Gestão em Esg: Ambiental, Social e Governança
Gestão em ESG: Ambiental, Social e Governança
A demanda por profissionais ESG é alta, na medida em que as organizações estão aumentando cada vez mais os investimentos em boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Tais profissionais são responsáveis por atuar com um conjunto de ações visando a implementação, desenvolvimento e acompanhamento contínuo da agenda da sustentabilidade. Os colaboradores com expertise em ESG podem auxiliar as organizações a se tornarem protagonistas nos mercados em que atuam à medida que suas operações impulsionam transformações positivas.
Por se tratar de um setor relativamente novo, e considerando que a formação deve ser transversal e multidisciplinar, faltam pessoas capacitadas no assunto.
O curso apresenta os principais aspectos abarcados nas práticas ESG, fruto de um processo transformacional no qual novos valores éticos estão tomando a pauta do ambiente corporativo. Em uma nova realidade mundial que se projeta, de investidores, consumidores e stakeholders cada vez mais informados e engajados em questões ambientais e sociais, não basta que as empresas sejam economicamente viáveis, e rentáveis aos sócios e acionistas, elas precisam gerar um impacto positivo para a sociedade e devem não só adimplir às obrigações ambientais, como também contribuir com uma nova consciência ambiental e social.
O curso foi desenvolvido de forma coordenada, reunindo especialistas em sustentabilidade corporativa e implementação de fatores ESG que possuem sólida experiência no mercado, aliando teoria e prática.
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Ao final do curso, o aluno será capaz de:
- Proteger e agregar valor para o negócio por meio da análise, mensuração e acompanhamento dos aspectos sociais, ambientais e de governança;
- Apoiar e Influenciar as decisões estratégicas da empresa (tais como Alocação de Capital, Gestão de Compromissos Públicos, relação com investidores);
- Identificação e gestão dos riscos e oportunidades ESG de cada negócio avaliado;
- Atuação com educação corporativa, comunicação interna e externa, advocacy, policy making;
- Centralizar o suporte aos negócios na construção/condução dessas soluções, agregando o olhar de sustentabilidade como variável chave do business case;
- Comunicação com stakeholders (articulação dentro da empresa, construir relacionamentos interpessoais);
- Analisar informações e interpretar resultados com foco ESG;
- Buscar constantemente as versões mais atuais das metodologias e frameworks de mercado relacionados à temática ESG para implantação e desenvolvimento contínuo das ações.
Competências a serem desenvolvidas
- Identificar quais são os gargalos da empresa em termos ESG;
- Elaborar e interpretar relatórios de sustentabilidade;
- Resolver problemas complexos relacionados à pauta ESG;
- Interação com diferentes stakeholders (fornecedores, colaboradores, clientes, investidores, comunidade, governo);
- Desenvolver, liderar e gerir a estratégia e iniciativas com foco em escalar e ampliar os impactos sociais e ambientais e a geração de valor para o negócio;
- Liderar a estruturação de instrumentos financeiros visando escalar os temas de impacto;
- Consolidar e aplicar metodologias e instrumentos visando monitorar a estratégia e o impacto;
- Potencializar as oportunidades, alavancar inovações e tecnologias sociais e minimizar os riscos ambientais, sociais e de governança para o negócio;
- Desenvolvimento de orientações técnicas e relatórios com matriz de oportunidades ESG para melhoria de desempenho operacional e perpetuação do negócio.
- Implementar políticas corporativas de sustentabilidade e de responsabilidade social
Áreas de atuação do egresso
Jurídico, sustentabilidade, suprimentos, relações governamentais, relação com investidores, Conselhos de Administração, área financeira.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer profissional que queira compreender os novos paradigmas ESG e enxergue potencial neste mercado de trabalho.
Indicado para analistas, especialistas, gestores consultores - de diversas áreas - que tenham o objetivo de compreender esta nova lógica de gestão empresarial e obter uma visão sistêmica para fins de implementação das políticas corporativas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança.
O curso pode impulsionar a carreira de profissionais de vários campos do conhecimento, tais como os que atuam com comunicação, finanças, agenda da sustentabilidade, jurídico, engenharias, gestão ambiental, administração de empresas etc.
Profissionais com formação abrangente ESG podem atuar em áreas específicas ESG ou em diferentes áreas do negócio na busca por soluções para os desafios complexos enfrentados pelas organizações do setor privado, público ou do terceiro setor, tais como as mudanças climáticas, transição energética, enfrentamento às desigualdades e atendimento às comunidades, gestão de dados, gestão de riscos, desenvolvimento de políticas de diversidade.
Por meio de abordagens teóricas e, principalmente, práticas, o profissional terá condições de auxiliar na adoção genuína dos fatores ESG em qualquer organização.
PROGRAMA DO CURSO
Alternativas às mudanças climáticas e mitigação de riscos
As novas relações de trabalho e cultura organizacional
Direitos humanos e programas de diversidade e inclusão
Economia circular e desenvolvimento sustentável
Enforcement e os riscos de greenwashing
Finanças sustentáveis
Fundamentos do ESG, ODS e liderança
Gestão da sustentabilidade na cadeia de fornecedores e rastreabilidade
Gestão de projetos e pensamento sistêmico
Gestão de riscos ambientais e compliance ambiental
Gestão estratégica de stakeholders, comunicação e reputação
Governança corporativa e programas de integridade
Negócios e investimentos de impacto como estratégia corporativa
Novas perspectivas para o capitalismo: consciente, regenerativo e de stakeholders
Relatórios de sustentabilidade, certificações e padronização
Humanidades*
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
ConfIra as ementas AQUI.
CORPO DOCENTE
Adriana Gontijo (Mestre)
Alice Abreu Lima (Mestre)
Angela Donaggio (Doutor)
Diego Rodrigues Iritani (Mestre)
Fernanda Melo (Especialista)
Flavia Marchezini (Mestre)
Frederico Machado Marques (Mestre)
Frederico Marques (Especialista)
Gabriel Augusto de Carvalho (Mestre)
João Vitor Souza Teixeira (Especialista)
Juliana Rubim (Especialista)
Lígia Barroso Fabri (Mestre)
Marco Antônio Costa de Freitas (Mestre)
Regiane Abreu (Especialista)
Roberta Coutinho (Mestre)
Viviane Elias Moreira (Mestre)
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
METODOLOGIA
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;
- Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA
O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais;
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;
- adesão ao termo de matrícula.
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
IMPORTANTE
Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.
Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Migração de cursos:
Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
- Pilar de Souza e Paula Coutinho Eloi - Mestre
- Renato Marcuci Barbosa da Silveira - Mestre
Área do Conhecimento
Gestão | AdministraçãoPeríodo de Realização
?O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Carga Horária
Em breveInvestimento
24 x R$ 260,00
20 x R$ 312,00
15 x R$ 416,00
10 x R$ 624,00
5 x R$ 1248,00
1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00
Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Trabalho de conclusão de curso
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Veja o modelo AQUI.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Diploma Estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Estágio
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Estude na Melhor
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Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
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