O conceito de data literacy está associado à habilidade em lidar com dados como a base para o processo de tomada de decisões. O curso de Especialização em Gestão e Análise Estratégica de Dados busca capacitar profissionais de todas as áreas nas técnicas e ferramentas digitais de análise de dados, atendendo uma demanda crescente que vai além da capacidade operacional dos atuais departamentos de Tecnologia da Informação (TI).
As plataformas modernas de Analytics e Business Intelligence, fortemente baseadas na exploração visual e na abordagem self-service, abrem espaço para que executivos e profissionais de áreas diversas consigam explorar dados estruturados ou não, gerando insights e previsões a partir de soluções analíticas. Exemplo disso são as organizações data-driven, como Netfilx, Amazon e Uber, que conseguem aplicar técnicas com efetividade na obtenção de resultados para o negócio. Nesse sentido, as competências de gestão e análise de dados tornam-se mandatórias para as profissões do futuro.
Saiba mais sobre a Pós-Graduação da PUC Minas aqui.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Ao final do curso, espera-se que o aluno esteja apto a aplicar os conhecimentos adquiridos nos diversos contextos do negócio que tratam do processamento de dados. De forma estruturada, o aluno será capacitado a:
Avaliar o contexto de transformação digital e identificar os impactos desse fenômeno nas organizações e nos profissionais de todas os segmentos;
Identificar a importância dos dados no âmbito das organizações, bem como elaborar e executar o processo de garantia de qualidade dos mesmos e desenvolver os conceitos relacionados a sua governança;
Compreender os conceitos e as técnicas para a formação de estratégias de inteligência competitiva, gestão da performance corporativa e estratégias voltadas a experiência do cliente;
Compreender a estrutura de bancos de dados e aplicar as técnicas de modelagem de dados em diversos cenários;
Compreender os fundamentos e aplicar as técnicas e tecnologias das áreas de Analytics & Business Intelligence na obtenção de resultados efetivos para o negócio;
Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados a tratamento de dados e verificar seus impactos em projetos de Analytics & Business Intelligence.
PÚBLICO-ALVO
O curso é voltado para:
profissionais com formação superior em áreas como Administração, Ciência da Informação, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras e que buscam progressão na carreira por meio da compreensão de modelos de gestão e aplicação de técnicas e ferramentas de análise de dados com foco na melhoria do processo de tomada de decisão;
profissionais, independentemente da área de formação, que atuam no mercado como Gestores de negócios, gerentes ou coordenadores de informática, gerentes de projeto, analistas de negócios, analistas de desenvolvimento de sistemas, analistas de suporte técnico e consultores de sistemas.
PROGRAMA DO CURSO
O curso está estruturado a partir dos seguintes pilares:
GESTÃO DATA-DRIVEN
BUSINESS INTELLIGENCE e ROBOTIC PROCESS AUTOMATION
BUSINESS ANALYTICS
Os tópicos abordados em cada um dos pilares do curso são detalhados a seguir.
PILAR: GESTÃO DATA-DRIVEN
Modelos de gestão das organizações e sua conexão com a análise de dados.
Performance Corporativa
Modelagem de Negócios com Business Model Canvas (BMC)
Planejamento Estratégico
Sistema de Indicadores de Desempenho
Abordagens de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Objectives and Key Results (OKR)
Governança de Dados
Leis de Proteção de Dados: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e General Data Protection Regulation (GDPR)
Framework DMBoK
Modelos de Maturidade de Dados
Gerenciamento Ágil de Projetos
Fundamentos de projetos: Abordagem tradicional (PMI) vs Abordagem Ágil
Manifesto ágil, cultura ágil (fazer ágil vs ser ágil)
Frameworks ágeis: Scrum e Kanban
Cultura Data-Driven e Data Literacy
Cultura Data-Driven e os pilares da alfabetização de dados (Data Literacy).
Perfis profissionais e gestão de times de dados.
Infraestrutura voltada a dados e técnicas de integração
Gestão orientada a dados e implantação da cultura data-driven
PILAR: BUSINESS INTELLIGENCE e ROBOTIC PROCESS AUTOMATION
Técnicas e tecnologias para a geração de relatórios e painéis de controle a partir dos dados consolidados de diversos sistemas fonte.
Bancos de Dados e Data Warehouse
Bancos de Dados Relacionais
Linguagem SQL
Modelagem Dimensional
Data Warehouse vs Data Lakes
Integração de Dados: Tipos de fontes de dados. Processo ETL
Visualização de Dados
Tipos de dados e Técnicas de visualização
Painéis analíticos (Dashboards)
Data Storytelling
Data Discovery e Analytics
Ferramentas OLAP
Data Discovery
Self-Service Analytics
Robotic Process Automation (RPA)
Introdução à gestão da produtividade
Fundamentos de Robotic Process Automation (RPA)
Técnicas e ferramentas para modelagem de processos
Técnicas de integração entre sistemas
Plataformas de gestão e automação de processos
PILAR: BUSINESS ANALYTICS
Recursos avançados que proporcionam a visão de futuro a partir dos dados
Fundamentos para Data Analytics
Estatística Geral: Estatística Descritiva, Distribuições de Probabilidades, Inferência e testes de hipóteses
Recuperação da Informação na Web e Redes Sociais
Ferramentas de análise, monitorização e benchmark
Algoritmos e soluções
Web crawling
Inteligência Artificial e Machine Learning
Tipos de aprendizado: supervisionado vs não supervisionado
Técnicas, algoritmos e ferramentas de Machine Learning
IAs Generativas (GenAI)
Plataformas de IAs Generativas
Tipos e técnicas de Engenharia de Prompt
Impactos para estratégia em negócios
Aspectos éticos e de governança
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
BANCOS DE DADOS RELACIONAIS E LINGUAGEM SQL
CULTURA DATA-DRIVEN E DATA LITERACY
DATA DISCOVERY E ANALYTICS
ESTATÍSTICA GERAL - TEORIA E APLICAÇÕES
GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS
GESTÃO DA PRODUTIVIDADE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS
GOVERNANÇA DE DADOS
IAS GENERATIVAS: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING
INTELIGÊNCIA E PERFORMANCE CORPORATIVA
INTRODUÇÃO A ADVANCED ANALYTICS
LINGUAGEM PYTHON PARA ANÁLISE DE DADOS
MODELAGEM DIMENSIONAL
PREPARAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE DADOS
VISUALIZAÇÃO DE DADOS
HUMANIDADES*
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.
CORPO DOCENTE
Cristiane Neri Nobre (Doutora)
Cristiano Rodrigues de Carvalho
Hugo Bastos (Doutor)
Izabella Fonseca (Especialista)
Janice Rocha Carvalho Carneiro (Especialista)
Julienne Borges Fujii (Mestre)
Leandro Figueira Lessa
Patrícia Gomes França (Especialista)
Paulo Augusto Mendes Gontijo
Paulo Henrique Lafetá Pinheiro
Priscila Papazissis Matuck (Mestre)
Ricardo Brito Alves (Mestre)
Rodrigo Richard Gomes (Doutor)
Rodrigo Vitorino Moravia (Especialista)
Sandro Jerônimo de Almeida (Doutor)
Sheila Mara Dias (Mestre)
Tiago Henrique Belotte
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
RG ou CNH (frente e verso)
Diploma da graduação (frente e verso)
Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.
O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços (clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
Migração de cursos:
Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Cursos em andamento/confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Novas ofertas (Cursos com inscrições abertas e que não foram confirmados): 02/09/2024 - Caso o curso seja confirmado.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Carga Horária
Em breve
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Trabalho de conclusão de curso
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Diploma Estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Estágio
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
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