>>> O único curso de especialização em Gestão Estratégica de Processos de Negócio de Minas Gerais e o primeiro do Brasil credenciado pela ABPMP. <<<
De acordo com um artigo do BPTrends, BPM (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócio é uma estratégia de negócios focada na melhoria de performance e sustentabilidade do negócio. A Versão 3.0, mais recente, do BPM CBOK (Common Body of Knowledge), criado e mantido pela ABPMP ? Association of Business Process Management Professionals, define que 'Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM ? Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer governança de processos''.
Assim, temos em BPM uma disciplina de Gestão que busca resultados concretos nas organizações por meio de uma abordagem que une metodologias e tecnologias. Porém, sem a base adequada das informações de gestão, não há tecnologia que poderá ser bem utilizada em um ambiente organizacional. Neste sentido, a base de informações que o curso se propõe a trazer para os alunos é ampla, iniciando da visão estratégica, passando pelo entendimento do ciclo de vida de BPM, em que podem ocorrer melhorias e transformações de processos, e também abordando questões importantes sobre gerenciamento de desempenho e governança de processos, dentre outros assuntos correlatos importantes dentro da disciplina de gerenciamento de processos de negócio.
Com isso, considerando a existência de uma demanda mundial e que apresenta uma importante expansão no Brasil, torna-se necessário um curso que capacite profissionais a atuar de modo a suprir a necessidade de compreender e executar o ciclo BPM, apoiando efetivamente os resultados das empresas e organizações e considerando o foco e a jornada do cliente, assuntos hoje de crescente relevância e tratamento pelas organizações.
INVESTIMENTO
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela ? pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas ? sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas ? sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas ? sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas ? sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
PESSOA JURÍDICA COMO RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br . O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
POLÍTICA DE DESCONTO
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
OBJETIVOS
Formar especialistas em gestão estratégica de processos de negócios, possibilitando-os utilizar informações e ferramentas de levantamento, mapeamento e gerenciamento de processos de negócio (BPM ? Business Process Management), com uma visão estratégica de aprimoramento contínuo e alinhamento estratégico aos processos e metas da organização, considerando a jornada e foco do cliente. Visa, portanto, contribuir para o fornecimento de soluções concretas para o aumento dos resultados positivos e competitividade das empresas.
Através da percepção e de um aperfeiçoamento da visão sistêmica e estratégica do negócio, através da gestão integrada dos processos, o profissional se torna apto a atuar pro-ativamente na perspectiva de obtenção de vantagem competitiva sustentável da organização, com orientação para o curto, médio e longo prazos, possibilitando uma maior organização, controle e agilidade da empresa.
Além disto, visa possibilitar que o profissional possa entender sobre como utilizar o grande potencial da Tecnologia da Informação para agregar valor ao negócio através do uso da informação e dos conhecimentos adquiridos com o curso. Possibilita, portanto, maximizar a eficiência, eficácia e efetivo uso dos processos, de modo sustentável, assim como também possibilita fornecer conhecimento adequado para a criação e proposição de processos inovadores e diferenciados.
O curso é alinhado aos conceitos e práticas difundidas pela ABPMP e difundidas principalmente pelo corpo de conhecimento das melhores práticas em Gerenciamento de Processos de Negócio, o BPM CBOK, mas não se limitando a este conjunto de informações, uma vez que expande os conhecimentos pensando na necessidade prática do profissional no dia a dia do exercício de suas atividades em processos.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais envolvidos em atividades e iniciativas relacionadas a Gerenciamento de Processos de Negócio, que podem ser: gerenciamento, modelagem, análise, desenho, controle, melhoria, redesenho, governança de processos, reengenharia e inovação e transformação de processos, gerenciamento de desempenho de processos, organização de gerenciamento de processos, gerenciamento de processos corporativos e tecnologias de gerenciamento de processos de negócio, qualidade, bem como profissionais e interessados em quaisquer dessas áreas.
Profissionais de empresas que estão passando pela implantação de processos e gerenciamento de processos de negócio ? BPM (Business Process Management). Consultores na área de gestão e processos que queiram se aprimorar. Administradores de empresas, analistas e gestores de processos, analistas de negócios, profissionais da área de gestão de conhecimento e ciência da informação, profissionais da área de TI que lidam com processos organizacionais, gerentes e líderes de projetos relacionados a processos de negócio e transformações de processos.
Será necessário um nível mínimo de conhecimento para leitura de Língua Inglesa, que permita a adequada leitura do material em inglês (livros, sites, artigos e papers internacionais, entre outros) utilizado ao longo do curso.
