Científico e Didático:
A.1 - Atualizar e aprofundar os conhecimentos científicos em Biologia e Ciências.
A.2 - Aprimorar o conhecimento didático e pedagógico.
B - Desenvolver Competências em Metodologias Ativas e Inovadoras:
B.1 - Promover a utilização de metodologias ativas e centradas no aluno.
B.2 - Incentivar a inovação no ensino por meio do uso de tecnologias digitais.
C - Capacitar para a Divulgação Científica e a Comunicação Clara:
C.1 - Desenvolver habilidades de comunicação científica.
C.2 - Fomentar a divulgação científica entre alunos e na comunidade escolar.
D - Formar Educadores para a Educação Ambiental e a Sustentabilidade:
D.1 - Promover a formação em Educação Ambiental.
D.2 - Integrar a sustentabilidade ao Ensino de Ciências e de Biologia.
E - Desenvolver Competências de Avaliação e Feedback:
E.1 - Ensinar práticas de avaliação diversificadas e contínuas.
E.2 - Capacitar para o fornecimento de feedback formativo e construtivo.
F - Incentivar a Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia:
F.1 - Estimular a pesquisa educacional em Educação em Ciências.
F.2 - Incentivar a aplicação de métodos científicos no próprio ensino.
G - Desenvolver o Compromisso Ético e Social:
G.1 - Promover a ética profissional e o compromisso social.
G.2 - Incentivar a responsabilidade social e a sensibilidade para lidar com temas de relevância social.
H - Estimular a Capacidade de Trabalho Colaborativo e Interdisciplinar:
H.1 - Capacitar para o trabalho interdisciplinar.
H.2 - Preparar para o trabalho colaborativo.
I - Formar Educadores Reflexivos e Autônomos:
I.1 - Fomentar a reflexão crítica sobre a prática docente.
I.2 - Incentivar a autonomia no processo de aprendizado e ensino.
Competências a serem desenvolvidas
Em um curso de especialização em Ensino de Ciências e de Biologia, os alunos devem desenvolver um conjunto de competências e habilidades que os preparem para atuar de maneira eficaz e inovadora. As principais competências e habilidades incluem:
A - Competências Pedagógicas e Didáticas:
A.1 - Planejamento de aulas e atividades pedagógicas.
A.2 - Compreensão das metodologias ativas.
A.3 - Adequação dos saberes científicos aos mais variados níveis de Ensino.
B - Habilidades de Comunicação e Divulgação Científica:
B.1 - Comunicação clara e precisa.
B.2 - Uso de linguagem e recursos inclusivos.
B.3 - Entendimento da relevância da divulgação científica.
C - Competência em Pesquisa e Análise Crítica:
C.1 - Desenvolvimento de pensamento científico.
C.2 - Compreensão da pesquisa em Educação em Ciências e em Educação em Biologia.
C.3 - Aprimoramento da capacidade de análise crítica.
D - Habilidades Tecnológicas e Digitais:
D.1 - Uso de ferramentas digitais no ensino.
D.2 - Criação de conteúdos interativos.
D.3 - Aplicação de tecnologias educacionais.
E - Habilidades em Educação Ambiental e Sustentabilidade:
E.1 - Sensibilização e conscientização ambiental.
E.2 - Aplicação de conceitos de sustentabilidade.
F - Competências para Avaliação e Feedback:
F.1 - Criação de instrumentos de avaliação diversificados.
F.2 - Fornecimento de feedback formativo.
F.3 - Entendimento da avaliação contínua e reflexiva.
G - Competências para Trabalho em Equipe e Gestão Educacional:
G.1 - Colaboração interdisciplinar.
G.2 - Gestão de projetos educacionais.
G.3 - Liderança e mediação de conflitos.
H - Atuação de acordo com a ética e a responsabilidade social:
H.1 - Postura ética e compromisso social.
H.2 - Sensibilidade cultural e social.
Essas competências e habilidades são fundamentais para que o profissional formado em nosso curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia possa contribuir para uma educação científica de qualidade, que vá além do conteúdo e que promova um pensamento crítico e investigativo nos alunos.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Os alunos que concluírem o curso de especialização em Ensino de Ciências e Biologia possuem uma ampla gama de oportunidades profissionais em vários setores. Os principais contextos em que esses profissionais podem atuar incluem:
A - Educação Básica e Técnica:
A.1 - Escolas de Ensino Fundamental e Médio: Docência e desenvolvimento de materiais didáticos para aulas de ciências e biologia, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas.
