Os avanços das transformações tecnológicas demandam organizações e profissionais que se adaptem com rapidez às mudanças no mercado. O gestor que atua na área de projetos deve saber identificar a abordagem da entrega correta, seja ela preditiva, adaptativa ou híbrida, para realizar o trabalho e entregar valor agregado.
Em tempos de mindset digital, internet das coisas, liderança 4.0, inteligência artificial e inovação tecnológica etc., a gestão da mudança passa pela busca da melhoria contínua. E são as organizações e as pessoas que assumem esse protagonismo por meio da gestão de projetos, o que se torna possível quando o desenvolvimento das soft skills, ou competências pessoais do time são desenvolvidas.
O curso segue as diretrizes do Guia PMBOK ® - sétima edição, e tem como diferencial proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências necessárias para que ele possa agir de forma proativa em seu ambiente de trabalho, desenvolvendo uma mentalidade de gestão colaborativa e agilidade.
O aluno poderá contar com ferramentas de mercado para a aplicação de seus conhecimentos. O aluno terá acesso ao ambiente da ferramenta Lean PB - Project Builder, para colocar em prática seus projetos. Além disso, para o desenvolvimento de suas soft-skills, ele poderá contar com um recurso personalizado de aprimoramento pessoal: um aplicativo de gestão de competências - Growlab. Um diferencial que nenhum curso de especialização em projetos oferece atualmente no mercado, pois o nosso foco é investir em tornar as pessoas mais capazes, seguras, e inovadoras em seu ambiente profissional!
OBJETIVOS
- Formar especialistas em Gerenciamento de Projetos em acordo com o padrão do PMI (Project Management Institute) difundido pelo PMBOK, capazes de articular pensamento estratégico e prático sobre a gerência de projetos, destacando o caráter multidisciplinar ao envolver temas e assuntos de distintas áreas como administração, engenharia, economia, recursos humanos, marketing e finanças.
- Apresentar casos práticos de gerenciamento de projetos para apoiar os alunos na condução de seus projetos no contexto organizacional de constante mudança e inovação dos produtos e serviços e suas operações.
- Apresentar ferramentas contemporâneas de gerenciamento de projetos baseadas nos conceitos descritos no PMBOK® e softwares de gerenciamento de projetos.
- Proporcionar que o aluno aplique a metodologia de gerenciamento de projetos ao longo do curso mediante o uso e uma ferramenta.
A QUEM SE DESTINA
Dirigido a executivos, profissionais de nível superior de diversas áreas como engenharias, administração, informática, entre outras, que exerçam ou que aspirem exercer qualquer função executiva na área de gerenciamento de projetos de sua organização, bem como àqueles que queiram ou necessitem aprofundar tais fundamentos.
CONTEÚDO DO CURSO
PROJECT MANAGEMENT FOUNDATION
GESTÃO APLICADA A PROJETOS
ESTRATÉGIA, GOVERNANÇA E COMPLIANCE
MINDSET DIGITAL
ESCOPO, INTEGRAÇÃO E PARTES INTERESSADAS
RISCOS, CUSTOS E CRONOGRAMA
QUALIDADE, AQUISIÇÕES E RECURSOS
MANAGEMENT 3.0
GESTÃO DE CONFLITOS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA AGENTES DE MUDANÇA
LIDERANÇA 4.0
METODOLOGIAS ÁGEIS NA PRÁTICA: SCRUM, KANBAM E SCRUMBAN
GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: EMPATIA E COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
SOFT SKILLS: AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
GESTÃO DE PORTFÓLIO E PMO
GAMIFICAÇÃO EM PROJETOS PARA ENGAJAMENTO DE TIMES: APLICAÇÕES DE CASOS PRÁTICOS
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aquipara ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
* Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética. O curso está cominscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Meny Ribas -
Área do Conhecimento:
Gestão
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
EMPRESAS PARCEIRAS
Início das aulas
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
*Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética que está com inscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
Estude onde e quando quiser
Tenha atendimento personalizado
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.