Fundamentos da Pastoral da Comunicação
Fundamentos da Pastoral da Comunicação
Fundamentos da Pastoral da Comunicação é o primeiro curso da Escola Nacional de Comunicação, uma iniciativa da Pascom Brasil e da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. A Escola quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e também de outras pastorais, movimentos, organismos e serviços para que sejam, em suas realidades eclesiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).
Durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a ampliação do uso de novas mídias e as urgências da ação evangelizadora provocaram o reconhecimento e o fortalecimento dos trabalhos da Pastoral da Comunicação nas mais diversas instâncias eclesiais, oportunizando a chegada de novos agentes, muitos sem a adequada formação técnica ou pastoral. É neste contexto que nasce a Escola Nacional de Comunicação, como resposta aos anseios do tempo presente. Ela é mais um espaço para qualificar leigos e leigas para o pleno exercício do sacerdócio batismal, radicados em comunidades eclesiais missionárias, comprometidos com o Evangelho. Para o Papa Francisco, "toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma que se vai, cada vez mais e melhor, fazendo carne" (cf. Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, 165)
A Igreja digital exige não apenas uma comunicação instrumental, preocupada no como comunicar, mas uma pastoral que "primeireia", disposta a viver a mística do encontro, em saída, uma ação da Igreja encarnada na experiência humana vivida no ambiente (tempo e espaço) digital[1].
Para o cumprimento deste propósito e chegar ao maior número de agentes pastorais, a Escola Nacional de Comunicação será realizada de forma remota, na modalidade on-line, promovendo uma cultura comunicacional homogênea em todas as circunscrições eclesiásticas (eparquias, prelazias, dioceses, arquidioceses, regionais e organismos).
[1] ZANON, Darlei. Comunicar o Evangelho: panorama histórico do magistério da Igreja sobre comunicação. São Paulo: Paulus, 2021. p. 97.
Objetivos:
habilitar os agentes da Pastoral da Comunicação para o pleno exercício de seu ministério eclesial;
fornecer bases teóricas/conceituais comuns para uma unidade formativa nas diversas instâncias eclesiais;
oferecer conteúdos específicos das diversas áreas da Comunicação com finalidade pastoral;
contribuir para o aprimoramento e atualização dos agentes pastorais a partir do Magistério da Igreja e dos quatro eixos da Pastoral da Comunicação (espiritualidade, formação, articulação e produção).
12/03/2022 - (8h às 12h)
26/03/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)
09/04/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)
23/04/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)
07/05/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)
21/05/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)
04/06/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)
18/06/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)
02/07/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)
16/07/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)
24/07/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)
A Escola Nacional de Comunicação é destinada aos agentes da Pastoral da Comunicação, profissionais que atuam na comunicação eclesial, bem como dos agentes de outras pastorais que desejam aprimorar o conhecimento de comunicação para a evangelização.
Para inscrição na Escola Nacional de Comunicação, o agente pastoral deverá apresentar:
- Se possível, carta de recomendação do pároco (para agente em nível paroquial) ou bispo (para agente ou profissional em nível diocesano), mediante modelo disponibilizado
- Cópia do RG, CPF e comprovante de residência
- Formulário de inscrição, devidamente preenchido, e uma fotografia 3x4
- Pagamento da taxa de inscrição
As Disciplinas do curso serão síncronas e as Oficinas assíncronas.
PRIMEIRO MÓDULO > 40 h/a
Disciplina 1 - Comunicação no mundo e na Igreja (12h/a)
Ementa: Comunicação: conceito, objeto e objetivo.Comunicação como processo social e direito humano. O processo da comunicação. Introdução ao aspecto simbólico dos processos sociais. As relações entre comunicação e cultura. Modelos de comunicação.
Oficina A: História da Comunicação na Igreja (4h/a EaD)
Ementa: Comunicação na Igreja: panorama histórico. Comunicação a partir do Concílio Vaticano II. Documentos da Igreja sobre Comunicação. Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e Guia de Implantação da Pascom.
Oficina A1 (Optativa): Produção audiovisual 1 - Podcast (4h/a EaD)
Ementa: Apresentação da mídia podcast. Definição de mídia, tema, formato e público. Orientação sobre roteiro. Contextualização histórica, do surgimento e evolução da mídia podcast. Ferramentas para captação e edição de áudio. Conceituação de identidade visual e sonora. Indicação de plataformas de hospedagem e publicação.
