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Geotecnologias e Desenvolvimento de SIG - Sistema de Informação Geográfica

Modalidade: Curso de Pós Graduação EAD - Oferta 2022
Período: Inscrições Abertas
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Geotecnologias e Desenvolvimento de SIG ? Sistema de Informação Geográfica

Não basta mais saber usar geotecnologias e aplicações web com localização geográfica. As empresas e start-ups agora necessitam desenvolver suas próprias soluções de maneira a atender seus clientes da melhor forma possível. Os SIGs - Sistemas de informação geográfica - estão por toda parte. Em aplicativos moveis e em sistemas corporativos e de governo. Faltam profissionais com capacidade para desenvolver tais produtos.

Trata-se de um curso inédito em uma área com muita demanda de trabalho. Apresenta como desenvolver e customizar Sistemas de Informações Geográficas na web utilizando as mais modernas geotecnologias e abordando técnicas de coleta de dados, mapeamento por computador, processamento digital de imagens e geoprocessamento. Venha fazer parte deste novo perfil de profissional, com conhecimento para criar geotecnologias e aplicativos relacionados.

 

 

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

Desenvolver aplicações de SIG - Sistemas de Informação Geográfica - na web; Aplicação de métodos e técnicas para analises espaciais referentes a distribuição geográfica, tendências em analise locacional, analises de fluxo de produtos e pessoas, dentre outras analises associadas a localização geográfica; Uso critico e consciente de novas geotecnologias como "drones", imagens de satélite de alta resolução e aplicativos moveis com serviços de geolocalização. Possibilitar o embasamento teórico em modelos de localização geográfica e análise espacial; possibilitar ao aluno manipular, em ambiente web, as funções de sistemas de geovisualizacao.

Áreas de atuação do egresso:

Atuação profissional em desenvolvimento de software web que necessitam tratar informações geográficas e de geoprocessamento. Funcionários de órgãos públicos, fundações e autarquias da esfera  municipal, estadual e federal que lidam com SIG e geotecnologias mas ainda não são desenvolvedores de produtos,  são potenciais alunos do curso, com aplicabilidade em diversas áreas, como por exemplo:

?  Gestão ambiental;

?  Planejamento urbano;

?  Turismo;

?  Logística / Rastreamento de veículos;

?  Geomarketing;

?  Saúde Pública / Epidemiologia;

?  Educação;

?  Agricultura e pecuária / Análise de solo;

?  Saneamento e empresas de geração e distribuição de energia.

 

 

A QUEM SE DESTINA

Graduados em Processamento de Dados, Ciência de Dados, Ciência da informação, Analise de Sistemas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Geografia, Engenharia, Arquitetura, além de profissionais de qualquer outra área que desenvolvam ou se utilizem de aplicações que envolvem geotecnologias, principalmente funcionários de órgãos públicos, fundações e autarquias das diversas esferas de governo são potenciais clientes do curso.

 

 

CONTEÚDO DO CURSO
  1. Introdução ao geoprocessamento

  2. Introdução ao desenvolvimento web

  3. Métodos quantitativos para geoprocessamento

  4. Geoanalytics

  5. Sensoriamento remoto

  6. Geotecnologias aplicadas ao ensino

  7. Bancos de dados geográficos

  8. Desenvolvimento de aplicativos baseados em APIs

  9. WebGIS

  10. Desenvolvimento de WebGIS

  11. Geotecnologias para aerolevantamentos

  12. Geovisualização e usabilidade

  13. Desenvolvimento de geoservicos web

  14. Metodologia de pesquisa em geografia

  15. Técnicas avançadas em desenvolvimento de SIG

Confira as ementas AQUI.

 

 

CORPO DOCENTE
  • Sandro Laudares - Doutor

  • Marcone Silva Ferreira - Mestre

  • Paulo Fernando Braga Carvalho - Doutor

  • Bruno Durão Rodrigues - Doutor

  • Guilherme Moravia Soares de Mattos - Doutor

  • Bernardo Jeunon de Alencar - Doutor

  • Jairo Ferreira Fraga Barrioni - Especialista

  • Ricardo Henrique Palhares- Doutor

  • Gabriel Caldeira Gomes - Mestre

 

 

METODOLOGIA

Ambiente de aprendizagem-3.png

Para ver a metodologia completa, clique aqui.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via internet.. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

 

 

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar:  Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

 

 

ACESSO AO CURSO

Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

 

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

 

 

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio no decorrer dos cursos de pós-graduação a distância. *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Sandro Laudares -

Área do Conhecimento:

  • Tecnologia da Informação
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

 

Início das aulas

Início das aulas dos cursos que forem confirmados: 14/03/2022

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

 
 

Duração

 

Os cursos possuem carga horária total de 384 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

No entanto, o aluno pode realizar o curso em menos tempo. O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso, em comum acordo com a coordenação.

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
 

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

Veja o modelo AQUI.

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