O poder crescente e os custos decrescentes da Tecnologia da Informação (TI) para os negócios têm trazido muitos desafios e oportunidades às organizações, que atualmente são totalmente dependentes da TI. Essa dependência cria exigências como disponibilidade, garantia de continuidade, segurança da informação, eficiência, qualidade na entrega e no suporte de seus produtos e serviços, controles e conformidade com leis e regulamentações. Assim, a TI tem um papel relevante na implementação das estratégias empresariais e a Governança de TI apoia estas estratégias criando valor e otimizando custos e riscos.
O curso foi concebido com o objetivo de capacitar profissionais da área de Tecnologia da Informação em práticas, métodos e técnicas de Governança de Tecnologia da Informação. É justificado pela necessidade crescente de alinhamento entre a TI e a estratégia da organização e pela utilização de mecanismos que permitam melhor dirigir, governar e monitorar a Tecnologia da Informação.
OBJETIVOS
Desenvolver visão holística e estratégica sobre o negócio de forma a entregar uma área de TI que agrega valor a organização;
Explorar cenários organizacionais identificando possibilidades e gaps, a fim de atingir os objetivos do negócio, empregando as modernas tecnologias da informação;
Comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e a integração das soluções propostas;
Gerenciar equipes de trabalho na área de TI;
Aplicar conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos em sua área de atuação;
Entender e projetar o papel de sistemas de informação na gerência de risco e no controle organizacional;
Identificar e projetar soluções de alto nível e opções de fornecimento de serviços, realizando estudos de viabilidade com múltiplos critérios de decisão;
Fazer estudos de viabilidade financeira para projetos de TI;
Gerenciar o desempenho das aplicações e a escalabilidade da TI;
Garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, por meio da aplicação de princípios de segurança da informação;
Promover a adesão a normas e legislações visando garantir conformidade através das soluções de TI.
Áreas de atuação do egresso
O especialista em Governança de TI poderá atuar nas diversas posições de gestão na área de TI desde o planejamento até o monitoramento de estratégias e processos de TI. Este profissional desenvolverá a competência em alinhar adequadamente as camadas de negócio e TI, planejando a evolução do ambiente tecnológico para garantir desempenho, capacidade, conformidade e maior eficiência das organizações. Sendo assim, poderá atuar em carreiras que vão de supervisores de TI a CIOs, passando pelos mais diversos cargos da área, como coordenadores, gerentes e diretores de TI e gerentes de serviços, projetos ou aquisições de TI.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais com diploma de nível superior em cursos de Tecnologia da Informação (Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Redes de Computadores, entre outros), Engenharias, Administração ou áreas afins.
CONTEÚDO DO CURSO
1) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PORTFOLIOS DE TI
2) GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI
3) ARQUITETURA CORPORATIVA
4) GESTÃO DE INFRAESTRUTURA DE TI
5) GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS
6) GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
7) GESTÃO FINANCEIRA E CONTRATOS
8) TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS
9) GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES
10) GOVERNANÇA DE DADOS
11) GESTÃO DE DESEMPENHO DE TI
12) GESTÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS
13) GESTÃO DE RISCOS E CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
14) GOVERNANÇA DE TI
15) COMPLIANCE E AUDITORIA EM TI
16) HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, desde que conste a data da colação de grau. Mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso).
Documento de identificação RG (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços (clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
* Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. A turma do segundo semestre está confirmada. Início das aulas em 11/09/2023! Recebimento das orientações de acesso ao Canvas a partir do dia 29/08/2023.
*Inscrições para o curso Segurança Pública e Defesa Social de de 21/07/2023 até 11/09/2023. Caso a turma seja confirmada, início das aulas em 09/10/2023.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Sandra Silveira -
Cássio Alexandre Pereira de Castro -
Área do Conhecimento:
Tecnologias Digitais
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
* Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. A turma do segundo semestre está confirmada. Início das aulas em 11/09/2023!
*Inscrições para o curso Segurança Pública e Defesa Social de de 21/07/2023 até 11/09/2023. Caso a turma seja confirmada, início das aulas em 09/10/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
Estude onde e quando quiser
Tenha atendimento personalizado
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.