Olá,

Gestão e Desenvolvimento de Produtos Digitais

Modalidade: Curso de Pós Graduação EAD - Oferta 2022
Período: Inscrições Abertas
Produto indisponível!
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento

Gestão e Desenvolvimento de Produtos Digitais

No mundo complexo que vivemos, é fundamental abraçar as incertezas e aprender com o cliente o que, de fato, gera valor e faz a diferença. O curso de Gestão e Desenvolvimento de Produtos Digitais capacita profissionais de todas as áreas para a criação e gestão de produtos e serviços voltados para a economia digital, tendo a experiência do usuário como principal ponto de atenção. São abordados temas como o processo de Design Thinking, as características e potencialidades das novas plataformas digitais, as estruturas dos novos modelos de negócios, as estratégias de marketing digital e de produtos digitais, além da gestão de equipes a partir de metodologias ágeis e com a promoção da mentalidade de produto ao invés da mentalidade de projeto. O compromisso com a experiência do usuário estimula e direciona as equipes internas em torno de um propósito, cria produtos e serviços inovadores e promove uma forte conexão entre empresa e seu público-alvo. O curso tem foco na formação do perfil de profissional responsável por mapear necessidades reais a partir da perspectiva do cliente e representá-lo em equipes responsáveis pelo desenvolvimento de soluções digitais. Os profissionais formados ocupam posições altamente demandadas no mercado de Product Managers ou Product Owners. O curso conta com um corpo docente altamente qualificado formado por acadêmicos e profissionais de mercado com experiência nas áreas de Design de Produtos, Customer Experience, Marketing, Gestão e Tecnologia da Informação.

 

 

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

  • Entender a importância das organizações baseadas em produtos no contexto corporativo e para os resultados do negócio;

  • Ter ampla visão sobre os conceitos e melhores práticas relacionadas à gestão de produtos digitais na organização;

  • Criar estratégia de produto, Produtos Mínimos Viáveis (MVPs) e executar testes para encontrar a correta adequação do produto digital ao mercado;

  • Adotar uma abordagem estratégica para projetar e desenvolver produtos digitais para orientar a inovação na organização;   

  • Trabalhar com análise de dados e gerenciamento de produtos com abordagens analíticas rigorosas para lançar, desenvolver e gerenciar produtos digitais;

  • Mapear e compreender ecossistemas complexos de parceiros, clientes e da concorrência; 

  • Assumir posições de liderança em  uma organização centrada no produto;   

  • Gerenciar as expectativas dos stakeholders com base em uma estratégia de comunicação e de geração de valor;

  • Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados à produtos digitais e verificar seus impactos no ambiente corporativo e em novos projetos.

Áreas de atuação do egresso:

Dentro das organizações, o especialista em Gestão e Desenvolvimento de Produtos Digitais poderá atuar em papéis como Diretor de produtos, Product Manager, Product Owner, Product Designer, Scrum Master, Gerente de Projetos nas mais diversas áreas que demandam soluções digitais. Além disso, é possível que o profissional atue de forma diferenciada em equipes multidisciplinares que tenham como objetivo o desenvolvimento de projetos inovadores em TI.

 

 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior:

  • em áreas como Administração, Ciência da Informação, Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras e que buscam progressão na carreira atuando em equipes de desenvolvimento de produtos digitais; 

  • em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos;

  • independentemente da área de formação, que atuam no mercado como gestores de negócios, gerentes ou coordenadores de informática, gerentes de projeto, analistas de negócios, analistas de desenvolvimento de sistemas, analistas de suporte técnico e consultores de sistemas.

  • que pretendem investir ou mudar de carreira ou que estejam em busca de novas habilidades, competências, soft skills e networking na área de desenvolvimento e gestão de produtos digitais.

 

 

CONTEÚDO DO CURSO

 

PILAR: EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

A geração de valor para o cliente como principal estratégia.

  • Customer Experience e UX Metrics
    • Cultura Customer-Centric.
    • Customer Experience (CX).
    • Mapeamento da Jornada do Cliente.
    • Relacionamento: multichannel, crosschannel e omnichannel.
    • Metodologias de monitoramento e métricas.
  • Product Design, UX e Product Discovery
    • Design Thinking.
    • Métodos de pesquisa.
    • Human Centered Design (HCD).
    • Jornada do Cliente ("As Is").
    • Técnicas de Priorização (MoSCoW, RICE, Kano).
    • Ferramentas de monitoramento da experiência.
    • Governança do conhecimento em produtos digitais
  • Design Ops e Product Delivery
    • Jornada do Cliente ("To be").
    • Requisitos de usabilidade. Acessibilidade na web.
    • Arquitetura de informação.
    • Design de interação. Design de navegação. Design de interface.
    • Ferramentas de prototipação e Testes de usabilidade (Testes A/B, Mapas de calor).
    •  Produto Mínimo Viável (MVP).
  • Fundamentos da Gestão de Produtos Digitais
    • Cultura Digital. Conceitos e fundamentos da gestão de produtos.
    • Mentalidade de produto x projeto (Product thinking mindset).
    • Ciclo de vida do produto.
    • Papel do gerente de produtos.
    • Tendências de negócios na economia digital.
       

