Em um cenário de economia digital cada vez mais moldado pela inteligência artificial e pela transformação digital, o curso de pós-graduação em Gestão e Análise Estratégica de Dados prepara profissionais para navegar e liderar em um ambiente de negócios complexo e orientado por dados. A demanda por profissionais data-driven é cada vez mais urgente, à medida que empresas de todos os setores buscam competitividade e inovação em um mercado que exige agilidade e visão estratégica. Essa especialização é ideal para profissionais de todas as áreas que precisam das competências fundamentais de processamento, análise e gestão de dados para impulsionar suas carreiras e transformar informações em insights estratégicos e sustentáveis nas suas organizações. Com uma abordagem prática e interativa, o curso oferece uma formação completa em Data Analytics, abordando desde técnicas avançadas de processamento de dados até o uso de plataformas self-service para a exploração visual. Os alunos são imersos em práticas de análise moderna, inspirados em casos de organizações de ponta, como Netflix, Amazon e Uber, que já utilizam a inteligência artificial para impulsionar decisões e alcançar resultados transformadores. Ao final, os participantes estarão prontos para assumir um papel de liderança em suas empresas, tornando-se profissionais fundamentais para o mercado digital atual e preparados para as exigências das profissões do futuro.
Titulação: Especialista
Rommel Vieira Carneiro
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
De forma estruturada, o aluno será capacitado a:
Avaliar o contexto de transformação digital e identificar os impactos desse fenômeno nas organizações e nos profissionais de todas os segmentos;
Identificar a importância dos dados no âmbito das organizações, bem como elaborar e executar o processo de garantia de qualidade dos mesmos e desenvolver os conceitos relacionados a sua governança;
Compreender os conceitos e as técnicas para a formação de estratégias de inteligência competitiva, gestão da performance corporativa e estratégias voltadas a experiência do cliente;
Compreender a estrutura de bancos de dados e aplicar as técnicas de modelagem de dados em diversos cenários;
Compreender os fundamentos e aplicar as técnicas e tecnologias das áreas de Analytics & Business Intelligence na obtenção de resultados efetivos para o negócio;
Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados a tratamento de dados e verificar seus impactos em projetos de Analytics & Business Intelligence.
Competências a serem desenvolvidas
O curso busca desenvolvimento das seguintes competências:
Data Literacy
Compreender, interpretar e utilizar dados de maneira eficaz transformando-os em informações estratégicas para a tomada de decisões.
Processamento e Análise de Dados
Habilidade para trabalhar com dados estruturados e não estruturados de fontes de dados diversas, criar dashboards, relatórios e visualizações interativas que facilitem o acompanhamento de KPIs, o monitoramento de metas organizacionais e melhoria a tomada de decisão.
Storytelling com Dados
Habilidade para comunicar insights complexos de forma clara e impactante, utilizando técnicas de storytelling para apresentar dados e análises de forma que envolvam e influenciem as decisões estratégicas dos stakeholders.
Governança e Qualidade de Dados
Implementar processos de governança de dados, assegurando a qualidade, integridade e segurança das informações dentro das organizações.
Inteligência Competitiva
Planejar e executar estratégias de inteligência competitiva, monitoramento de performance e análise de concorrência, usando dados para entender as tendências do mercado e o comportamento de competidores.
Aplicação Machine Learning e IA para Análise Preditiva
Utilizar modelos de machine learning e inteligência artificial, aplicando-os a análises preditivas e projeções de negócios. Com essa habilidade, o profissional poderá identificar padrões, realizar previsões e contribuir para a inovação de processos por meio de automação e algoritmos avançados.
Gestão da Experiência do Cliente
Capacidade de aplicar técnicas de análise de dados e machine learning para desenvolver estratégias de personalização e segmentação no sentido de otimizar a experiência do cliente, entendendo o comportamento e as preferências dos usuários.
Elaboração de Estratégias de Data-Driven Marketing e Análise de Resultados
Capacidade de desenvolver estratégias de marketing orientadas por dados, identificando tendências e comportamentos de mercado que embasem campanhas e ações comerciais. Essa habilidade permite ao profissional medir o impacto das campanhas, ajustando estratégias em tempo real para otimizar os resultados de marketing.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Os profissionais formados podem atuar em diversas frentes como:
Inteligência de Negócios (Business Intelligence)
Analytics e Ciência de Dados
Governança e Qualidade de Dados
Inteligência Competitiva
Gestão de Experiência do Cliente
Consultoria em Transformação Digital
Gestão de Performance Corporativa
Desenvolvimento de Produtos e Serviços Baseados em Dados
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior:
Administração, Ciência da Informação, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras e que buscam progressão na carreira por meio da compreensão de modelos de gestão e aplicação de técnicas e ferramentas de análise de dados com foco na melhoria do processo de tomada de decisão;
Profissionais, independentemente da área de formação, que atuam no mercado como Gestores de negócios, gerentes ou coordenadores de informática, gerentes de projeto, analistas de negócios, analistas de desenvolvimento de sistemas, analistas de suporte técnico e consultores de sistemas.
