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    Ensino Integrado de Biologia, Física e Química

    Pós Presencial - Oferta 2025
    Valor da inscrição:

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    Características:
    Área: Educação
    Duração Curso: Até 24 meses (Especialização)Até 24 meses (Especialização)
    Local de Oferta: BH/LourdesBH/Lourdes
     

    O presente curso de especialização tem como objetivo atualizar, aprofundar e trabalhar o conhecimento dos educadores abordando conteúdos de Biologia, Física e Química de uma maneira contextualizada, por meio de projetos temáticos aliados a estratégias didáticas diversificadas que privilegiam o protagonismo do estudante. Tendo como referência a área Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) buscamos uma abordagem integrada de temas atuais contemplando os desafios da sociedade contemporânea, contribuindo para diluir a fragmentação das disciplinas, permitindo o desenvolvimento de competências que preencham demandas da vida cotidiana, como também para o mundo do trabalho. Propõe-se um ensino de ciências voltado para o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico; buscando a descolonização no ensino de ciências, com base em abordagens transversais e utilização de metodologias ativas.

    Titulação: Especialista

    OBJETIVOS

    Ao longo do curso de Ensino Integrado de Biologia, Física e Química, os alunos devem adquirir um sólido conhecimento nas três áreas científicas, bem como desenvolver habilidades pedagógicas e tecnológicas para o ensino de forma integrada e contextualizada. Entre os principais conhecimentos e competências estão:
     
     
    Domínio das Ciências Naturais: Compreensão aprofundada dos conceitos e princípios fundamentais de Biologia, Física e Química, e a capacidade de relacioná-los de forma interdisciplinar.
    Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Inovadoras: Habilidades para criar e aplicar métodos de ensino que integrem as três disciplinas, utilizando abordagens contemporâneas e interativas, incluindo o uso de tecnologias educacionais.
    Capacidade de Análise Crítica e Resolução de Problemas: Aptidão para investigar, analisar e resolver problemas científicos e pedagógicos de maneira crítica e reflexiva, promovendo um ensino que conecte teoria e prática.
    Uso de Tecnologias e Recursos Digitais: Conhecimento de ferramentas digitais e plataformas de ensino que facilitem a aprendizagem ativa e colaborativa, tanto em ambientes presenciais quanto à distância.
    Preparação para Pesquisa e Inovação em Educação: Competência para realizar pesquisas em ensino de ciências, contribuindo para o avanço das metodologias educacionais.
    Esse conjunto de habilidades visa formar profissionais capacitados para atuar de forma inovadora e integrada, tanto na educação básica quanto em outros campos que demandam conhecimento científico e tecnológico.
     
     
     
     
    Competências a serem desenvolvidas
    Ao longo do curso de Ensino Integrado de Biologia, Física e Química os alunos irão adquirir e aperfeiçoar as seguintes competências, fundamentais para sua atuação profissional:
     
    1.Competência Científica Interdisciplinar: Capacidade de integrar conhecimentos de Biologia, Física e Química, aplicando-os de forma articulada no ensino, e em contextos de pesquisa e desenvolvimento.
     
    2.Habilidade Pedagógica: Domínio de metodologias de ensino inovadoras, capazes de motivar e engajar os alunos no aprendizado de ciências, utilizando abordagens que conectem teoria à prática.
     
    3.Planejamento e Gestão Educacional: Competência para planejar, executar e avaliar atividades pedagógicas, projetos interdisciplinares e currículos integrados, com foco no desenvolvimento integral dos alunos.
     
    4.Uso de Tecnologias Educacionais: Capacidade de utilizar recursos tecnológicos e ferramentas digitais para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, tanto em ambientes presenciais quanto em plataformas de educação a distância.
     
    5.Resolução de Problemas e Inovação: Aptidão para identificar problemas educacionais e científicos, propondo soluções criativas e inovadoras que contribuam para a melhoria contínua do ensino e a prática científica.
     
    6.Comunicação e Didática: Habilidade de comunicar de forma clara e eficaz conceitos complexos, adaptando-se aos diferentes contextos e níveis de aprendizado dos estudantes.
     
    7.Pesquisa e Reflexão Crítica: Capacidade de desenvolver pesquisas em ensino de ciências e refletir criticamente sobre práticas pedagógicas e avanços na área, promovendo inovação educacional.
     