      PILAR: TECNOLOGIA

      O digital como plataforma para criação de soluções inovadoras.
  • Transformações Digitais
    • Indústria 4.0 e economia digital.
    • Organizações exponenciais. Tecnologias e plataformas digitais.
    • Metodologias de Foresight e Forecasting.
  • Data Discovery e Analytics
    • Descoberta de dados. Fundamentos e requisitos de aplicações de suporte à decisão.
    • Aplicações OLAP. Análise, visualização e comunicação de dados.
    • Ferramentas de Data Discovery e Self-Service Analytics.
  • Arquitetura de Soluções Digitais
    • Fundamentos da Engenharia de Software.
    • Arquitetura, Infraestrutura e Stacks de Tecnologia.
    • Cultura e Práticas DevOps.
  • Digital Product Analytics
    • Digital Analytics: conceitos e aplicações.
    • Métricas digitais. Métricas HEART e AARRR.
    • Planejamento de métricas, KPIs e otimizações.
  • Estratégia Digital e Web Analytics
    • Introdução ao Marketing de buscas.
    • Métricas e mensuração de resultados digitais em aplicações Web.
    • Otimização de sites para buscas (SEO).
    • Google Ads e Ferramentas de Web Analytics.
       

      PILAR: GESTÃO E NEGÓCIOS

      Liderança consciente e agilidade nos negócios.
  • Gerenciamento Ágil de Projetos
    • Abordagem PMI
    • Abordagem Ágil - Manifesto ágil, Métodos ágeis, Scrum, Kanban
    • Ferramentas de gerenciamento de projetos.
  • Gestão de Produtos Digitais
    • Métodos ágeis de gestão de produtos.
    • Cocriação com clientes.
    • Gestão de produtos e portfólios de produtos.
    • Ferramentas de apoio na gestão de produtos.
    • Papéis e liderança em Gerenciamento de Produtos.
  • Gestão de Negócios Digitais
    • Gestão financeira e Gestão orçamentária.
    • Avaliação de Negócios.
    • Priorização e planejamento de investimentos (CAPEX e OPEX).
  • Gestão de Pessoas e Equipes
    • Equipes tradicionais e ágeis.
    • Papéis e responsabilidades em times ágeis.
    • Desenvolvimento de Equipes e Retenção de Talentos em TI.
    • Mudanças Organizacionais.
    • People Analytics.
    • Leadership Skills.
  • Marketing de Produtos Digitais
    • Business Model Canvas (BMC).
    • Product-Market Fit.
    • Ecossistema de mídias digitais e Marketing Digital.
    • Monitoramento de mídias sociais.
    • Estratégias de go-to-market.
  • Product Growth
    • Growth hacking
    • Product Led Growth 
Confira as ementas AQUI.

 

 

CORPO DOCENTE
  • Rachel Montenegro - Mestre

  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre

  • Leonardo Bráulio de Oliveira Silva - Mestre

  • Isabella Fonseca - Especialista

  • Thais Falabella - Mestre

  • Liniquer Kavrokov - Mestre

  • Rodrigo Moravia - Especialista

  • Tiago Belotte - Especialista

  • Marco Mendes - Mestre

  • André Carneiro - Especialista

 

 

METODOLOGIA

Ambiente de aprendizagem-3.png

Para ver a metodologia completa, clique aqui.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PROJETO INTEGRADO 

O Projeto Integrado é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades desenvolvidas ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

O objetivo deste trabalho é fazer com que o participante:

- Explore e consolide os conhecimentos adquiridos no curso;

- Desenvolva sua capacidade e autoconfiança nas soluções de problemas;

- Desenvolva sua capacidade e habilidade de comunicação;

- Produza um documento técnico-científico de qualidade e que reflita um tema relevante na área. 

O trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto de caráter interdisciplinar e multidisciplinar na área de conhecimento do curso. O projeto deverá ser de cunho prático e será desenvolvido seguindo o planejamento definido pelo professor responsável.

Para a realização do projeto, o professor apresentará aos alunos um plano de trabalho com definições sobre como o trabalho será conduzido, produtos a serem entregues, composição de grupos de alunos e as formas e critérios de avaliação. 

O professor responsável pelo projeto acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito ao planejamento e execução do projeto, bem como as formas e critérios de avaliação serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e/ou vídeos.  

 

 

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar:  Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

 

 

ACESSO AO CURSO

Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

 

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

 

 

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio no decorrer dos cursos de pós-graduação a distância. *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre
  • Tadeu dos Reis Faria -

Área do Conhecimento:

  • Tecnologia da Informação
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

 

Início das aulas

Início das aulas dos cursos que forem confirmados: 14/03/2022

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

 
 

Duração

 

Os cursos possuem carga horária total de 384 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

No entanto, o aluno pode realizar o curso em menos tempo. O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso, em comum acordo com a coordenação.

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
 

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

Veja o modelo AQUI.

Comentários

Deixa seu comentário e sua avaliação

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Cursos Visitados

Instituições da Arquidiocese de
Belo Horizonte