Gestão do SGI (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho)
O curso de Especialização em Sistemas de Gestão Integrados (SGI) de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança tem como proposta avançar na formação dos profissionais que se interessam em atuar dentro desse segmento. Os tópicos principais do curso são: a norma ISO 9001 do sistema de qualidade, Gestão de processos e produtos, a norma ISO 14001 do sistema de gestão ambiental, a norma ISO 45001 do sistema de saúde e segurança ocupacional, norma ISO 19011 de Auditorias, ferramentas da qualidade, cadeia de fornecedores, metodologia six sigma, gestão de custos, gestão de riscos, planejamento estratégico, gerenciamento de equipes de alta performance.
Com a competitividade do mercado frente ao mundo globalizado e mais seletivo fez com que as empresas passassem a investir na melhoria da qualidade de seus produtos, serviços e processos. O planejamento estratégico organizacional deve considerar todos os aspectos que a organização está inserido garantindo a sua viabilidade e a sobrevivência do negócio de forma holística e dialogando com suas partes interessadas. Para isso as organizações precisam ampliar sua atuação no princípio da melhoria contínua, os SGI devem ter como objetivos a utilização de métodos de gestão visando aumentar a lucratividade organizacional levando em consideração a prevenção de doenças, incidentes, poluição do meio ambiente e potenciais problemas, visando melhores resultados econômicos, ambientais e sociais.
O especialista do setor pode integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado ainda a gerir a implantação das normas ISO dentro das organizações. Os alunos que concluírem o curso poderão ingressar em postos de trabalho voltados ao segmento de SGI: trabalharão dentro das áreas específicas do sistema de gestão, ou primordialmente, em um setor específico que integra todas essas áreas visando o efetivo gerenciamento das principais atividades das empresas na busca da melhoria contínua.
OBJETIVOS
Este profissional estará capacitado para integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado ainda a gerir a implantação das normas ISO e as especificações do Sistema de Gestão Integrado nas organizações. Aplicando o princípio da melhoria contínua, métodos de gestão e realização de atividades para otimizar recursos; prevenir doenças, poluição, acidentes, reclamações de clientes e tratar potenciais problemas, visando melhores resultados econômicos, ambientais e sociais para as organizações.
Competências a serem desenvolvidas:
No curso de Especialização em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho. Destacam-se as competências:
a) Analisar o contexto das empresas com base no histórico e nos indicadores ambientais, ocupacionais, da qualidade para aperfeiçoar e integrar os sistemas de gestão;
b) Desenvolver planos de ação alinhados à visão estratégica da organização;
c) Gerir a implementação e manutenção de sistemas de gestão integrados, considerando as especificidades de cada sistema e as necessidades da empresa;
d) Intervir e propor melhorias ou soluções para problemas relacionados a meio ambiente, qualidade, segurança e saúde no trabalho;
e) Por meio de metodologias da gestão de pessoas, gerenciar e motivar equipes envolvidas nas etapas dos SGI.
Áreas de atuação do egresso:
O especialista do setor pode integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado ainda a gerir a implantação das normas ISO dentro das organizações. Os alunos que concluírem o curso poderão ingressar em postos de trabalho voltados ao segmento de SGI: trabalharão dentro das áreas específicas do sistema de gestão, ou primordialmente, em um setor específico que integra todas essas áreas visando o efetivo gerenciamento das principais atividades das empresas na busca da melhoria contínua.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais com formação superior em quaisquer áreas de conhecimento, que atuam ou pretendam atuar na gestão integrada da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho.
CONTEÚDO DO CURSO
SISTEMA DE GESTÃO EM QSMS - QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
GESTÃO ESTRATÉGICA E DA ORGANIZAÇÃO
GESTÃO DE PROCESSOS
FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERDAS
GESTÃO DE INDICADORES E PRODUTIVIDADE
METODOLOGIA SIX SIGMA
SAÚDE DO TRABALHADOR, PREVENÇÃO, ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES E INCIDENTES
GESTÃO DE FORNECEDORES, TERCEIROS E CONTRATADOS
AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 19011
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
GESTÃO DE PESSOAS E COACHING
GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO
GESTÃO DE CUSTOS E DECISÃO DE INVESTIMENTO
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aquipara ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
* Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética. O curso está cominscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Mirian Cristina Reis de Oliveira - Mestre
Cintya Mércia Monteiro Penido Amorim - Mestre
Área do Conhecimento:
Gestão
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
*Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética que está com inscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
O curso possuI carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
Estude onde e quando quiser
Tenha atendimento personalizado
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.