    Essas competências visam formar profissionais aptos a atuar de maneira eficiente e inovadora no mercado de trabalho, preparados para enfrentar os desafios da educação contemporânea e contribuir significativamente para o ensino de ciências.
     

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    Para o egresso do curso de Ensino Integrado de Biologia, Física e Química as áreas de atuação podem ser amplas e diversificadas, tanto no campo educacional quanto em outros setores que valorizam o conhecimento interdisciplinar. Seguem algumas das principais áreas de atuação:

    1. Educação Básica e Ensino Médio
     
    Professor em escolas públicas e privadas: O egresso pode atuar como professor de Biologia, Física e Química, utilizando suas habilidades integradas para ensinar de forma mais contextualizada e interdisciplinar.
    Coordenação pedagógica: Além da sala de aula, pode assumir cargos de coordenação pedagógica, desenvolvendo projetos educacionais que integrem as três disciplinas e promovam um ensino mais coeso e contextualizado.
    Desenvolvimento de material didático: Criar e revisar conteúdos para livros, apostilas e plataformas digitais, adaptando-os para diferentes níveis de ensino.
     
     
     
    2. Educação Profissional e Técnica
     
    Ensino em cursos técnicos e profissionalizantes: O conhecimento multidisciplinar permite que o egresso lecione em cursos que envolvam ciência aplicada, como técnico em meio ambiente, química industrial ou física aplicada a tecnologias.
    Desenvolvimento de programas de formação continuada: Participar da criação e implementação de cursos para a formação continuada de professores e outros profissionais, contribuindo para a melhoria da prática docente.
     
     
     
    3. Ensino Superior
     
    Docência em faculdades e universidades: Com a formação e, eventualmente, pós-graduações, o egresso pode se tornar professor no ensino superior em faculdades que ofereçam cursos de licenciatura ou áreas afins, focando em pedagogia científica, ensino de ciências e áreas correlatas.
     
     
     
    4. Pesquisa e Desenvolvimento Educacional
     
    Pesquisador na área de ensino de ciências: Atuar em projetos de pesquisa que investigam novas metodologias de ensino e aprendizagem em Biologia, Física e Química, promovendo inovações pedagógicas e tecnológicas.
    Consultoria para órgãos governamentais e privados: Participar como consultor em projetos voltados para a elaboração de políticas públicas educacionais ou iniciativas privadas que visem melhorar o ensino de ciências nas escolas.
     
     
     
    5. Tecnologia e Inovação Educacional
     
    Desenvolvimento de plataformas e recursos digitais: Criar ou atuar em startups e empresas de tecnologia educacional (EdTechs) voltadas para o ensino integrado das ciências, desenvolvendo aplicativos, simuladores e jogos educativos.
    Produção de conteúdo para educação à distância (EaD): Com o crescimento da EaD, o egresso pode se especializar na produção e adaptação de conteúdos científicos para formatos digitais, como videoaulas e materiais interativos.
     
     
     
    6. Divulgação e Popularização da Ciência
     
    Divulgação científica: Trabalhar como comunicador científico em museus, centros de ciências, editoras, mídias digitais ou tradicionais, com o objetivo de levar o conhecimento científico para o grande público de forma acessível e atraente.
    Desenvolvimento de exposições e atividades em museus de ciência: Criar e implementar exposições, oficinas e outras atividades educacionais em museus e centros culturais, visando popularizar as ciências para diferentes faixas etárias.
     
     
     
    7. Empresas e Indústrias
     
    Consultoria em sustentabilidade e responsabilidade social: Empresas com foco em sustentabilidade e inovação tecnológica podem contratar profissionais com visão integrada das ciências para desenvolver projetos que envolvem questões ambientais, químicas e físicas, promovendo uma atuação mais responsável e sustentável.
    Treinamento e capacitação de funcionários: Em indústrias, o egresso pode desenvolver programas de treinamento e capacitação voltados para a aplicação prática de conhecimentos de biologia, química e física no ambiente industrial, com foco em segurança, sustentabilidade e eficiência.
     
