Olá,

Fundamentos da Pastoral da Comunicação

Modalidade: Curso de Curta Duração EAD - Oferta 2022
Período: Inscrições Abertas
Produto indisponível!
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento

Fundamentos da Pastoral da Comunicação

Fundamentos da Pastoral da Comunicação é o primeiro curso da Escola Nacional de Comunicação, uma iniciativa da Pascom Brasil e da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. A Escola quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e também de outras pastorais, movimentos, organismos e serviços para que sejam, em suas realidades eclesiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).

Durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a ampliação do uso de novas mídias e as urgências da ação evangelizadora provocaram o reconhecimento e o fortalecimento dos trabalhos da Pastoral da Comunicação nas mais diversas instâncias eclesiais, oportunizando a chegada de novos agentes, muitos sem a adequada formação técnica ou pastoral. É neste contexto que nasce a Escola Nacional de Comunicação, como resposta aos anseios do tempo presente. Ela é mais um espaço para qualificar leigos e leigas para o pleno exercício do sacerdócio batismal, radicados em comunidades eclesiais missionárias, comprometidos com o Evangelho. Para o Papa Francisco, "toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma que se vai, cada vez mais e melhor, fazendo carne" (cf. Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, 165)

A Igreja digital exige não apenas uma comunicação instrumental, preocupada no como comunicar, mas uma pastoral que "primeireia", disposta a viver a mística do encontro, em saída, uma ação da Igreja encarnada na experiência humana vivida no ambiente (tempo e espaço) digital[1].

Para o cumprimento deste propósito e chegar ao maior número de agentes pastorais, a Escola Nacional de Comunicação será realizada de forma remota, na modalidade on-line, promovendo uma cultura comunicacional homogênea em todas as circunscrições eclesiásticas (eparquias, prelazias, dioceses, arquidioceses, regionais e organismos).

[1] ZANON, Darlei. Comunicar o Evangelho: panorama histórico do magistério da Igreja sobre comunicação. São Paulo: Paulus, 2021. p. 97. 

Objetivos:

  • habilitar os agentes da Pastoral da Comunicação para o pleno exercício de seu ministério eclesial; 

  • fornecer bases teóricas/conceituais comuns para uma unidade formativa nas diversas instâncias eclesiais;

  • oferecer conteúdos específicos das diversas áreas da Comunicação com finalidade pastoral;

  • contribuir para o aprimoramento e atualização dos agentes pastorais a partir do Magistério da Igreja e dos quatro eixos da Pastoral da Comunicação (espiritualidade, formação, articulação e produção).

PERÍODO

12/03/2022 - (8h às 12h)

26/03/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)

09/04/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)

23/04/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)

07/05/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)

21/05/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)

04/06/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)

18/06/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)

02/07/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)

16/07/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)

24/07/2022 - (8h às 12h; 13h às 17h)

A QUEM SE DESTINA

A Escola Nacional de Comunicação é destinada aos agentes da Pastoral da Comunicação, profissionais que atuam na comunicação eclesial, bem como dos agentes de outras pastorais que desejam aprimorar o conhecimento de comunicação para a evangelização.  

Para inscrição na Escola Nacional de Comunicação, o agente pastoral deverá apresentar:

  • Se possível, carta de recomendação do pároco (para agente em nível paroquial) ou bispo (para agente ou profissional em nível diocesano), mediante modelo disponibilizado
  • Cópia do RG, CPF e comprovante de residência
  • Formulário de inscrição, devidamente preenchido, e uma fotografia 3x4
  • Pagamento da taxa de inscrição

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As Disciplinas do curso serão síncronas e as Oficinas assíncronas.

PRIMEIRO MÓDULO > 40 h/a

Disciplina 1 - Comunicação no mundo e na Igreja (12h/a)

Ementa: Comunicação: conceito, objeto e objetivo. Comunicação como processo social e direito humano. O processo da comunicação. Introdução ao aspecto simbólico dos processos sociais. As relações entre comunicação e cultura. Modelos de comunicação.

Oficina  A:   História da Comunicação na Igreja  (4h/a EaD)

Ementa: Comunicação na Igreja: panorama histórico. Comunicação a partir do Concílio Vaticano II. Documentos da Igreja sobre Comunicação. Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e Guia de Implantação da Pascom.

Oficina A1 (Optativa):  Produção audiovisual 1 - Podcast (4h/a EaD)

Ementa: Apresentação da mídia podcast. Definição de mídia, tema, formato e público. Orientação sobre roteiro. Contextualização histórica, do surgimento e evolução da mídia podcast. Ferramentas para captação e edição de áudio. Conceituação de identidade visual e sonora. Indicação de plataformas de hospedagem e publicação.