Disciplina 2 :Comunicação e Eclesiologia (12hs/a)
Ementa: Comunicação e Eclesiologia. Reflexão sistemático-pastoral sobre a natureza, a identidade e a missão da Igreja. Compreensão do atual momento da história, à luz do magistério do Papa Francisco. Investigação das principais fontes bíblico-históricas e reflexão mais detalhada da eclesiologia do Vaticano II.
Oficina B: Comunicação e Espiritualidade (4h/a EaD)
Ementa: Espiritualidade cristã: conceituação, importância e significado. Experiência espiritual pessoal e comunitária. Escolas de espiritualidade. Oração cristã como diálogo entre Criador e Criatura. Comunicação e Sagrada Escritura. Fundamentos da espiritualidade cristã. Compreensão e metodologia de oração.
Oficina B1 (Optativa): Produção audiovisual 2 - Video (4h/a EaD)
Ementa: Roteiro de vídeo. Noções da linguagem audiovisual e das etapas de captação, edição e finalização de som e imagem para a realização de vídeos com dispositivos móveis.
SEGUNDO MÓDULO > 40h/a
Disciplina 3: Comunicação e Evangelização (12h/a)
Ementa: Organização da Igreja no Brasil. A renovação após o Concílio Vaticano II e as transformações recentes do cenário religioso. Da Evangelii Nuntiandi à Evangelii Gaudium: percurso evangelizadora da Igreja. O papel do laicato.Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora vigentes.
Oficina C: Lidando com as Redes Sociais (4h/a EaD)
Ementa: Comunicação nas redes e mídias sociais. Formatos e métricas das plataformas. Estratégias de comunicação online e presença digital. Planejamento e implementação de ações digitais de comunicação.
Oficina C1 (Optativa): Criação e design gráfico (4h/a EaD)
Ementa: Evolução das artes gráficas e da diagramação. Princípios de design. Tipologia. Cor. Produção visual. Editoração eletrônica.
Disciplina 4: Comunicação a serviço da Pastoral (12h/a)
Ementa: A constituição histórica da pastoral. Fatores culturais, antropológicos e psicossociais aliados à Pastoral. Discipulado e Evangelização. Comunicação e pastoral: princípios norteadores. Comunicação e Catequese. Comunicação e Liturgia. Transversalidade.
Oficina D: Técnicas de comunicação pastoral (4h/a EaD)
Ementa: Gestão de Mídias Digitais na Igreja. Comunicação, publicidade e marketing para eventos eclesiais. Acessibilidade.
Oficina D1 (Optativa): Transmissões ao vivo (4h/a EaD)
Ementa: Tendências do streaming.Plataformas e dispositivos. Projeto de transmissão. Captação de áudio e vídeo. Iluminação. Pacote gráfico: vinhetas, tarjas e cartelas.
TERCEIRO MÓDULO > 32h/a
Disciplina 5: Cultura Digital (8h/a)
Ementa: Ciberteologia. Teologias digitais. Eclesiologias digitais. A nova evangelização na cultura digital. Desafios e possibilidades pastorais.
Disciplina 6 > Planejamento em Comunicação (8h/a)
Ementa: Técnicas organizacionais e de gestão. Comunicação Institucional e Comunicação Pastoral. Assessoria de comunicação, gestão de crise e relacionamento com a imprensa. Diagnóstico: aspecto organizacional. Plano de Comunicação Pastoral.
Oficina E: Comunicação e Relacionamento (4h/a EaD)
Ementa: Meios de Comunicação interpessoal. Uso adequado dos recursos de linguagem e facilitadores. Interpretação e compreensão do meio. Emoções e Inteligência Emocional. Atuação em grupo e equipes. Liderança. Noções de Neurolingüística.
Disciplina 7 > Projetos em Comunicação (8h/a)
Ementa: Produção e Implementação de projetos em comunicação. Ações de mobilização. Captação e gestão de recursos.
Oficina F: Trabalho de Conclusão de Curso (4h/a EaD)
Ementa: Elaboração de um plano de comunicação aplicável para diocese ou paróquia.
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Webcam compatível com seu sistema operacional
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
- Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) -
- Pascom Brasil -
Área do Conhecimento:
- Comunicação
Investimento
R$215,00 - a vista
R$ 240,00 - a prazo 4x R$60,00
Início das aulas
Início das aulas dia 12 março de 2022
Carga Horária
72 horas síncronas e 40 assíncronas
Acesso ao Curso
Você receberá os dados de acesso próximo a data de início do curso.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.
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