     
     
    8. Política e Gestão Educacional
     
    Gestão em secretarias de educação e órgãos governamentais: O egresso pode atuar em cargos de gestão em secretarias municipais e estaduais de educação, contribuindo para a formulação de políticas públicas voltadas para a integração das ciências no ensino básico e médio.
    Avaliação de políticas educacionais: Participar de processos de avaliação e monitoramento de programas e políticas educacionais relacionadas ao ensino de ciências.
     
     
     
    9. Empreendedorismo Educacional
     
    Criação de escolas ou cursos preparatórios: Utilizando a visão interdisciplinar, o egresso pode empreender criando escolas, cursinhos pré-vestibular ou empresas especializadas em reforço escolar nas áreas de Biologia, Física e Química.
    Startups de educação: Criar empresas inovadoras voltadas para soluções educacionais, como plataformas de ensino de ciências, desenvolvendo novos métodos de ensino integrados com tecnologia.
     
     
     
    10. Consultoria e Assessoramento Científico
     
    Consultoria em projetos interdisciplinares: Prestar consultoria para ONGs, fundações ou projetos que envolvam temas como meio ambiente, saúde, inovação tecnológica ou desenvolvimento sustentável, aplicando conhecimentos científicos integrados.
     
     
     
     
    Essas áreas demonstram o amplo leque de possibilidades para o egresso, que pode atuar tanto na educação formal quanto em outras esferas que demandem conhecimento científico integrado, como empresas, indústrias e o setor de inovação.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior em: Física, Química, Biologia, ou com outras formações, mas com intenção de lecionarem nessas áreas.

    PROGRAMA DO CURSO

     

     

    Módulo Presencial - (Aulas presenciais na Unidade PUC Minas da oferta, em datas divulgadas durante o curso.):
    • Laboratório Didático
    • Evolução da Vida, Terra e Universo: articulando física, química e biologia
    • Recursos Didáticos e Tendências do Ensino de Física, Química e Biologia
    • Meio Ambiente e Energia: articulando física, química e biologia
    • Vida e Matéria: articulando física, química e biologia
    • Ensino de Ciências Decolonial
    • Metodologia de Pesquisa e Pesquisa no Ensino de Física, Química e Biologia
    • Ensino de Física, Biologia e Química por Temas
    • Física, Química e Biologia do Corpo Humano
    • Recursos Tecnológicos no Ensino de Física, Química e Biologia
    • Ensino de Física, Química e Biologia Inclusivo
    • Tecnologias Digitais no Ensino de Física, Química e Biologia

     

    Módulo Online - (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso).

    • Humanidades

    Módulo EAD - (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades). 

    • Disciplina Optativa

    CORPO DOCENTE

    • Adriana Gomes Dickman - Doutora
    • Andrea Carla Leite Chaves - Doutora
    • Bruno Christiano Silva Ferreira - Doutor
    • Flávio de Jesus Resende - Doutor  
    • Joice Da Silva Araújo - Doutora
    • Marcelo Eduardo Zanetti - Mestre

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    Informações em breve sobre o processo 1s2025.

     
    Coordenação
    • Adriana Gomes Dickman - Doutora
    • Bruno Christiano Silva Ferreira - Doutor

    Área do Conhecimento

    Educação
     

     

    Local

     

    PUC Minas Lourdes (Praça da Liberdade)
    (Prédios 2,3,5,6,7)
    Confira os endereços clique aqui
    Telefone: (31) 3319-4444/(31) 3131-2800

     

     

    Período de Realização

    Início: 04/04/2025
    Término: 27/11/2026
     

    Carga Horária

    432 horas/aula*.
    *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
     

    Horário

    Sexta-feira, das 19h às 22h30, e sábado, das 08h às 13h20. Aulas quinzenais. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer em três finais de semana por mês ou até às 16h, no sábado.
     

    Investimento

    30 x R$ 430,00

    18 x R$ 688,00

    6 x R$ 1.975,00

    À vista R$ 11.639,00

     

    Parceiros e Descontos

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br
     
    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
     

    Requisitos Tecnológicos

    Para as disciplinas ministradas em ambiente digital, o aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
     

    Trabalho de conclusão de curso

    O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br 

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
     

    Dispensa de Disciplinas

    O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
     

    Diploma estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
     
    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.

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