Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Gerenciamento de Projetos

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Confira o vídeo do curso
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: GestãoGestão
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Gerenciamento de Projetos


Os avanços das transformações tecnológicas demandam organizações e profissionais que se adaptem com rapidez às mudanças no mercado. O gestor que atua na área de projetos deve saber identificar a abordagem da entrega correta, seja ela preditiva, adaptativa ou híbrida, para realizar o trabalho e entregar valor agregado.

Em tempos de mindset digital, internet das coisas, liderança 4.0, inteligência artificial e inovação tecnológica etc., a gestão da mudança passa pela busca da melhoria contínua. E são as organizações e as pessoas que assumem esse protagonismo por meio da gestão de projetos, o que se torna possível quando o desenvolvimento das soft skills, ou competências pessoais do time são desenvolvidas.

O curso segue as diretrizes do Guia PMBOK ® - sétima edição, e tem como diferencial proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências necessárias para que ele possa agir de forma proativa em seu ambiente de trabalho, desenvolvendo uma mentalidade de gestão colaborativa e agilidade.

O aluno poderá contar com ferramentas de mercado para a aplicação de seus conhecimentos. O aluno terá acesso ao ambiente da ferramenta Lean PB - Project Builder, para colocar em prática seus projetos. Além disso, para o desenvolvimento de suas soft-skills, ele poderá contar com um recurso personalizado de aprimoramento pessoal: um aplicativo de gestão de competências - Growlab. Um diferencial que nenhum curso de especialização em projetos oferece atualmente no mercado, pois o nosso foco é investir em tornar as pessoas mais capazes, seguras, e inovadoras em seu ambiente profissional!

WhatsApp Image 2022-03-28 at 11.43.11.jpeg


OBJETIVOS

  • Formar especialistas em Gerenciamento de Projetos em acordo com o padrão do PMI (Project Management Institute) difundido pelo PMBOK, capazes de articular pensamento estratégico e prático sobre a gerência de projetos, destacando o caráter multidisciplinar ao envolver temas e assuntos de distintas áreas como administração, engenharia, economia, recursos humanos, marketing e finanças.

  • Apresentar casos práticos de gerenciamento de projetos para apoiar os alunos na condução de seus projetos no contexto organizacional de constante mudança e inovação dos produtos e serviços e suas operações. 

  • Apresentar ferramentas contemporâneas de gerenciamento de projetos baseadas nos conceitos descritos no PMBOK® e softwares de gerenciamento de projetos.

  • Proporcionar que o aluno aplique a metodologia de gerenciamento de projetos ao longo do curso mediante o uso e uma ferramenta.

A QUEM SE DESTINA

Dirigido a executivos, profissionais de nível superior de diversas áreas como engenharias, administração, informática, entre outras, que exerçam ou que aspirem exercer qualquer função executiva na área de gerenciamento de projetos de sua organização, bem como àqueles que queiram ou necessitem aprofundar tais fundamentos.

CONTEÚDO DO CURSO

  • ESCOPO, INTEGRAÇÃO E PARTES INTERESSADAS

  • ESTRATÉGIA, GOVERNANÇA E COMPLIANCE

  • GAMIFICAÇÃO EM PROJETOS PARA ENGAJAMENTO DE TIMES: APLICAÇÕES DE CASOS PRÁTICOS

  • GESTÃO APLICADA A PROJETOS

  • GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: EMPATIA E COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

  • GESTÃO DE CONFLITOS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA AGENTES DE MUDANÇA

  • GESTÃO DE PORTFÓLIO E PMO

  • LIDERANÇA 4.0

  • MANAGEMENT 3.0

  • METODOLOGIAS ÁGEIS NA PRÁTICA: SCRUM, KANBAM E SCRUMBAN

  • MINDSET DIGITAL 

  • PROJECT MANAGEMENT FOUNDATION

  • QUALIDADE, AQUISIÇÕES E RECURSOS

  • RISCOS, CUSTOS E CRONOGRAMA

  • SOFT SKILLS: AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

  • HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

CORPO DOCENTE

  • Allan Ximenes Pereira (Mestre)

  • Analia Irigoyen (Mestre) 

  • Camila Moraes de Azevedo (Mestre)

  • Flávio Aitel Rodrigues (Mestre)

  • Jaqueline Mello Silva (Mestre)

  • José Antônio Muniz de Melo (Mestre)

  • Luiz Gustavo Vaz de Melo (Mestre)

  • Maria Lúcia Moreira Willemsens (Mestre) 

  • Meny Aparecida da Silva Ribas (Mestre)

  • Nélio de Oliveira (Mestre)

  • Rafael Moreira Guimarães (Doutor)

  • Rafaela Girotte Sampaio (Especialista) 

  • Raphael de Oliveira Albergarias Lopes (Mestre)

  • Ricardo Antônio Bueno Soares (Mestre)

  • Roberto Luis Capuruõ Gattoni (Mestre)


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Meny Ribas -

Área do Conhecimento:

  • Gestão
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

    EMPRESAS PARCEIRAS

    versão 4.jpeg

     

    Início das aulas


    Liberação das aulas dos cursos confirmados: Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central