Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

    Gestão e Análise Estratégica de Dados

    Pós EAD com videoaulas - Oferta 2025
    Mensalidades a partir de:

    Carregando...
    Características:
    Área: Tecnologias Digitais
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)

    Gestão e Análise Estratégica de Dados

    O conceito de data literacy está associado à habilidade em lidar com dados como a base para o processo de tomada de decisões. O curso de Especialização em Gestão e Análise Estratégica de Dados busca capacitar profissionais de todas as áreas nas técnicas e ferramentas digitais de análise de dados, atendendo uma demanda crescente que vai além da capacidade operacional dos atuais departamentos de Tecnologia da Informação (TI). 

    As plataformas modernas de Analytics e Business Intelligence, fortemente baseadas na exploração visual e na abordagem self-service, abrem espaço para que executivos e profissionais de áreas diversas consigam explorar dados estruturados ou não, gerando insights e previsões a partir de soluções analíticas. Exemplo disso são as organizações data-driven, como Netfilx, Amazon e Uber, que conseguem aplicar técnicas com efetividade na obtenção de resultados para o negócio. Nesse sentido, as competências de gestão e análise de dados tornam-se mandatórias para as profissões do futuro.

    Saiba mais sobre a Pós-Graduação da PUC Minas aqui

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     


    OBJETIVOS

    Ao final do curso, espera-se que o aluno esteja apto a aplicar os conhecimentos adquiridos nos diversos contextos do negócio que tratam do processamento de dados. De forma estruturada, o aluno será capacitado a:

    • Avaliar o contexto de transformação digital e identificar os impactos desse fenômeno nas organizações e nos profissionais de todas os segmentos;

    • Identificar a importância dos dados no âmbito das organizações, bem como elaborar e executar o processo de garantia de qualidade dos mesmos e desenvolver os conceitos relacionados a sua governança;

    • Compreender os conceitos e as técnicas para a formação de estratégias de inteligência competitiva, gestão da performance corporativa e estratégias voltadas a experiência do cliente;

    • Compreender a estrutura de bancos de dados e aplicar as técnicas de modelagem de dados em diversos cenários;

    • Compreender os fundamentos e aplicar as técnicas e tecnologias das áreas de Analytics & Business Intelligence na obtenção de resultados efetivos para o negócio;

    • Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados a tratamento de dados e verificar seus impactos em projetos de Analytics & Business Intelligence.

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    Os profissionais formados podem atuar em diversas frentes como:

    • Inteligência de Negócios (Business Intelligence)

    • Analytics e Ciência de Dados

    • Governança e Qualidade de Dados

    • Inteligência Competitiva

    • Gestão de Experiência do Cliente

    • Consultoria em Transformação Digital

    • Gestão de Performance Corporativa

    • Desenvolvimento de Produtos e Serviços Baseados em Dados

    PÚBLICO-ALVO

    O curso é voltado para:  

    • profissionais com formação superior em áreas como Administração, Ciência da Informação, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras e que buscam progressão na carreira por meio da compreensão de modelos de gestão e aplicação de técnicas e ferramentas de análise de dados com foco na melhoria do processo de tomada de decisão;

    • profissionais, independentemente da área de formação, que atuam no mercado como Gestores de negócios, gerentes ou coordenadores de informática, gerentes de projeto, analistas de negócios, analistas de desenvolvimento de sistemas, analistas de suporte técnico e consultores de sistemas.  

    PROGRAMA DO CURSO

    O curso está estruturado a partir dos seguintes pilares:

    • GESTÃO DATA-DRIVEN

    • BUSINESS INTELLIGENCE e ROBOTIC PROCESS AUTOMATION

    • BUSINESS ANALYTICS

    Os tópicos abordados em cada um dos pilares do curso são detalhados a seguir. 

    PILAR: GESTÃO DATA-DRIVEN

    Modelos de gestão das organizações e sua conexão com a análise de dados.

    • Performance Corporativa

    Modelagem de Negócios com Business Model Canvas (BMC)

    Planejamento Estratégico

    Sistema de Indicadores de Desempenho

    Abordagens de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Objectives and Key Results (OKR)

    • Governança de Dados

    Leis de Proteção de Dados: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e General Data Protection Regulation (GDPR)

    Framework DMBoK

    Modelos de Maturidade de Dados

    • Gerenciamento Ágil de Projetos

    Fundamentos de projetos: Abordagem tradicional (PMI) vs Abordagem Ágil

    Manifesto ágil, cultura ágil (fazer ágil vs ser ágil)

    Frameworks ágeis: Scrum e Kanban

    • Cultura Data-Driven e Data Literacy

    Cultura Data-Driven e os pilares da alfabetização de dados (Data Literacy).

    Perfis profissionais e gestão de times de dados.

