Os alunos vão conhecer os principais aspectos (i) do Compliance; (ii) da Governança Corporativa; (iii) da Lei Anticorrupção Brasileira; (iv) das principais leis anticorrupção do mundo e das melhores boas práticas; (iv) da responsabilidade legal dos administradores nas organizações. Bem como os requisitos e orientações para o estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica e melhoria: (i) de um sistema de gestão de riscos; (ii) de um sistema de gestão antissuborno; (iii) de um sistema de gestão de compliance; (iv) um sistema de gestão de governança corporativa; (v) de um sistema de gestão ESG. Tudo de acordo com as normas: ABNT NBR ISO 37000:2023 (Sistema de Gestão Governança Corporativa, ABNT NBR ISO 31.000:2018 (Sistema de Gestão de Riscos); ABNT NBR ISO 37001:2017 (Sistema de Gestão Antissuborno) ABNT NBR ISO 37.301:2021 (Sistema de Gestão de Compliance) ABNT PR 2030:2022 (Prática Recomendada Ambiental, Social e Governança - Esg) ? Conceitos, Diretrizes e Modelo de Avaliação e Direcionamento para Organizações. Ao final do curso, os alunos serão capazes de fazer uma análise crítica dos relatórios de auditoria, propor soluções e implementar as referidas normas.
A metodologia utilizada nas aulas será expositiva, com trabalhos de grupo, estudos de casos e relatórios de auditoria com troca de conhecimento e experiências entre todos.
O público alvo serão alunos que trabalham na área de Qualidade, alunos que desejam compreender o sistema de gestão das normas ISO abrangendo todo o conteúdo ESG, e alunos que desejam ser Auditores Líderes nas normas ABNT NBR 37001:2017 (Sistema de Gestão Antissuborno) ABNT NBR 37.301:2021 (Sistema de Gestão de Compliance) e certificado por estas normas.
Os benefícios e habilidades auferidas no final do curso serão: aprimoramento profissional, networking, habilidade com o sistema de gestão das seguintes normas ISO: ABNT NBR ISO 37001:2017 (Sistema de Gestão Antissuborno) ABNT NBR ISO 37.301:2021 (Sistema de Gestão de Compliance) e as normas não auditáveis orientações e boas práticas: ABNT NBR ISO 31.000:2018 (Sistema de Gestão de Riscos); ABNT NBR ISO 37000:2023 (Sistema de Gestão Governança Corporativa ABNT PR 2030:2022 (Prática Recomendada Ambiental, Social e Governança - ESG) ? Conceitos, Diretrizes e Modelo de Avaliação e Direcionamento para Organizações.
As normas ISO, objeto do curso, são normas relativamente novas, que vem sendo cada vez mais importantes para o ingresso de organizações brasileiras nos mercados nacionais e internacionais, uma vez que as métricas de aferição de efetividade e eficácia são claramente auferidas e medidas, com processos de análise crítica e melhoria contínua.
O conhecimento destas normas colocará o profissional a frente de seus concorrentes no mercado, uma vez que o sistema de gestão destas normas permite uma sistematização de processos, procedimentos, controles, análise crítica, auditoria e melhoria contínua com as rodadas sistemáticas de PDCA; diferenciando totalmente dos demais profissionais que militam nesta área e estão no mercado hoje, e que não conhecem o sistema de gestão destas normas da ISO.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Com base nos conhecimentos e competências adquiridos neste curso, o aluno é capaz de implementar estas normas, realizar prova para obtenção dos certificados de Auditor Líder nas normas do Sistema de Gestão Antissuborno e no Sistema de Gestão de Compliance. O profissional agregará metodologia de gestão na implementação da ESG. Além de ter uma visão holista de todo o sistema ESG, nos termos das normas da ISO.
