Olá,

Gestão em Sociedades Cooperativas

Características


Modalidade: Curso de Pós Graduação EAD - lato sensu
Período: Inscrições até o dia 26/02/2019
Faça agora sua inscrição!

Valor referente a matrícula no curso

ver todas as formas de pagamento
 

Gestão em Sociedades Cooperativas

 

Área de conhecimento:

  • Gestão

Descrição

INSCRIÇÕES: DE 01 DE DEZEMBRO A 26 DE FEVEREIRO. 

Esta Pós-Graduação possibilitará aos participantes a compreensão e análise da gestão das sociedades cooperativas, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à praxis cooperativa, a capacitação para inovar e qualificar a atuação dos participantes em todos os processos da gestão das sociedades cooperativas. A articulação da teoria e prática para contribuir com o aperfeiçoamento do estudo da gestão das sociedades cooperativas em todos os seus aspectos, formando quaisquer profissionais que estão atuando nas sociedades cooperativas ou querem atuar.

Todo o projeto do curso de pós-graduação tem como premissa formar professores e técnicos para que possam disseminar a gestão das sociedades cooperativas em todo o Brasil, corroborando com as diretrizes da ALIANÇA INTERNACIONAL COOPERATIVA – ACI.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS​

 

- Capacitar, em nível de Pós-Graduação, profissionais de nível superior para atuarem com competências específicas nas Sociedades Cooperativas e Sociedades de Economia Social e Solidária, proporcionando-lhes conhecimentos nas áreas de ciências sociais aplicadas, técnicas-legais e gerenciais, como também atualizar os conhecimentos daqueles que já trabalham nas sociedades de economia social e solidária, principalmente nas sociedades cooperativas.

- Promover o processo de educação cooperativista, através de seu quadro social, pontuando-as em sua importância, para cooperados, funcionários e para a sociedade como um todo.

- Atuar nos diversos processos necessários ao eficiente e eficaz funcionamento das sociedades cooperativas.

A QUEM SE DESTINA

 

O Curso destina-se aos profissionais com formação superior com atuação no movimento cooperativista e da Economia Social/solidária, capacitando a todos que, de forma direta ou indireta, fazem parte da engrenagem da cooperação mútua. E profissionais que queira se capacitar para prestar serviços à este novo tipo societário que tanto tem crescido no Brasil e principalmente em Minas Gerais que tem mais de 2000 sociedades cooperativas em funcionamento (dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – JUCEMG).

CONTEÚDO DO CURSO

 

1 - História e Doutrina Cooperativista e Sociologia da Cooperação

2 - Sociedades de Economia Social

3 - Legislação Cooperativista I

4 - Legislação Cooperativista II

5 - Contabilidade Cooperativista 

6 - Administração e Governança Corporativa

7 - Gestão de Custos

8 - Gestão Financeira

9 - Organização do Quadro Social

10 - Marketing e Comunicação

11 - Gestão Estratégica da Informação

12 - Gestão de Projetos

Confira as ementas aqui.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

 

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matriculapos@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

 

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

 

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. A confirmação da orferta do curso será feita entre os dias 20 e 28 de fevereiro. Caso o curso não obtenha o número mínimo de matriculados, sua oferta estará suspensa. O valor pago referente à matrícula será devolvido.

5. Envio de Login e Senha: 11/03/2019.

6. Início das aulas: 18/03/2019.

CORPO DOCENTE

 

- Oscar de Souza Moreira (Especialista)

- Adriana de Mello Castro Giroletti (Especialista)

- Ronise de Magalhães Figueiredo (Mestre)

- Flávio Machado Vilhena Dias (Mestre)

- Dorly Dickel (Especialista)

- Geraldo Magela da Silva (Mestre)

- Hélvio Tadeu Cury Prazeres (Mestre)

- Vinícius de Castro Scotta dos Passos (Mestre)

- Lydia Maria Nunes Costa Fernandes (Especialista)

- Evaldo Moreira Matos (Especialista)

- Gustavo Teixeira Silva (Mestre)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):

  • Ronise de Magalhães Figueiredo -
 

Fale com o coordenador:

Clique aqui e envie uma mensagem.

informações gerais

  • Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas e duração médi​a de 18 meses.​

     
     
     
     

    Investimento

    20 x R$ 290,00

    ​​ou R$ 5.800,00

    Descontos:

    - 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

    - 7% para pagamento à vista. 

    Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

    Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

     

    Metodologia

     

    O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

    O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data. 

    Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

    Benefícios

    - Estude onde e quando quiser. 

    - Tenha atendimento personalizado. 

    - Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

    - Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

    Veja o modelo do certificado aqui​.

    ​​

    Requisitos tecnológicos

     

     

    O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

     

    - Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

    - Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

    - Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

    - Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 – Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

    - Google Chrome (versão mais recente), Mozilla Firefox (versão mais recente) ou Apple Safari (versão mais recente);

    - Adobe Flash Player (versão mais recente);

    - Adobe Reader (versão mais recente);

    - Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

    - Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

  •  
 

 

Características


Comentários

Deixa seu comentário e sua avaliação

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Cursos Visitados

Instituições da Arquidiocese de
Belo Horizonte