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Gestão e Análise Estratégica de Dados

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Curso de Pós Graduação EAD
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Características:

Gestão e Análise Estratégica de Dados

O conceito de data literacy está associado à habilidade em lidar com dados como a base para o processo de tomada de decisões. O curso de Especialização em Gestão e Análise Estratégica de Dados busca capacitar profissionais de todas as áreas nas técnicas e ferramentas digitais de análise de dados, atendendo uma demanda crescente que vai além da capacidade operacional dos atuais departamentos de Tecnologia da Informação (TI). 

As plataformas modernas de Analytics e Business Intelligence, fortemente baseadas na exploração visual e na abordagem self-service, abrem espaço para que executivos e profissionais de áreas diversas consigam explorar dados estruturados ou não, gerando insights e previsões a partir de soluções analíticas. Exemplo disso são as organizações data-driven, como Netfilx, Amazon e Uber, que conseguem aplicar técnicas com efetividade na obtenção de resultados para o negócio. Nesse sentido, as competências de gestão e análise de dados tornam-se mandatórias para as profissões do futuro.

Saiba mais sobre a Pós-Graduação da PUC Minas aqui

OBJETIVOS

Ao final do curso, espera-se que o aluno esteja apto a aplicar os conhecimentos adquiridos nos diversos contextos do negócio que tratam do processamento de dados. De forma estruturada, o aluno será capacitado a:

  • Avaliar o contexto de transformação digital e identificar os impactos desse fenômeno nas organizações e nos profissionais de todas os segmentos;

  • Identificar a importância dos dados no âmbito das organizações, bem como elaborar e executar o processo de garantia de qualidade dos mesmos e desenvolver os conceitos relacionados a sua governança;

  • Compreender os conceitos e as técnicas para a formação de estratégias de inteligência competitiva, gestão da performance corporativa e estratégias voltadas a experiência do cliente;

  • Compreender a estrutura de bancos de dados e aplicar as técnicas de modelagem de dados em diversos cenários;

  • Compreender os fundamentos e aplicar as técnicas e tecnologias das áreas de Analytics & Business Intelligence na obtenção de resultados efetivos para o negócio;

  • Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados a tratamento de dados e verificar seus impactos em projetos de Analytics & Business Intelligence.

A QUEM SE DESTINA

O curso é voltado para:  

  • profissionais com formação superior em áreas como Administração, Ciência da Informação, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras e que buscam progressão na carreira por meio da compreensão de modelos de gestão e aplicação de técnicas e ferramentas de análise de dados com foco na melhoria do processo de tomada de decisão;

  • profissionais, independentemente da área de formação, que atuam no mercado como Gestores de negócios, gerentes ou coordenadores de informática, gerentes de projeto, analistas de negócios, analistas de desenvolvimento de sistemas, analistas de suporte técnico e consultores de sistemas.  

CONTEÚDO DO CURSO

O curso está estruturado a partir dos seguintes pilares:

  • GESTÃO DATA-DRIVEN

  • BUSINESS INTELLIGENCE e ROBOTIC PROCESS AUTOMATION

  • BUSINESS ANALYTICS

Os tópicos abordados em cada um dos pilares do curso são detalhados a seguir. 

PILAR: GESTÃO DATA-DRIVEN

Modelos de gestão das organizações e sua conexão com a análise de dados.

  • Performance Corporativa

Modelagem de Negócios com Business Model Canvas (BMC)

Planejamento Estratégico

Sistema de Indicadores de Desempenho

Abordagens de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Objectives and Key Results (OKR)

  • Governança de Dados

Leis de Proteção de Dados: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e General Data Protection Regulation (GDPR)

Framework DMBoK

Modelos de Maturidade de Dados

  • Gerenciamento Ágil de Projetos

Fundamentos de projetos: Abordagem tradicional (PMI) vs Abordagem Ágil

Manifesto ágil, cultura ágil (fazer ágil vs ser ágil)

Frameworks ágeis: Scrum e Kanban

  • Cultura Data-Driven e Data Literacy

Cultura Data-Driven e os pilares da alfabetização de dados (Data Literacy).