    Infraestrutura voltada a dados e técnicas de integração

    Gestão orientada a dados e implantação da cultura data-driven

    PILAR: BUSINESS INTELLIGENCE e ROBOTIC PROCESS AUTOMATION

    Técnicas e tecnologias para a geração de relatórios e painéis de controle a partir dos dados consolidados de diversos sistemas fonte.

    • Bancos de Dados e Data Warehouse

    Bancos de Dados Relacionais

    Linguagem SQL

    Modelagem Dimensional

    Data Warehouse vs Data Lakes

    Integração de Dados: Tipos de fontes de dados. Processo ETL

    • Visualização de Dados

    Tipos de dados e Técnicas de visualização

    Painéis analíticos (Dashboards)

    Data Storytelling

    • Data Discovery e Analytics

    Ferramentas OLAP

    Data Discovery

    Self-Service Analytics

    • Robotic Process Automation (RPA)

    Introdução à gestão da produtividade

    Fundamentos de Robotic Process Automation (RPA)

    Técnicas e ferramentas para modelagem de processos

    Técnicas de integração entre sistemas

    Plataformas de gestão e automação de processos

    PILAR: BUSINESS ANALYTICS

    Recursos avançados que proporcionam a visão de futuro a partir dos dados

    • Fundamentos para Data Analytics

    Estatística Geral: Estatística Descritiva, Distribuições de Probabilidades, Inferência e testes de hipóteses

    • Recuperação da Informação na Web e Redes Sociais

    Ferramentas de análise, monitorização e benchmark

    Algoritmos e soluções

    Web crawling

    • Inteligência Artificial e Machine Learning

    Tipos de aprendizado: supervisionado vs não supervisionado

    Técnicas, algoritmos e ferramentas de Machine Learning

    • IAs Generativas (GenAI)

    Plataformas de IAs Generativas

    Tipos e técnicas de Engenharia de Prompt

    Impactos para estratégia em negócios

    Aspectos éticos e de governança 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    • BANCOS DE DADOS RELACIONAIS E LINGUAGEM SQL

    • CULTURA DATA-DRIVEN E DATA LITERACY

    • DATA DISCOVERY E ANALYTICS

    • ESTATÍSTICA GERAL - TEORIA E APLICAÇÕES

    • GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS

    • GESTÃO DA PRODUTIVIDADE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS

    • GOVERNANÇA DE DADOS

    • IAS GENERATIVAS: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES

    • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING

    • INTELIGÊNCIA E PERFORMANCE CORPORATIVA

    • INTRODUÇÃO A ADVANCED ANALYTICS

    • LINGUAGEM PYTHON PARA ANÁLISE DE DADOS

    • MODELAGEM DIMENSIONAL

    • PREPARAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE DADOS

    • VISUALIZAÇÃO DE DADOS

    • HUMANIDADES*

    *Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

    Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.

    CORPO DOCENTE

    • Cristiane Neri Nobre (Doutora)

    • Cristiano Rodrigues de Carvalho

    • Hugo Bastos (Doutor)

    • Izabella Fonseca (Especialista)

    • Janice Rocha Carvalho Carneiro (Especialista)

    • Julienne Borges Fujii (Mestre)

    • Leandro Figueira Lessa

    • Patrícia Gomes França (Especialista)

    • Paulo Augusto Mendes Gontijo

    • Paulo Henrique Lafetá Pinheiro

    • Priscila Papazissis Matuck (Mestre)

    • Ricardo Brito Alves (Mestre)

    • Rodrigo Richard Gomes (Doutor)

    • Rodrigo Vitorino Moravia (Especialista)

    • Sandro Jerônimo de Almeida (Doutor)

    • Sheila Mara Dias (Mestre)

    • Tiago Henrique Belotte 

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    METODOLOGIA


    Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    O processo é realizado em duas fases:

    1. INSCRIÇÃO

    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.

    - Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;

    - Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA

    O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:

    - atualização dos dados cadastrais;

    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;

    - adesão ao termo de matrícula.


    PAINEL DO CANDIDATO

    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.

    IMPORTANTE

    • Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.

    • A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.

    • Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.


    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI

    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.


    Migração de cursos:

    Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.

    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ

    ACESSO AO CURSO

    RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

    Cursos confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.

    Novas Ofertas para 2025: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail do aluno no dia 17/03/2025. Início das aulas em 24/03/2025. 

    REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

    • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
    • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
    • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
    • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
    • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
    • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
    • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    * Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    1. Já ter colado grau.

    2. Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

    3. Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

     
    Coordenação
    • Rommel Vieira Carneiro - Mestre
    • Rodrigo Vitorino Moravia - Especialista

    Área do Conhecimento

    Gestão | Tecnologias Digitais
     

    Período de Realização

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Carga Horária

    Em breve
     

    Investimento

    24 x R$ 260,00

    20 x R$ 312,00

    15 x R$ 416,00

    10 x R$ 624,00

    5 x R$ 1248,00

    1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00

    Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

    *Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Diploma Estrangeiro

      Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

       

      Estágio

      Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

      Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

      *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

      Estude na Melhor

       

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central