Olá,

Gestão Ambiental Municipal do Século XXI

Características


Modalidade: Curso de Pós Graduação a distância
Período: Confirmação dos cursos até 14/02/2020. Para os cursos confirmados, o período de inscrições é até 04/03/2020.
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento
 

Gestão Ambiental Municipal do Século XXI

 

Área de conhecimento:

  • Gestão

Descrição

 

O curso de especialização em Gestão Ambiental do Século XXI foi estruturado com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e modernização da gestão ambiental municipal. O grande diferencial é a abordagem prática e a atualidade dos conceitos ministrados. De forma inédita no Brasil, o curso demonstra que as bases ecológicas da gestão ambiental do século XXI são assentadas na ciência da complexidade, nos sistemas sócio-ecológicos complexos e no manejo adaptativo.

Com a base conceitual estabelecida, o aluno aprenderá a liderar equipes de trabalho de modo assertivo; atuar em processos participativos envolvendo a política ambiental municipal; coordenar a elaboração do diagnóstico socioambiental municipal; realizar a análise de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável local. 

Será capaz também de liderar a implementação da agenda 2030 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ? ODS) no município, de coordenar a elaboração dos planos municipais de meio ambiente e desenvolvimento sustentável alinhados a Agenda 2030, a elaborar e gerir o plano municipal de educação ambiental, a elaborar e gerir projetos para captação de recursos, coordenar a a política de gestão dos resíduos sólidos municipais e dos recursos hídricos, a gerenciar as unidades de conservação municipais, a gerenciar o licenciamento ambiental e a fiscalização ambiental municipal, bem como o planejamento da adaptação do município as mudanças climáticas.

 

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

AO FINAL DO CURSO O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:

 

Este profissional estará capacitado para liderar equipes de trabalho de modo assertivo, atuar em processos participativos envolvendo a política ambiental municipal, coordenar a elaboração do diagnóstico socioambiental municipal, apoiar a análise de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável local. Será capaz também de apoiar a implementação da agenda 2030 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ? ODS) nos municípios, a elaboração dos planos municipais de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, de forma alinhada a Agenda 2030, a elaboração e gestão do plano municipal de educação ambiental, a elaboração e gestão de projetos de captação de recursos para implementação dos planos elaborados, o planejamento da adaptação do município as mudanças climáticas, a gestão das unidades de conservação municipais, a gestão do licenciamento ambiental e da fiscalização ambiental municipal.

Competências a serem desenvolvidas:

O curso propiciará o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais do aluno e seu objetivo é capacitar os gestores ambientais municipais para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação, de forma participativa, de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável local. Isto se dará por meio do conhecimento interdisciplinar atualizado e de caráter aplicado que municie esses profissionais com conceitos e instrumental analítico e metodológico adequado para uma melhor atuação profissional.

Ao final do curso de especialização em Gestão Ambiental Municipal do Século XXI o aluno será capaz de liderar equipes de trabalho de modo assertivo, atuar em processos participativos envolvendo a política ambiental municipal, coordenar a elaboração do diagnóstico socioambiental municipal, apoiar a análise de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável local. Será capaz também de apoiar a implementação da agenda 2030 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ? ODS) nos municípios, a elaboração dos planos municipais de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, o plano municipal de educação ambiental, a elaboração e gestão de projetos de captação de recursos para implementação dos planos elaborados, a gestão das unidades de conservação municipais, a gestão do licenciamento e da fiscalização ambiental.

A QUEM SE DESTINA

 

O público-alvo direto do curso são funcionários municipais que atuam nas atividades relacionadas a gestão ambiental. Estima-se que, com o modelo de curso proposto, este público-alvo potencial seja de cerca de 30 mil pessoas. O público-alvo indireto são profissionais graduados nas mais diversas áreas do conhecimento que queiram se preparar para assumirem funções na gestão ambiental municipal.

CONTEÚDO DO CURSO

 

1) A gestão ambiental municipal do século XXI

2) Direito ambiental e as bases jurídicas da gestão ambiental municipal

3) Gestão da equipe do SMUMA

4) Introdução a gestão ambiental participativa: conceitos e ferramentas

5) Gestão dos órgãos municipais de meio ambiente: Conselho Municipal de Meio Ambiente e Fundo Municipal de Meio Ambiente

6) Coordenação/ elaboração de diagnósticos socioambientais municipais

7) Introdução ao planejamento estratégico e a elaboração de políticas públicas de impacto socioambiental

8) Elaboração de projetos socioambientais

9) Áreas verdes municipais e o bem-estar humano: criação, plano de manejo e gestão

10) O desafio da gestão dos parques urbanos

11) Educação Ambiental: conceitos, práticas e elaboração do plano municipal de educação ambiental

12) Introdução ao saneamento ambiental e a gestão dos recursos hídricos

13) Gestão de Resíduos Sólidos: Planejamento e Operação

14) Fiscalização Ambiental Municipal

15) Introdução ao Estudo de Impactos ambientais e ao licenciamento ambiental municipal

16) Adaptação dos municípios as mudanças climáticas

Confira as ementas aqui.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita pela internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

 

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

 

 

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

 

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

4. Envio de Login e Senha: 11/03/2020. 

5. Início das aulas: 16/03/2020.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

 

• Andreia Duarte (Mestre)

• Carlos Alexandre Silva (Especialista)

• Fernanda Aparecida Mendes (Mestre)

• Gustavo Endrigo (Especialista)

• Kércia Maria Pontes Maia (Mestre)

• José Cláudio Junqueira (Doutor)

• Leandro Moraes Scoss (Mestre)

• Maeli Estrela Borges (Especialista)

• Márcia Lederman (Especialista)

• Marcos Antônio Reis Araujo (Doutor)

• Maria Auxiliadora Drummond (Doutora)

• Melina Amoni (Doutora)

• Ricardo Mota Pinto Coelho (Doutor)

• Sérgio Augusto Domingues (Especialista)

• Silva Garcia Assumpção (Mestre)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenadores

  • Marcos Antônio Reis Araujo - Doutor
 

Comentários

Deixa seu comentário e sua avaliação

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Cursos Visitados

Instituições da Arquidiocese de
Belo Horizonte