Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Gestão do SGI (Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança do trabalho)

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2023 Confirmada
Confira o vídeo do curso
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: GestãoGestão
Situação da Oferta: Oferta ConfirmadaOferta Confirmada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Gestão do SGI (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho)

O curso de Especialização em Sistemas de Gestão Integrados (SGI) de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança tem como proposta avançar na formação dos profissionais que se interessam em atuar dentro desse segmento. Os tópicos principais do curso são: a norma ISO 9001 do sistema de qualidade, Gestão de processos e produtos, a norma ISO 14001 do sistema de gestão ambiental, a norma ISO 45001 do sistema de saúde e segurança ocupacional, norma ISO 19011 de Auditorias, ferramentas da qualidade, cadeia de fornecedores, metodologia six sigma, gestão de custos, gestão de riscos, planejamento estratégico, gerenciamento de equipes de alta performance.

Com a competitividade do mercado frente ao mundo globalizado e mais seletivo fez com que as empresas passassem a investir na melhoria da qualidade de seus produtos, serviços e processos. O planejamento estratégico organizacional deve considerar todos os aspectos que a organização está inserido garantindo a sua viabilidade e a sobrevivência do negócio de forma holística e dialogando com suas partes interessadas.  Para isso as organizações precisam ampliar sua atuação no princípio da melhoria contínua, os SGI devem ter como objetivos a utilização de métodos de gestão visando aumentar a lucratividade organizacional levando em consideração a prevenção de doenças, incidentes, poluição do meio ambiente e potenciais problemas, visando melhores resultados econômicos, ambientais e sociais.

O especialista do setor pode integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado ainda a gerir a implantação das normas ISO dentro das organizações. Os alunos que concluírem o curso poderão ingressar em postos de trabalho voltados ao segmento de SGI: trabalharão dentro das áreas específicas do sistema de gestão, ou primordialmente, em um setor específico que integra todas essas áreas visando o efetivo gerenciamento das principais atividades das empresas na busca da melhoria contínua.

OBJETIVOS

Este profissional estará capacitado para integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado ainda a gerir a implantação das normas ISO e as especificações do Sistema de Gestão Integrado nas organizações. Aplicando o princípio da melhoria contínua, métodos de gestão e realização de atividades para otimizar recursos; prevenir doenças, poluição, acidentes, reclamações de clientes e tratar potenciais problemas, visando melhores resultados econômicos, ambientais e sociais para as organizações.

Competências a serem desenvolvidas:

No curso de Especialização em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho. Destacam-se as competências:

  • Analisar o contexto das empresas com base no histórico e nos indicadores ambientais, ocupacionais, da qualidade para aperfeiçoar e integrar os sistemas de gestão;

  • Desenvolver planos de ação alinhados à visão estratégica da organização;

  • Gerir a implementação e manutenção de sistemas de gestão integrados, considerando as especificidades de cada sistema e as necessidades da empresa;

  • Intervir e propor melhorias ou soluções para problemas relacionados a meio ambiente, qualidade, segurança e saúde no trabalho;

  • Por meio de metodologias da gestão de pessoas, gerenciar e motivar equipes envolvidas nas etapas dos SGI.

Áreas de atuação do egresso:

O especialista do setor pode integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado ainda a gerir a implantação das normas ISO dentro das organizações. Os alunos que concluírem o curso poderão ingressar em postos de trabalho voltados ao segmento de SGI: trabalharão dentro das áreas específicas do sistema de gestão, ou primordialmente, em um setor específico que integra todas essas áreas visando o efetivo gerenciamento das principais atividades das empresas na busca da melhoria contínua.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior em quaisquer áreas de conhecimento, que atuam ou pretendam atuar na gestão integrada da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho.

CONTEÚDO DO CURSO

  • SISTEMA DE GESTÃO EM QSMS - QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

  • GESTÃO ESTRATÉGICA E DA ORGANIZAÇÃO

  • GESTÃO DE PROCESSOS

  • FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

  • ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERDAS

  • GESTÃO DE INDICADORES E PRODUTIVIDADE

  • METODOLOGIA SIX SIGMA

  • SAÚDE DO TRABALHADOR, PREVENÇÃO, ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES E INCIDENTES

  • GESTÃO DE FORNECEDORES, TERCEIROS E CONTRATADOS

  • AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 19011

  • RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

  • GESTÃO DE PESSOAS E COACHING

  • GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS

  • GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

  • GESTÃO DE CUSTOS E DECISÃO DE INVESTIMENTO

  • HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

CORPO DOCENTE

  • Cintya Amorim (Mestre)

  • Demian Silva Aguiar (Mestre)

  • Eduardo Gonçalves Teixeira (Mestre)

  • Frederico Vidigal (Doutor)

  • Helen Cristhian Ferraz de Aquino Iani (Doutora)

  • Helena Maria Gomes Queiroz (Doutora)

  • João Paulo Barbosa Nascimento (Doutor)

  • Matheus Santiago Neto (Especialista)

  • Mirian Cristina Reis de Oliveira (Mestre)

  • Rafael Alves de Araujo Castilho (Mestre)

  • Rita de Cássia Pereira Soares (Especialista)

  • Rodrigo Carneiro de Almeida (Mestre)

  • Wilquer Silvano de Souza Ferreira (Doutor)


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

Os cursos serão confirmados em 04/03/2024. O envio das orientações de acesso ao curso serão enviadas, para o e-mail informado no momento da inscrição, a partir do dia 08/03/2024.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Mirian Cristina Reis de Oliveira - Mestre
  • Cintya Mércia Monteiro Penido Amorim - Mestre

Área do Conhecimento:

  • Gestão
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Início das aulas


    Confirmação dos cursos: 04/03/2024.

    Inicío das aulas dos cursos confirmados: 11/03/2024.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

    As inscrições para a Oferta 2024 terão inicio em 01/12/2023, com previsão de inicio das aulas em março/2024.

    Ressaltamos que até que ocorra a confirmação do curso e eventual processamento de matrículas, não é possível vincularmos o responsável financeiro aos boletos dos candidatos inscritos. Desse modo, reiteramos que este procedimento somente será possível a partir de abril/2024.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central