Perfis profissionais e gestão de times de dados.

Infraestrutura voltada a dados e técnicas de integração

Gestão orientada a dados e implantação da cultura data-driven

PILAR: BUSINESS INTELLIGENCE e ROBOTIC PROCESS AUTOMATION

Técnicas e tecnologias para a geração de relatórios e painéis de controle a partir dos dados consolidados de diversos sistemas fonte.

  • Bancos de Dados e Data Warehouse

Bancos de Dados Relacionais

Linguagem SQL

Modelagem Dimensional

Data Warehouse vs Data Lakes

Integração de Dados: Tipos de fontes de dados. Processo ETL

  • Visualização de Dados

Tipos de dados e Técnicas de visualização

Painéis analíticos (Dashboards)

Data Storytelling

  • Data Discovery e Analytics

Ferramentas OLAP

Data Discovery

Self-Service Analytics

  • Robotic Process Automation (RPA)

Introdução à gestão da produtividade

Fundamentos de Robotic Process Automation (RPA)

Técnicas e ferramentas para modelagem de processos

Técnicas de integração entre sistemas

Plataformas de gestão e automação de processos

PILAR: BUSINESS ANALYTICS

Recursos avançados que proporcionam a visão de futuro a partir dos dados

  • Fundamentos para Data Analytics

Estatística Geral: Estatística Descritiva, Distribuições de Probabilidades, Inferência e testes de hipóteses

  • Recuperação da Informação na Web e Redes Sociais

Ferramentas de análise, monitorização e benchmark

Algoritmos e soluções

Web crawling

  • Inteligência Artificial e Machine Learning

Tipos de aprendizado: supervisionado vs não supervisionado

Técnicas, algoritmos e ferramentas de Machine Learning

  • IAs Generativas (GenAI)

Plataformas de IAs Generativas

Tipos e técnicas de Engenharia de Prompt

Impactos para estratégia em negócios

Aspectos éticos e de governança 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • BANCOS DE DADOS RELACIONAIS E LINGUAGEM SQL

  • CULTURA DATA-DRIVEN E DATA LITERACY

  • DATA DISCOVERY E ANALYTICS

  • ESTATÍSTICA GERAL - TEORIA E APLICAÇÕES

  • GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS

  • GESTÃO DA PRODUTIVIDADE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS

  • GOVERNANÇA DE DADOS

  • IAS GENERATIVAS: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING

  • INTELIGÊNCIA E PERFORMANCE CORPORATIVA

  • INTRODUÇÃO A ADVANCED ANALYTICS

  • LINGUAGEM PYTHON PARA ANÁLISE DE DADOS

  • MODELAGEM DIMENSIONAL

  • PREPARAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE DADOS

  • VISUALIZAÇÃO DE DADOS

  • HUMANIDADES*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.

CORPO DOCENTE

  • Cristiane Neri Nobre (Doutora)

  • Hugo Bastos (Doutor)

  • Izabella Fonseca (Especialista)

  • Janice Rocha Carvalho Carneiro (Especialista)

  • Julienne Borges Fujii (Mestre)

  • Leandro Figueira Lessa

  • Patrícia Gomes França (Especialista)

  • Priscila Papazissis Matuck (Mestre)

  • Ricardo Brito Alves (Mestre)

  • Rodrigo Richard Gomes (Doutor)

  • Rodrigo Vitorino Moravia (Especialista)

  • Sandro Jerônimo de Almeida (Doutor)

  • Sheila Mara Dias (Mestre)

METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.


INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

Migração de cursos: 

Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.


ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


Cursos em andamento/confirmadosAs orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela. 

Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre
  • Rodrigo Vitorino Moravia - Especialista

Área do Conhecimento:

  • Gestão
  • Tecnologias Digitais
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Início das aulas

    Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.

    Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos de pós-graduação EAD, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br  . 

    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista. 
     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

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