Disciplina 2 : Comunicação e Eclesiologia (12hs/a)

Ementa: Comunicação e Eclesiologia. Reflexão sistemático-pastoral sobre a natureza, a identidade e a missão da Igreja. Compreensão do atual momento da história, à luz do magistério do Papa Francisco. Investigação das principais fontes bíblico-históricas e reflexão mais detalhada da eclesiologia do Vaticano II.

Oficina B:  Comunicação e Espiritualidade (4h/a EaD)

Ementa: Espiritualidade cristã: conceituação, importância e significado. Experiência espiritual pessoal e comunitária. Escolas de espiritualidade. Oração cristã como diálogo entre Criador e Criatura. Comunicação e Sagrada Escritura. Fundamentos da espiritualidade cristã. Compreensão e metodologia de oração.

Oficina B1 (Optativa): Produção audiovisual 2 - Video (4h/a EaD)

Ementa: Roteiro de vídeo. Noções da linguagem audiovisual e das etapas de captação, edição e finalização de som e imagem para a realização de vídeos com dispositivos móveis.

 

SEGUNDO MÓDULO > 40h/a

Disciplina 3: Comunicação e Evangelização (12h/a)

Ementa: Organização da Igreja no Brasil.  A renovação após o Concílio Vaticano II e as transformações recentes do cenário religioso. Da Evangelii Nuntiandi à Evangelii Gaudium: percurso evangelizadora da Igreja. O papel do laicato.Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora vigentes.

Oficina C:  Lidando com as Redes Sociais   (4h/a EaD)

Ementa: Comunicação nas redes e mídias sociais. Formatos e métricas das plataformas. Estratégias de comunicação online e presença digital. Planejamento e implementação de ações digitais de comunicação.

Oficina C1 (Optativa): Criação e design gráfico (4h/a EaD)

Ementa: Evolução das artes gráficas e da diagramação. Princípios de design. Tipologia. Cor. Produção visual. Editoração eletrônica.

Disciplina 4: Comunicação a serviço da Pastoral (12h/a)

Ementa: A constituição histórica da pastoral. Fatores culturais, antropológicos e psicossociais aliados à Pastoral. Discipulado e Evangelização. Comunicação e pastoral: princípios norteadores. Comunicação e Catequese. Comunicação e Liturgia. Transversalidade.

Oficina D:  Técnicas de comunicação pastoral (4h/a EaD)

Ementa:  Gestão de Mídias Digitais na Igreja. Comunicação, publicidade e marketing para eventos eclesiais. Acessibilidade.

Oficina D1 (Optativa): Transmissões ao vivo (4h/a EaD)

Ementa: Tendências do streaming. Plataformas e dispositivos. Projeto de transmissão. Captação de áudio e vídeo. Iluminação. Pacote gráfico: vinhetas, tarjas e cartelas. 


TERCEIRO MÓDULO > 32h/a

Disciplina 5: Cultura Digital (8h/a)

Ementa: Ciberteologia. Teologias digitais. Eclesiologias digitais. A nova evangelização na cultura digital. Desafios e possibilidades pastorais.

Disciplina 6 > Planejamento em Comunicação (8h/a)

Ementa: Técnicas organizacionais e de gestão. Comunicação Institucional e Comunicação Pastoral. Assessoria de comunicação, gestão de crise e relacionamento com a imprensa. Diagnóstico: aspecto organizacional. Plano de Comunicação Pastoral.

Oficina E:  Comunicação e Relacionamento (4h/a EaD)

Ementa: Meios de Comunicação interpessoal. Uso adequado dos recursos de linguagem e facilitadores. Interpretação e compreensão do meio. Emoções e Inteligência Emocional. Atuação em grupo e equipes. Liderança. Noções de Neurolingüística.

Disciplina 7 > Projetos em Comunicação (8h/a)

Ementa:  Produção e Implementação de projetos em comunicação. Ações de mobilização. Captação e gestão de recursos.

Oficina F: Trabalho de Conclusão de Curso (4h/a EaD)

Ementa: Elaboração de um plano de comunicação aplicável para diocese ou paróquia.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

Coordenação
  • Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) -
  • Pascom Brasil -

Área do Conhecimento:

  • Comunicação
  •  

    Investimento

    R$215,00 - a vista

    R$ 240,00 - a prazo 4x R$60,00

     

    Início das aulas

    Início das aulas dia 12 março de 2022

     

    Carga Horária

    72 horas síncronas e 40 assíncronas

     

    Acesso ao Curso

    Você receberá os dados de acesso próximo a data de início do curso.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

    Veja o modelo AQUI.

    Comentários

    Deixa seu comentário e sua avaliação

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.

    Cursos Visitados

    Instituições da Arquidiocese de
    Belo Horizonte