Página inicial/Pós-graduação (Lato Sensu)/EAD com aulas gravadas

Gestão em Saúde - EAD com aulas gravadas

Pós EAD com aulas gravadas - Oferta 2°2026
Mensalidades a partir de:

Carregando...
Características:
Área de Atuação: Gestão e Negócios
Duração Curso: Até 18 mesesAté 18 meses

Gestão em Saúde


Este curso está centrado na compreensão das exigências de conhecimento em gestão, demandados pela sociedade contemporânea, assim como dos novos formatos de disseminação e apreensão deste conhecimento. Tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior para atuação multiprofissional na área da saúde, observando as diretrizes do Sistema Único de Saúde, visando a melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

Em um país com as dimensões continentais do Brasil é comum o investimento em projetos para o desenvolvimento de melhores condições de vida da população com a participação da iniciativa empresarial e pública. Assim, pretende atender à necessidade das empresas e instituições ligadas a prestação de serviços em saúde, de terem em seu quadro funcional, gestores capazes de entender e lidar com as exigências e demandas do setor para com essas empresas e instituições, assim como, de seu papel na manutenção de políticas públicas de saúde.

O curso de Especialização de Gestão em Saúde orbita na compreensão crítica das situações do mundo contemporâneo e na habilidade de elaborar estratégias e propor soluções na saúde, entendendo os desafios sociais, econômicos, ambientais e de outras naturezas.

Titulação: Especialista
Módulo IA Aplicada

COMO FUNCIONA A MODALIDADE


A modalidade EAD com aulas gravadas possui todas as disciplinas no formato assíncrono, ou seja, o aluno conta com a flexibilidade de assistir às aulas onde, quando e quantas vezes desejar. O material utilizado nas disciplinas fica disponível até o prazo máximo para conclusão do curso.

METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

OBJETIVOS

Este profissional estará capacitado para ser um gestor de saúde, apresentando uma visão interdisciplinar e global das diversas situações com que se depara e nas quais se requererá a tomada de decisão. Estará apto para:

  • O gerenciamento de serviços e exercer funções de administração, elaboração e acompanhamento de projetos ligados a saúde.

  • Atender à necessidade das entidades privadas ligadas a prestação de serviços em saúde de terem em seu quadro funcional, gestores capazes de entender e lidar com as exigências e demandas do setor, assim como, de seu papel na adoção e manutenção de políticas públicas de saúde.

  • Atender à necessidade nos órgãos públicos, de ter em seus quadros funcionais, gestores de unidade ou setores, que além de profissionais de administração entendam o processo saúde/doença, para que possam escolher e implementar as melhores alternativas para a tomada de decisão e gerenciamento de suas respectivas operações.

  • Atuar como analistas encarregados do planejamento e desenvolvimento de instituições e estruturas de gerenciamento e pesquisa ligados a saúde;

  • Atuar como analistas encarregados do planejamento e desenvolvimento de projetos ligados a saúde;

  • Atuar na coordenação e acompanhamento de projetos ligados a saúde. 

Competências a serem desenvolvidas:

No curso de Especialização de Gestão em Saúde Pública, o foco está no desenvolvimento de competências relacionadas ao diagnóstico, planejamento, execução e análise de atividades administrativas em organizações de saúde, públicas, privadas e do terceiro setor. Destacam-se:

  • Habilitar-se a gestão de institutos, departamentos, secretarias que tenham como foco de atuação nas questões ligadas a saúde;

  • Desenvolver uma visão global e abrangente das organizações, públicas e privadas, com consciência das implicações sociais e ambientais das decisões econômicas, políticas e culturais dos profissionais do mundo contemporâneo;

  • Saber elaborar propostas e soluções inovadoras para tomada de decisões estratégicas em organizações diversas, na própria sociedade e no meio ambiente.

  • Empregar métodos variados de análise quantitativa e qualitativa aplicados aos problemas da gestão, atuando com responsabilidade como agente de mudança nas organizações e na sociedade em geral;

  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade de apreender as questões políticas e administrativas, estar aberto às mudanças e ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional. 

Áreas de atuação do egresso:

Empresas e instituições privadas de saúde, empresas que desenvolvem ações no contexto da saúde, órgãos públicos vinculados com a saúde, organizações não governamentais.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo do curso é composto por pessoas com qualquer formação superior, que se interesse pelo aprimoramento na carreira de Especialista de Gestão em Saúde.