Competências a serem desenvolvidas
O aluno pode adquirir uma série de competências importantes para atuar em organizações comprometidas com a sustentabilidade, ética e conformidade. As principais competências incluem:
1. Conhecimento em Normas e Regulamentações
ABNT NBR ISO: Entendimento aprofundado das normas de gestão ABNT NBR ISO 37001:2017 (Sistema de Gestão Antissuborno) ABNT NBR ISO 37.301:2021 (Sistema de Gestão de Compliance) e as normas não auditáveis orientações e boas práticas ABNT NBR ISO 37000:2023 (Sistema de Gestão Governança Corporativa ABNT PR 2030:2022 (Prática Recomendada Ambiental, Social e Governança - ESG) ? Conceitos, Diretrizes e Modelo de Avaliação e Direcionamento para Organizações. Conhecimento dos principais indicadores e critérios ambientais, sociais e de governança aplicados em diversas indústrias, assim como regulamentos nacionais e internacionais.
Compliance: Capacidade de interpretar e implementar normas e regulamentos de compliance nas operações da organização, garantindo a conformidade legal e ética.
2. Implementação de Sistemas de Gestão
Desenvolvimento e Operacionalização: Habilidade para criar, implementar e manter sistemas de gestão integrados com foco em ESG, governança corporativa, compliance e antissuborno.
Auditorias e Avaliações: Competência para realizar e/ou liderar auditorias internas e externas de conformidade com estas normas da ISO, identificando áreas de melhoria e garantindo a conformidade contínua.
3. Gestão de Riscos e Compliance
Identificação e Mitigação de Riscos: Capacidade de identificar, avaliar e gerenciar riscos relacionados a governança, compliance, ética e ESG.
Prevenção à Corrupção e Antissuborno: Aptidão para desenvolver políticas e mecanismos internos que visem prevenir a corrupção e suborno dentro de organização.
Entendimento das melhores práticas de governança corporativa, incluindo a criação de políticas de sustentabilidade, ética e transparência dentro da organização.
Tomada de Decisão Ética: Competência para liderar processos de tomada de decisão
Conhecimento sobre a Governança Corporativa nas organizações de forma que a implementação de todas estas normas seja bastante aderente à organização, bem como à governança corporativa destas organizações, garantindo a integridade das operações empresariais.
4. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Integração de ESG: Capacidade de integrar princípios ambientais, sociais e de governança na estratégia e nas operações da empresa, promovendo um impacto positivo a longo prazo.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Auditor Líder nas normas do Sistema de Gestão Antissuborno e no Sistema de Gestão de Compliance, podendo se integrar a um organismo de Certificação das Normas Iso que trabalha com estas normas e auditar as estas normas em nome deste organismo nas organizações, mediante a aprovação prévia nas provas de certificação. Com importante base da Norma da ABNT NBR ISO 31.000:2018 (Sistema de Gestão de Riscos). Poderá ainda implementar e auditar internamente as organizações que irão possuir ou possuem estas normas. Prestar consultoria e implementar o Programa de Compliance e ESG tomando-se por base os conhecimentos adquiridos.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior que tenham conhecimento da ABNT NBR ISO 9001:2015.
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO ONLINE (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
Introdução ao Compliance, Principais Aspectos
Introdução à Governança Corporativa, Principais Aspectos
Principais Aspectos da Lei Anticorrupção Brasileira
Principais Normas Anticorrupção Internacionais Que Balizaram as Normas ISSO
Interpretação da Norma ABNT NBR ISO: gestão de riscos
Interpretação da Norma ABNT NBR ISO: sistema de gestão de compliance
Interpretação da Norma ABNT NBR ISO: sistema de gestão antissuborno
Interpretação da Norma ABNT NBR: governança de organizações
Interpretação da Norma: ambiental, social e governança
Humanidades
MÓDULO EAD (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades):
Desenvolvimento de Competências Gerenciais
Inovação e Modelagem de Negócios
Estratégia Empresarial e Competitividade
Gestão de Processos
CORPO DOCENTE
Alexandre Andrade Prosdocimi - Especialista
Annemarie Richter - Mestre
Fernanda Nunes Coelho Lana e Souza - Mestre
Henrique César Pires de Oliveira - Especialista
Renato Campos Andrade - Doutor
Roberta Carvalho Carlini - Mestre
Thiago Roberto Araújo dos Passos - Mestre
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Início: 07/04/2025 Previsão de término: 17/06/2026
Carga Horária
432 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
Investimento
24 x R$ 482,00
18 x R$ 630,00
6 x R$ 1.809,00
À vista R$ 10.658,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.