Os avanços das transformações tecnológicas demandam organizações e profissionais que se adaptem com rapidez às mudanças no mercado. O gestor que atua na área de projetos deve saber identificar a abordagem da entrega correta, seja ela preditiva, adaptativa ou híbrida, para realizar o trabalho e entregar valor agregado.
Em tempos de mindset digital, internet das coisas, liderança 4.0, inteligência artificial e inovação tecnológica etc., a gestão da mudança passa pela busca da melhoria contínua. E são as organizações e as pessoas que assumem esse protagonismo por meio da gestão de projetos, o que se torna possível quando o desenvolvimento das soft skills, ou competências pessoais do time são desenvolvidas.
O curso segue as diretrizes do Guia PMBOK ® - sétima edição, e tem como diferencial proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências necessárias para que ele possa agir de forma proativa em seu ambiente de trabalho, desenvolvendo uma mentalidade de gestão colaborativa e agilidade.
O aluno poderá contar com ferramentas de mercado para a aplicação de seus conhecimentos. O aluno terá acesso ao ambiente da ferramenta Lean PB - Project Builder, para colocar em prática seus projetos. Além disso, para o desenvolvimento de suas soft-skills, ele poderá contar com um recurso personalizado de aprimoramento pessoal: um aplicativo de gestão de competências - Growlab. Um diferencial que nenhum curso de especialização em projetos oferece atualmente no mercado, pois o nosso foco é investir em tornar as pessoas mais capazes, seguras, e inovadoras em seu ambiente profissional!
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Formar especialistas em Gerenciamento de Projetos em acordo com o padrão do PMI (Project Management Institute) difundido pelo PMBOK, capazes de articular pensamento estratégico e prático sobre a gerência de projetos, destacando o caráter multidisciplinar ao envolver temas e assuntos de distintas áreas como administração, engenharia, economia, recursos humanos, marketing e finanças.
Apresentar casos práticos de gerenciamento de projetos para apoiar os alunos na condução de seus projetos no contexto organizacional de constante mudança e inovação dos produtos e serviços e suas operações.
Apresentar ferramentas contemporâneas de gerenciamento de projetos baseadas nos conceitos descritos no PMBOK® e softwares de gerenciamento de projetos.
Proporcionar que o aluno aplique a metodologia de gerenciamento de projetos ao longo do curso mediante o uso e uma ferramenta.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
O egresso da Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos está capacitado para atuar em diversas áreas estratégicas nas organizações. O foco da atuação está no planejamento, execução e controle de projetos para todos os setores do mercado. Esses profissionais podem ocupar cargos de gerência em empresas de diferentes portes, liderando equipes multidisciplinares e garantindo a entrega de projetos dentro do escopo, prazo e orçamento estabelecidos. Além disso, o egresso está apto a aplicar metodologias ágeis e ferramentas de gestão modernas, contribuindo para o crescimento e competitividade das empresas.
PÚBLICO-ALVO
Dirigido a executivos, profissionais de nível superior de diversas áreas como engenharias, administração, informática, entre outras, que exerçam ou que aspirem exercer qualquer função executiva na área de gerenciamento de projetos de sua organização, bem como àqueles que queiram ou necessitem aprofundar tais fundamentos.
PROGRAMA DO CURSO
ESCOPO, INTEGRAÇÃO E PARTES INTERESSADAS
ESTRATÉGIA, GOVERNANÇA E COMPLIANCE
GAMIFICAÇÃO EM PROJETOS PARA ENGAJAMENTO DE TIMES: APLICAÇÕES DE CASOS PRÁTICOS
GESTÃO APLICADA A PROJETOS
GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: EMPATIA E COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
GESTÃO DE CONFLITOS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA AGENTES DE MUDANÇA
GESTÃO DE PORTFÓLIO E PMO
LIDERANÇA 4.0
MANAGEMENT 3.0
METODOLOGIAS ÁGEIS NA PRÁTICA: SCRUM, KANBAM E SCRUMBAN
MINDSET DIGITAL
PROJECT MANAGEMENT FOUNDATION
QUALIDADE, AQUISIÇÕES E RECURSOS
RISCOS, CUSTOS E CRONOGRAMA
SOFT SKILLS: AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;
- Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA
O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais;
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;
- adesão ao termo de matrícula.
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
IMPORTANTE
Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.
Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUIpara ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Migração de cursos:
Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail do aluno em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Curso está confirmado - Liberação das aulas em até 72h após a conclusão da inscrição e do pagamento da primeira mensalidade.
Carga Horária
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Investimento
24 x R$ 260,00
20 x R$ 312,00
15 x R$ 416,00
10 x R$ 624,00
5 x R$ 1248,00
1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00
Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
EMPRESAS PARCEIRAS
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Trabalho de conclusão de curso
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Diploma Estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Estágio
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.