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO ONLINE (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
Inteligência e Performance Corporativa
Bancos de Dados Relacionais e Linguagem SQL
Modelagem Dimensional
Preparação e Integração de Dados
Gestão da Produtividade e Automação de Processos
Data Discovery e Analytics
Projetos Integrados de Analytics
Linguagem Python para Análise de Dados
Inteligência Artificial e Machine Learning
IAS Generativas: Fundamentos e Aplicações
Introdução a Advanced Analytics
Cultura Data-Driven e Data Literacy
Humanidades
MÓDULO EAD (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades):
O curso está estruturado a partir dos seguintes pilares:
GESTÃO DATA-DRIVEN
BUSINESS INTELLIGENCE
BUSINESS ANALYTICS
Os tópicos abordados em cada um dos pilares do curso são detalhados a seguir.
PILAR: GESTÃO DATA-DRIVEN
Modelos de gestão das organizações e sua conexão com a análise de dados.
Performance Corporativa
Modelagem de Negócios com Business Model Canvas (BMC)
Planejamento Estratégico
Sistema de Indicadores de Desempenho
Abordagens de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Objectives and Key Results (OKR)
Governança de Dados
Leis de Proteção de Dados: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e General Data Protection Regulation (GDPR)
Framework DMBoK
Modelos de Maturidade de Dados
Gerenciamento Ágil de Projetos
Fundamentos de projetos: Abordagem tradicional (PMI) vs Abordagem Ágil
Manifesto ágil, cultura ágil (fazer ágil vs ser ágil)
Frameworks ágeis: Scrum e Kanban
Cultura Data-Driven e Data Literacy
Cultura Data-Driven e os pilares da alfabetização de dados (Data Literacy).
Perfis profissionais e gestão de times de dados.
Infraestrutura voltada a dados e técnicas de integração
Gestão orientada a dados e implantação da cultura data-driven
PILAR: BUSINESS INTELLIGENCE
Técnicas e tecnologias para a geração de relatórios e painéis de controle a partir dos dados consolidados de diversos sistemas fonte.
Bancos de Dados e Data Warehouse
Bancos de Dados Relacionais
Linguagem SQL
Modelagem Dimensional
Data Warehouse vs Data Lakes
Integração de Dados: Tipos de fontes de dados. Processo ETL
Visualização de Dados
Tipos de dados e Técnicas de visualização
Painéis analíticos (Dashboards)
Data Storytelling
Data Discovery e Analytics
Ferramentas OLAP
Data Discovery
Self-Service Analytics
PILAR: BUSINESS ANALYTICS
Recursos avançados que proporcionam a visão de futuro a partir dos dados
Fundamentos para Data Analytics
Estatística Geral: Estatística Descritiva, Distribuições de Probabilidades, Inferência e testes de hipóteses
Recuperação da Informação na Web e Redes Sociais
Ferramentas de análise, monitorização e benchmark
Algoritmos e soluções
Web crawling
Inteligência Artificial e Machine Learning
Tipos de aprendizado: supervisionado vs não supervisionado
Técnicas, algoritmos e ferramentas de Machine Learning
IAs Generativas (GenAI)
Plataformas de IAs Generativas
Tipos e técnicas de Engenharia de Prompt
Impactos para estratégia em negócios
Aspectos éticos e de governança
PROJETO INTEGRADO
Você terá a oportunidade de exercitar sua alma empreendedora no desenvolvimento de um projeto voltado para sua área de interesse aplicando tudo o que foi visto durante o curso, gerando novos aprendizados com a aplicação prática destes conhecimentos. Esse projeto aborda uma solução completa de análise de dados e você pode escolher o tema levando em consideração os critérios de aceitação que são apresentados no regulamento.
CORPO DOCENTE
Patrícia Gomes França - Especialista
Janice Rocha Carvalho Carneiro - Especialista
Sheila Mara Oliveira Dias - Mestre
Cristiane Neri Nobre - Doutor
Rodrigo Vitorino Moravia -Especialista
Ricardo Brito Alves - Mestre
Julienne Borges Fujii - Mestre
Rodrigo Richard Gomes - Doutor
Paulo Henrique Lafetá Pinheiro - Especialista
Isabella de Araujo Fonseca Campos - Especialista
Hugo Bastos de Paula - Doutor
Sandro Jerônimo de Almeida - Doutor
Priscila de Jesus Papazissis Paolinelli - Mestre
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Tecnologias Digitais | Comunicação | Economia Criativa | Gestão
Período de Realização
Início: 08/04/2025 Término: 30/06/2026
Carga Horária
444 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 370 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
Investimento
24 x R$ 482,00
18 x R$ 630,00
6 x R$ 1.809,00
À vista R$ 10.658,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.