Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/Aulas Gravadas/Videoaulas

Estratégias de Alta Performance em Comunicação Digital

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Mensalidades a partir de:

Carregando...
Características:
Modalidade do Curso: EAD com videoaulasEAD com videoaulas
Área de Conhecimento: ComunicaçãoComunicação
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Estratégias de Alta Performance em Comunicação Digital

Pensar e agir estrategicamente no espaço digital demanda uma visão integrada do profissional de comunicação, que abarque conhecimentos sobre o funcionamento das redes, bem como estratégias de alta performance para a implementação de planejamentos de comunicação digital. A conquista da visibilidade e, mais ainda, da legitimação na internet é meta a ser alcançada por todas as organizações e marcas da contemporaneidade. Ser e parecer nas redes sociais se tornou prioridade. É lá que estão a maioria dos consumidores e, mesmo que ainda haja desigualdades e desinformação nesse espaço digital, construir um plano estratégico de ação que ative o engajamento de fãs, crie seguidores fieis e desenvolva um case de sucesso é fundamental para o mercado da comunicação contemporânea.

Diante das demandas atuais da comunicação, o especialista em Estratégias de Alta Performance em Comunicação Digital deve estar munido de teoria e prática atualizada para produzir de forma estratégica projetos de comunicação digital que promovam engajamento, ampliem a presença das marcas e se adequem às novas realidades do ambiente digital. Esse curso oferece conhecimento teórico e prático a respeito dessas redes, a partir de estudos e metodologias recentes que abordam a temática e uma oferta de planejamentos estratégicos de alta performance e de criação de conteúdo digital, como forma de se pensar em estratégias e métodos eficientes que pautem a comunicação digital.

Para profissionais e organizações que queiram se destacar no mercado digital, a especialização em Estratégias de Alta Performance em Comunicação Digital é fundamental para a conquista de clientes, personas e públicos diversos, a partir da habilidade em planejar estrategicamente as ações e os investimentos no espaço digital, bem como realizar e colocar em prática empreendimentos próprios nesse meio.

E mais: temos uma equipe de docentes composta por profissionais altamente qualificados, que são doutores, mestres e especialistas com expertise e atuação de destaque no mercado da comunicação.

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

  • Pensar e agir na comunicação de forma reflexiva e coerente, sempre considerando subjetividades e ouvindo públicos-alvos.

  • Dialogar com clientes potenciais e com marcas para compreender de forma abrangente suas necessidades comunicacionais;

  • Produzir briefings completos e profissionais para os clientes, bem como orientá-los na produção dessa ferramenta;

  • Planejar e construir personas para projetos de comunicação digital;

  • Conhecer e se apropriar das ferramentas de automatização para o gerenciamento de mídias sociais, websites e aplicativos, bem como as ferramentas de análise de dados e geração de relatórios de desempenho nas redes sociais;

  • Ser hábil na produção de conteúdo digital, bem como na utilização de recursos retóricos para a circulação estratégica das produções no meio virtual;

  • Identificar e aplicar as melhores práticas de SEO, Inbound Marketing, Copywriting e KPI's;

  • Aplicar as melhores práticas de gestão de marca (Branding);

  • Conhecer e compreender de forma profissional e estratégica as ciências dos dados e big data;

  • Ter habilidade e prática com hiperlinks, hipertextos e com a escrita multimodal e hipermidiática;

  • Construir conteúdo de alto engajamento;

  • Compreender a linguagem da internet e as linguagens de cada ferramenta de comunicação digital;

  • Ser hábil na produção de storytelling;

  • Atuar com anúncios, gerenciamento de verbas e apropriação de conteúdo pago e orgânico;

  • Conhecer e ser hábil no contato com influenciadores e na utilização do trabalho do influencer em diálogo com as marcas;

  • Ter habilidade e prática com o diálogo na internet e proatividade na análise e ações que envolvam comentários e compartilhamentos;

  • Compreender e saber se apropriar do trabalho com as ferramentas mais utilizadas na atualidade ( como stories, reels, audiovisual e design motion);

  • Aplicar ferramentas de design thinking e mapas mentais para o planejamento da comunicação digital, a fim de melhor apresentar e aplicar um conjunto de ações relevantes no meio digital para as marcas;

  • Ter a habilidade e prática no diálogo com as marcas e personas;

  • Saber interpretar resultados nas redes sociais e apresentá-los aos clientes;

  • Construir ações de gerenciamento de crises na internet;

  • Conhecer e saber utilizar as principais ferramentas do marketing digital ( e-commerce, marketing de conteúdo e outras).

Áreas de atuação do egresso: 

O especialista em Estratégias de Alta Performance em Comunicação Digital estará apto para atuar em agências de comunicação ou marketing, departamentos de comunicação ou marketing de organizações, privadas ou públicas, bem como de forma autônoma, em empreendimentos profissionais ou pessoais. O curso visa habilitar o especialista na criação e gestão de projetos inovadores de comunicação digital, potencializar as possibilidades de atender às demandas do mercado e o alcance da comunicação em rede das marcas de clientes ou próprias.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior na área da Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas), da Administração e do Marketing, que busquem conhecimentos de práticas e teorias atualizadas sobre o ambiente digital, bem como outros interessados em se profissionalizar e se destacar no mercado da comunicação digital.

CONTEÚDO DO CURSO

  • TEORIA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

  • PRESENÇA E SUBJETIVIDADES NAS REDES

  • LINGUAGENS PARA AMBIENTES DIGITAIS

  • CULTURA DIGITAL E CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

  • NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS

  • PLANEJAMENTO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL 

  • PROJETOS AUDIOVISUAIS DIGITAIS

  • CONTEÚDO E GESTÃO DE COMUNIDADE

  • REDES SOCIAIS E ESTRATÉGIAS ESG

  • ATUALIDADE E CRÍTICA NO MUNDO DIGITAL

  • ESTRATÉGIAS DE MÍDIA E TRÁFEGO PAGO 

  • STORYTELLING E PROCESSOS CRIATIVOS

  • ANÁLISE DE RESULTADOS E MÉTRICAS EM REDES SOCIAIS

  • OFICINAS DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

  • GERENCIAMENTO DE CRISES NA COMUNICAÇÃO DIGITAL

  • HUMANIDADES * 

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

CORPO DOCENTE

  • Aline Monteiro Homssi (Mestra)

  • Amanna Brito Nunes (Mestra)

  • Bárbara Lopes Caldeira (Doutora)

  • Erika Cristina Dias Nogueira (Doutora)

  • Juliana Andrade Perdigão (Doutora)

  • Lídia Helena da Silva Ferreira (Mestra)

  • Luana Texeira de Souza Cruz (Doutora)

  • Odilon Amaral (Especialista)

  • Pedro Antun Lavigne Lemos (Mestre)

  • Vitor Gomes Bedeti (Mestre)


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

As confirmações dos cursos ocorrerão de maneira gradual até o dia 04/03/2024. As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, a partir do dia 08/03/2024.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Erika Cristina Dias Nogueira - Doutora

Área do Conhecimento:

  • Comunicação
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Início das aulas


    Confirmação dos cursos: As confirmações dos cursos ocorrerão de maneira gradual até o dia 04/03/2024.

    Liberação das aulas dos cursos confirmados: 11/03/2024.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

    As inscrições para a Oferta 2024 terão inicio em 01/12/2023, com previsão de inicio das aulas em março/2024.

    Ressaltamos que até que ocorra a confirmação do curso e eventual processamento de matrículas, não é possível vincularmos o responsável financeiro aos boletos dos candidatos inscritos. Desse modo, reiteramos que este procedimento somente será possível a partir de abril/2024.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central