Gestão Estratégica de Processos de Negócio
Gestão Estratégica de Processos de Negócio
De acordo com um artigo do BPTrends, BPM (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócio é uma estratégia de negócios focada na melhoria de performance e sustentabilidade do negócio. A Versão 3.0, mais recente, do BPM CBOK (Common Body of Knowledge), criado e mantido pela ABPMP - Association of Business Process Management Professionals, define que 'Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer governança de processos''.
Assim, temos em BPM uma disciplina de Gestão que busca resultados concretos nas organizações por meio de uma abordagem que une metodologias e tecnologias. Porém, sem a base adequada das informações de gestão, não há tecnologia que poderá ser bem utilizada em um ambiente organizacional. Neste sentido, a base de informações que o curso se propõe a trazer para os alunos é ampla, iniciando da visão estratégica, passando pelo entendimento do ciclo de vida de BPM, em que podem ocorrer melhorias e transformações de processos, e também abordando questões importantes sobre gerenciamento de desempenho e governança de processos, dentre outros assuntos correlatos importantes dentro da disciplina de gerenciamento de processos de negócio. Com isso, considerando a existência de uma demanda mundial e que apresenta uma importante expansão no Brasil, torna-se necessário um curso que capacite profissionais a atuar de modo a suprir a necessidade de compreender e executar o ciclo BPM, apoiando efetivamente os resultados das empresas e organizações e considerando o foco e a jornada do cliente, assuntos hoje de crescente relevância e tratamento pelas organizações.
OBJETIVOS
Formar especialistas em gestão estratégica de processos de negócios, possibilitando-os utilizar informações e ferramentas de levantamento, mapeamento e gerenciamento de processos de negócio (BPM - Business Process Management), com uma visão estratégica de aprimoramento contínuo e alinhamento estratégico aos processos e metas da organização, considerando a jornada e foco do cliente. Visa, portanto, contribuir para o fornecimento de soluções concretas para o aumento dos resultados positivos e competitividade das empresas. Através da percepção e de um aperfeiçoamento da visão sistêmica e estratégica do negócio, através da gestão integrada dos processos, o profissional se torna apto a atuar pro-ativamente na perspectiva de obtenção de vantagem competitiva sustentável da organização, com orientação para o curto, médio e longo prazos, possibilitando uma maior organização, controle e agilidade da empresa. Além disto, visa possibilitar que o profissional possa entender sobre como utilizar o grande potencial da Tecnologia da Informação para agregar valor ao negócio através do uso da informação e dos conhecimentos adquiridos com o curso. Possibilita, portanto, maximizar a eficiência, eficácia e efetivo uso dos processos, de modo sustentável, assim como também possibilita fornecer conhecimento adequado para a criação e proposição de processos inovadores e diferenciados. O curso é alinhado aos conceitos e práticas difundidas pela ABPMP e difundidas principalmente pelo corpo de conhecimento das melhores práticas em Gerenciamento de Processos de Negócio, o BPM CBOK, mas não se limitando a este conjunto de informações, uma vez que expande os conhecimentos pensando na necessidade prática do profissional no dia a dia do exercício de suas atividades em processos.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais envolvidos em atividades e iniciativas relacionadas a Gerenciamento de Processos de Negócio, que podem ser: gerenciamento, modelagem, análise, desenho, controle, melhoria, redesenho, governança de processos, reengenharia e inovação e transformação de processos, gerenciamento de desempenho de processos, organização de gerenciamento de processos, gerenciamento de processos corporativos e tecnologias de gerenciamento de processos de negócio, qualidade, bem como profissionais e interessados em quaisquer dessas áreas. Profissionais de empresas que estão passando pela implantação de processos e gerenciamento de processos de negócio - BPM (Business Process Management). Consultores na área de gestão e processos que queiram se aprimorar. Administradores de empresas, analistas e gestores de processos, analistas de negócios, profissionais da área de gestão de conhecimento e ciência da informação, profissionais da área de TI que lidam com processos organizacionais, gerentes e líderes de projetos relacionados a processos de negócio e transformações de processos.
Será necessário um nível mínimo de conhecimento para leitura de Língua Inglesa, que permita a adequada leitura do material em inglês (livros, sites, artigos e papers internacionais, entre outros) utilizado ao longo do curso.
CONTEÚDO DO CURSO
A JORNADA DO CLIENTE NO LEVANTAMENTO DE PROCESSOS E ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
ANÁLISE DE PERFIL COMPORTAMENTAL E NEGOCIAÇÃO COM FOCO EM BPM
ANÁLISE E DESENHO DE PROCESSOS COM FOCO NA JORNADA DO CLIENTE
ANÁLISE FINANCEIRA EM PROCESSOS
ESTRATÉGIA E MODELAGEM DO NEGÓCIO APLICADA COM FOCO EM BPM
GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DE PROCESSOS
GESTÃO DE PROJETOS DE BPM COM FOCO ÁGIL
GOVERNANÇA E ASPECTOS LEGAIS
INTRODUÇÃO A BPM, CONTEXTO ORGANIZACIONAL E PROFISSIONAL
MANAGEMENT 3.0 & GESTÃO DE MUDANÇAS
NOTAÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO DE PROCESSOS
ORGANIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E GOVERNANÇA DE PROCESSOS
TECNOLOGIAS DE PROCESSOS
TRANSFORMAÇÃO DE PROCESSOS
VISÃO GERAL SOBRE AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
CORPO DOCENTE
Ana Catarina Lima Silva (Mestre)
Ana Luiza Chiabi (Especialista)
Andrea Miranda Lima Scalioni (Especialista)
Bernardo Lopes Portugal (Mestre)
Claudisjone dos Reis Ferreira (Mestre)
Diovani Luiz Merlo (Especialista)
Eric Nunes de Siqueira Campos (Especialista)
Fabiana Paula Moreira Do Carmo Furtado (Mestre)
Francisco Antônio Tavares Junior (Especialista)
Jorge Luiz Ferreira de Aguiar (Especialista)
Karine Rúbia Giroto Nascimento (Especialista)
Luis Fernando de Araújo Nogueira Lima (Especialista)
Luiz Henrique Almeida Diniz (Especialista)
Marcelo Werneck (Doutor)
Roberta Chendes Dias Gomes (Mestre)
Rogério Ferreira Lima (Especialista)
METODOLOGIA
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- RG ou CNH (frente e verso)
- Diploma da graduação (frente e verso)
Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.
O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.
- Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
- A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
- O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
- A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
- Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
Migração de cursos:
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Cursos em andamento/confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
- Ana Catarina Lima Silva - | Rosilane Ribeiro da Mota -
Área do Conhecimento:
GestãoInvestimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos de pós-graduação EAD, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br .
Duração
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Veja o modelo AQUI.
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central