A.2 - Institutos técnicos e profissionalizantes: Ensino de ciências e biologia voltado para áreas técnicas, como biotecnologia e saúde.
B - Ensino Superior e Educação Continuada:
B.1 - Universidades, Centros Universitários e Faculdades: Ministrando aulas e desenvolvendo práticas pedagógicas em cursos de licenciatura ou bacharelado em Biologia, Ciências e áreas afins.
B.2 - Cursos preparatórios e de extensão: Desenvolvendo e coordenando programas voltados para a atualização de professores ou formação complementar de alunos.
C - Espaços de Educação Ambiental e de promoção da Sustentabilidade:
C.1 - Instituições de educação ambiental: Elaboração e condução de atividades educativas sobre ecologia, biodiversidade e conservação ambiental.
C.2 - ONGs e projetos socioambientais: Participação em projetos voltados para a sensibilização e educação sobre temas ambientais e de sustentabilidade.
D - Museus, Centros de Ciência e Parques Ecológicos:
D.1 - Museus de ciências e de história natural: Curadoria de exposições, criação de programas educativos, desenvolvimento de conteúdos e atividades interativas para o público.
D.2 - Centros de ciências, zoológicos e aquários: Desenvolvimento de atividades pedagógicas e educativas para visitantes, com foco em ciências biológicas e conservação da natureza.
E - Pesquisa e Desenvolvimento Pedagógico:
E.1 - Pesquisa educacional: Investigação de metodologias de ensino e aprendizagem em ciências e biologia, desenvolvimento de práticas inovadoras e avaliação de programas educacionais.
E.2 - Desenvolvimento de materiais didáticos: Criação de livros, apostilas, kits experimentais e recursos digitais para o ensino de ciências e biologia.
F - Tecnologia Educacional e Comunicação Científica:
F.1 - Empresas de tecnologia educacional: Desenvolvimento de aplicativos, jogos, plataformas online e outros recursos digitais voltados ao ensino de ciências e biologia.
F.2 - Comunicação e divulgação científica: Produção de conteúdo para meios de comunicação, como blogs, sites, canais de vídeo e redes sociais, focados em temas de ciências biológicas para públicos diversos.
G - Assessoria e Consultoria Educacional:
G.1 - Consultoria para políticas educacionais: Assessoria para órgãos governamentais na formulação de políticas públicas de educação em ciências e biologia.
G.2 - Consultoria para instituições privadas: Apoio na implementação de programas de educação científica e treinamento de profissionais.
H - Atuação em organizações internacionais, empresas do setor privado com foco em responsabilidade social e sustentabilidade, e em programas de educação comunitária.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em: Ciências Biológicas; Ciências; Pedagogia.
PROGRAMA DO CURSO
- Ensino de Ecologia
- Ensino de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética
- Pesquisas em Ensino de Ciências e de Biologia
- Ensino de Evolução
- Ensino de Zoologia
- Ensino de Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento
- Ensino de Botânica
- Ensino para a Saúde
- Ensino de Ciências e Inclusão
- Tópicos em Ensino de Ciências
- Tópicos em Ensino de Biologia
- Humanidades
- Educação, Ciberespaço e Cibercultura
- Juventude e Mundo Contemporâneo: cultura juvenil e vulnerabilidade no ambiente escolar
- Políticas Curriculares e Base Nacional Comum Curricular
- Relações Pedagógicas no contexto da Educação para a Cidadania
CORPO DOCENTE
- Priscilla Guimarães Zanella Diniz - Doutora
- Flávia Lage Pessoa da Costa - Doutora
- Marcelo Diniz Monteiro de Barros - Doutor
- Lorena Ferrari Uceli - Mestra
- Juliana de Lima Passos Rezende - Mestra
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
INSCRIÇÕES ABERTAS
2. MATRÍCULA
FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!
IMPORTANTE
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
- Marcelo Diniz Monteiro de Barros - Doutor
Área do Conhecimento
Educação | Ciências BiológicasPeríodo de Realização
Início: 08/04/2025Previsão de término: 19/03/2026
Carga Horária
444 horas/aula*.*Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 370 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.Investimento
24 x R$ 472,00
18 x R$ 617,00
6 x R$ 1.772,00
À vista R$ 10.437,00
Parceiros e Descontos
- A Associação Brasileira de Recursos Humanos oferece 15% de desconto para os registrados (Pessoa Física). Válido para todos os cursos de Especialização e Master do IEC PUC Minas.
- Veja aqui a Política de Parcerias e Descontos para os cursos de Pós-graduação da PUC Minas.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
Certificação
Dispensa de Disciplinas
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
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Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
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