PROGRAMA DO CURSO

  • Administração Financeira

  • Análise de Investimentos e Riscos

  • Bioestatística - Métodos de Análise

  • Contabilidade Básica para Negócios em Saúde

  • Gestão da Qualidade em Saúde

  • Gestão de Custos

  • Gestão de Pessoas

  • Gestão de Projetos em Saúde

  • Marketing em Organizações de Saúde

  • Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde

  • Políticas e Programas em Saúde

  • Princípios de Gestão de Materiais e Logística Aplicados

  • Sistema de Informação e Gestão Tecnológica em Saúde

  • Tópicos Jurídicos em Saúde

  • Vigilância Sanitária e Gestão Epidemiológica

Confira as ementas AQUI. 

CORPO DOCENTE

  • Bruno Luiz Chaves Alberto

  • Carolina Costa Resende

  • Dhenis Cruz Madeira

  • Jose Guilherme Chaves Alberto

  • Juliana Silveira Teixeira

  • Leandro Moreira Garcia

  • Leonardo Rischele Felisbino

  • Ludmila Cristina de Oliveira

  • Marcelo Prímola Magalhães

  • Natália de Cássia Horta

  • Otaviano Francisco Neves

  • Raquel Alves Furtado

  • Thiago Mattar Monice

O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

ACESSO AO CURSO

A liberação das aulas será em até 72h após a realização da matricula.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Cursos com início em 72h após a matrícula.

O processo é realizado em duas fases:

1. INSCRIÇÃO

- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.

- Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;

- O pagamento da 1ª parcela deve ser realizado, via cartão ou boleto, a título de confirmação da inscrição. Caso opte pelo pagamento da 1ª parcela via boleto bancário, o vencimento será de até 5 dias corridos e, após o pagamento, o processamento poderá ser em até 72 horas.

- Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.


Para confirmação da matrícula em até 72 horas, é necessário a confirmação do pagamento por cartão de crédito.

A partir da 2ª parcela, os boletos serão enviados por e-mail, 10 dias antes do vencimento, para pagamento sem encargos até o 5º dia útil.


2. MATRÍCULA

O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:

- atualização dos dados cadastrais;

- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;

- adesão ao termo de matrícula.

FAÇA A SUA MATRÍCULA E GANHE O MÓDULO IA APLICADA
Saiba mais sobre o módulo AQUI.

PAINEL DO CANDIDATO

Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.

IMPORTANTE

  • Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.

  • A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.

  • Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.

ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI

Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUIpara ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.

Migração de cursos:

Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.

Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ

A PUC Minas reserva-se o direito de alterar as informações divulgadas sobre os cursos ofertados, bem como de cancelar qualquer especialização caso o número de inscritos e matriculados não seja suficiente para viabilizar sua realização. A instituição também se reserva o direito de encerrar as inscrições antes do prazo previsto, mediante o preenchimento total das vagas disponíveis.

Em caso de cancelamento da oferta, o candidato poderá optar pela migração para outro curso ou o reembolso do valor pago.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

  1. Já ter colado grau.

  2. Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

  3. Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

Turma Única
 
Coordenação
  • Bruno Luiz Chaves Alberto
    José Guilherme Chaves Alberto
Curso Confirmado

Área do Conhecimento

Gestão e Negócios | Saúde
 

Período de Realização

O prazo máximo para a conclusão do curso é de até 18 meses, contados a partir da data da matrícula. Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, que é de 24 meses.

Curso confirmado: a liberação das aulas será em até 72h após a realização da matricula.

 

Carga Horária

O curso possui carga horária total de 360 horas.
 

Investimento

24 x R$ 260,00

20 x R$ 312,00

15 x R$ 416,00

10 x R$ 624,00

5 x R$ 1248,00

1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00

Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

 

Parceiros e Descontos

Veja aqui a Política de Parcerias e Descontos para os cursos de Pós-graduação da PUC Minas.

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, para envio do arquivo em Word ao Setor Financeiro, pelo e-mail: financeiroiec@pucminas.br. 

Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.

Consulte AQUI o contrato de prestação de serviços. 
 

Trabalho de conclusão de curso

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

Certificação

Ao finalizar todo o conteúdo do curso, o aluno estará habilitado para gerar o seu certificado digital de participação, emitido pela PUC Minas.

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser

  • Tenha atendimento personalizado

  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.

  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico

     

    Diploma Estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.

    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da PÓS PUC Minas quando necessário.

    ALGUNS CURSOS NÃO CELEBRAM CONTRATO DE ESTÁGIO, CONFIRA A LISTA AQUI.

    Estude na Melhor

     

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      6ª colocação no ranking de depositantes de registros de patentes de programas de computador no INPI.

    • icon_3
      Reputação

      A maior Universidade Católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      São 130 convênios acadêmicos ativos em mais de 25 países, além de cursos com a possibilidade de dupla diplomação.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa, com qualidade reconhecida pela Capes, consolidam a PUC Minas como um centro de excelência na formação de mestres e doutores.

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 4 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade a realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central