CONTEÚDO DO CURSO
1) Introdução a BPM, Contexto Organizacional e Profissional
2) Estratégia e Modelagem do Negócio Aplicada com Foco em BPM
3) Notações para Representação de Processos
4) Da Cadeia de Valor e Percepção de Valor ao Desdobramento dos Processos
5) Análise e Desenho de Processos com Foco na Jornada do Cliente
6) Análise Financeira em Processos e Governança Legal
7) Gerenciamento de Desempenho de Processos
8) Transformação de Processos
9) Tecnologias de Processos
10) Gestão de Mudanças em Processos e Negociação
11) Organização do Gerenciamento de Processos e Governança de Processos
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA:
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÂO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Recebimento de login e senha e início das aulas:
Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.
Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 1h.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
CORPO DOCENTE
- Adriane Maria Arantes de Carvalho (Doutor)
- Ana Catarina Lima Silva (Mestre)
- Francisco Antônio Tavares Junior (Especialista)
- Luis Fernando de Araújo Nogueira Lima (Especialista)
- Jacqueline Furtado Portella (Especialista)
- Augusto Gonçalves Gomes Junior (Mestre)
- Vinícius de Paula Michel (Mestre)
- Roberta Chendes Dias Gomes (Mestre)
- Rogério Ferreira Lima (Especialista)
- Diovani Luiz Merlo (Especialista)
- Juliana Barbosa e Oliveira (Mestre)
- Marcos Vinícius Dias Pereira (Especialista)
- Rosilane Ribeiro da Mota (Doutor)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Coordenadores
Ana Catarina Lima Silva -
Rosilane Ribeiro da Mota -
Informações Gerais
Duração
Os cursos possuem carga horária total de 360 horas e duração média entre 12 e 15 meses.
O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso.
Investimento
Demais cursos: R$ 5.800,00
1 parcela ? pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00
5 parcelas ? sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas ? sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas ? sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas ? sem desconto = 20 x de R$ 290,00
Engenharia de Segurança do Trabalho: R$ 8.640,00
1 parcela ? pagamento à vista com 7% de desconto = R$8.036,00
5 parcelas ? sem desconto = 5 x de R$ 1.728,00
10 parcelas ? sem desconto = 10 x de R$ 864,00
15 parcelas ? sem desconto = 15 x de 576,00
20 parcelas ? sem desconto = 20 x de R$ 432,00
24 parcelas ? sem desconto = 24 x R$ 360,00
Descontos:
- 7% para pagamento à vista.
- 5% em cada curso a contar do ato da matrícula no segundo curso, para lunos que se matricularem em dois cursos simultâneos;
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
Obs.: A primeira parcela é referente a matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.
Metodologia
Os cursos de especialização da PUC Minas Virtual possuem carga horária de 360 horas/aula e são compostos por 15 disciplinas de 24 horas/aula de aprendizagem cada, com as seguintes exceções:
1) Engenharia de Segurança do Trabalho: 21 disciplinas com carga horária que varia entre 15 e 40 horas/aula de aprendizagem cada totalizando 614 horas/aula.
2) Engenharia de Prevenção Contra Incêndio: 16 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 34 horas/aula de aprendizagem, com carga horária total de 432 horas.
3) Administração Pública, Ciências Criminais, Cuidados Paliativos e Terapia de Dor, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Previdenciário, Direito Educacional, Direito Eleitoral, Direito Público, Direito Tributário, Direito Tributário e Aduaneiro, Engenharia de Manutenção Aeronáutica, Engenharia de Produção, Finanças Aplicadas, Geoprocessamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão do SGI, Gestão Estratégica de Processos de Negócio, Legal Tech: Direito, Inovação e Start Ups, Mercado Financeiro e de Capitais, Revisão de Textos: 12 disciplinas com carga horária de 30horas/aula de aprendizagem, com carga horária total de 360 horas.
4) Compliance e Integridade Corporativa: 14 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 30 horas/aula de aprendizagem, não alterando a carga horária total de 360 horas.
5) Advocacia Empresarial: 13 disciplinas com carga horária de 30 horas/aula de aprendizagem, não alterando a carga horária total de 360 horas.
6) Higiene ocupacional e perícias: 14 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 35 horas/aula de aprendizagem, com carga horária total de 438 hora.
Os cursos são desenvolvidos totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento dos cursos, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas.
O aluno fará uma prova on-line objetiva, por disciplina, no valor de 60 pontos e os 40 pontos restantes serão distribuídos em atividades avaliativas no ambiente virtual de aprendizagem. A partir da publicação da disciplina, as provas ficam disponíveis no ambiente virtual e podem ser realizadas em qualquer dia e horário.
Para ser aprovado, é necessário obter 70 pontos em cada disciplina, bem como no TCC, que também será realizado a distância.
Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser.
- Tenha atendimento personalizado.
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial.
O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Adobe Flash Player (versão mais recente);
- Adobe Reader (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
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