Gerenciamento de Enfermagem e Segurança do Paciente
Gerenciamento de Enfermagem e Segurança do Paciente
O curso de Gerenciamento de Enfermagem e Segurança do Paciente possui como objetivo contribuir para a formação do profissional enfermeiro que a cada dia assume posições de liderança e gestão de enfermagem no mercado de saúde e que necessita de competências técnicas, comportamentais e relacionais, empoderamento e expertise para a gestão das organizações de saúde e serviços de enfermagem, com foco em gestão assistencial, administrativa, liderança, qualidade e segurança do paciente.
Competências a serem desenvolvidas:
Gerenciar os serviços de saúde e enfermagem nos diferentes contextos do mercado de saúde.
Realizar a gestão assistencial de forma estruturada, com ferramentas e metodologias aplicáveis favorecendo a melhor performance.
Identificar, analisar, tratar problemas e tomar decisões de forma assertiva nos diferentes cenários da gestão de enfermagem e segurança do paciente;
Ter competências técnicas, relacionais e comportamentais aderentes à expectativa do mercado de saúde.
Comunicar-se de forma efetiva, gerenciando equipes e processos, visando os melhores resultados organizacionais e desfechos assistenciais.
Empreender no cenário de saúde, buscando sua autonomia profissional.
Áreas de atuação do egresso:
O egresso poderá atuar como gestor em:
Atenção primária em Saúde;
Clínicas e ambulatórios;
Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico;
Hospitais;
Unidades de Pronto Atendimento;
Consultorias;
Assistência domiciliar;
Instituições de Ensino;
Operadoras de Saúde.
Profissionais com formação superior em enfermagem que atuam ou desejam atuar na área de gestão no âmbito das organizações de saúde, com foco na gestão assistencial e de segurança do paciente, em hospitais, clínicas, operadoras, dentre outros serviços do mercado de saúde.
TEORIAS E MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM E SAÚDE BASEADA EM VALOR
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NA ENFERMAGEM
GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE EM SAÚDE
TECNOLOGIA EM SAÚDE
LIDERANÇA E EQUIPE PARA A ALTA PERFORMANCE
GESTÃO DE PESSOAS E CARREIRA
ESTRATÉGIA, FERRAMENTAS DE GESTÃO E QUALIDADE EM SAÚDE
GESTÃO DO CUIDADO: PROCESSO DE ENFERMAGEM, PROTOCOLOS E LINHAS DE CUIDADO
GESTÃO DE PROJETOS E EMPREENDEDORISMO NA SAÚDE
SEGURANÇA DO PACIENTE NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
EXPERIÊNCIA DO PACIENTE
GERENCIAMENTO EM UNIDADES DE SAÚDE
BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE INFECÇÃO.
HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
EPIDEMIOLOGIA E POLÍTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).
Confira as ementas AQUI.
Alexandre da Silveira Sete (Mestre)
Camila Cássia de Souza Alves (Mestre)
Clayton Lima Melo (Doutor)
Hoberdan Oliveira Pereira (Doutor)
Luciana Valverde Vieira Delfim (Mestre)
Maristela La Rocca Silva (Mestre)
Maurício Veloso Schvartzman (Mestre)
Renato Rodrigues da Silva (Mestre)
Vladimir Alexei (Doutor)
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- RG ou CNH (frente e verso)
- Diploma da graduação (frente e verso)
Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.
O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.
- Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
- A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
- O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
- A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
- Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
Migração de cursos:
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Cursos em andamento/confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Novas ofertas (Cursos com inscrições abertas e que não foram confirmados): 02/09/2024 - Caso o curso seja confirmado.
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
- Luciana Valverde Vieira Delfim - Mestre
- Clayton Lima Melo - Doutor
Área do Conhecimento:
- Saúde
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Liberação das aulas dos cursos já confirmados: Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Liberação das aulas dos cursos novos que serão confirmados até 26/08: Aulas terão início em 09/09
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Duração
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Veja o modelo AQUI.
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Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
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