Olá,

Geoprocessamento

Modalidade: Curso de Pós Graduação EAD - Oferta 2022
Período: Inscrições Abertas

A Partir de:
R$ 290,00
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento

Geoprocessamento

Trata-se de um curso inovador em uma área com muita demanda no mercado de trabalho. Apresenta teoria e técnicas dos Sistemas de Informações Geográficas, abordando técnicas de coleta de dado, mapeamento por computador e processamento digital de Imagens. O uso da tecnologia de Geoprocessamento - sistemas e técnicas de entrada, arquivamento e saída de dados georeferenciados (mapas, fotos, imagens digitais) ficou cada vez mais comum nas diversas áreas do conhecimento e para diferentes aplicações. Ao introduzir conceitos fundamentais de Sistemas de Informações Geográficas - SIG, o curso apresenta embasamento teórico para utilizar metodologias e aplicações de Geoprocessamento.       Além de ser agradável e interessante trabalhar com mapas digitais e bancos de dados geográficos na web, esse curso trará bons frutos para aqueles que se empenharem e souberem extrair dos professores todo o conhecimento necessário.

OBJETIVOS

  • Introduzir conceitos fundamentais de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na Internet e tratamento da informação espacial;

  • Possibilitar o embasamento teórico em modelos de localização geográfica e análise espacial; possibilitar ao aluno manipular, em ambiente web, as funções básicas de um sistema de geovisualização;

  • Desenvolver aplicações práticas a partir de exemplos e estudos de caso disponibilizados.

A QUEM SE DESTINA

Graduados em Ciências Biológicas e Gestão Ambiental, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Geografia, Turismo, Economia, Engenharia, Arquitetura e Administração, além de profissionais que desenvolvam ou se utilizem de aplicações de geoprocessamento. Principalmente funcionários de órgãos públicos, fundações e autarquias das esferas municipal, estadual e federal são potenciais clientes do curso de Geoprocessamento na Internet, com aplicabilidade em diversas áreas, como por exemplo:

  • Gestão ambiental;
  • Planejamento urbano;
  • Transporte urbano e rodoviário;
  • Turismo;
  • Logística / Rastreamento de veículos;
  • Geomarketing;
  • Saúde Pública / Epidemiologia;
  • Educação;
  • Agricultura e pecuária / Análise de solo;
  • Saneamento e empresas de geração e distribuição de energia.

CONTEÚDO DO CURSO

  1. Introdução ao Geoprocessamento

  2. Cartografia Digital

  3. Métodos Quantitativos em Geografia

  4. Geoanalytics

  5. Sensoriamento Remoto

  6. Geotecnologias Aplicadas ao Ensino

  7. Bancos de Dados Geográficos

  8. Métodos de Análise Espacial

  9. WEBGIS

  10. Processamento Digital de Imagens

  11. Geotecnologias para aerolevantamento

  12. Cadastro territorial urbano

  13. Geoprocessamento e gestão ambiental

  14. Metodologia de pesquisa em geografia

  15. Estudos de caso em geoprocessamento

  16. Humanidades*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

CORPO DOCENTE

  • Sandro Laudares (Doutor)

  • Jorge Batista de Souza (Mestre)

  • Bruno Durão Rodrigues (Doutor)

  • Bernardo Jeunon de Alencar (Doutor)

  • Gabriel Caldeira Gomes - Mestre

  • Marcone da Silva Ferreira (Mestre)

  • Guilherme Morávia Soares de Matos (Doutor)

  • Fabiano Alcísio e Silva (Mestre)

  • Luiza Caldeira de Barros (Mestre)

METODOLOGIA

Ambiente de aprendizagem-3.png

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

  • Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
  • Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
  3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

ACESSO AO CURSO

Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio no decorrer dos cursos de pós-graduação a distância. *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Sandro Laudares -

Área do Conhecimento:

  • Tecnologia da Informação
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

     

    Início das aulas

    - Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.

    - Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 24h.

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     
     

    Duração

    Os cursos possuem carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

    No entanto, o aluno pode realizar o curso em menos tempo. O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso, em comum acordo com a coordenação.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Comentários

      Deixa seu comentário e sua avaliação

      Deixe seu comentário e sua avaliação







      - Máximo de 512 caracteres.

      Clique para Avaliar


      • Avaliação:
      Enviar
      Faça seu login e comente.

      Cursos Visitados

      Instituições da Arquidiocese de
      Belo Horizonte