O poder crescente e os custos decrescentes da Tecnologia da Informação (TI) para os negócios têm trazido muitos desafios e oportunidades às organizações, que atualmente são totalmente dependentes da TI. Essa dependência cria exigências como disponibilidade, garantia de continuidade, segurança da informação, eficiência, qualidade na entrega e no suporte de seus produtos e serviços, controles e conformidade com leis e regulamentações. Assim, a TI tem um papel relevante na implementação das estratégias empresariais e a Governança de TI apoia estas estratégias criando valor e otimizando custos e riscos.
O curso foi concebido com o objetivo de capacitar profissionais da área de Tecnologia da Informação em práticas, métodos e técnicas de Governança de Tecnologia da Informação. É justificado pela necessidade crescente de alinhamento entre a TI e a estratégia da organização e pela utilização de mecanismos que permitam melhor dirigir, governar e monitorar a Tecnologia da Informação.
OBJETIVOS
Desenvolver visão holística e estratégica sobre o negócio de forma a entregar uma área de TI que agrega valor a organização;
Explorar cenários organizacionais identificando possibilidades e gaps, a fim de atingir os objetivos do negócio, empregando as modernas tecnologias da informação;
Comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e a integração das soluções propostas;
Gerenciar equipes de trabalho na área de TI;
Aplicar conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos em sua área de atuação;
Entender e projetar o papel de sistemas de informação na gerência de risco e no controle organizacional;
Identificar e projetar soluções de alto nível e opções de fornecimento de serviços, realizando estudos de viabilidade com múltiplos critérios de decisão;
Fazer estudos de viabilidade financeira para projetos de TI;
Gerenciar o desempenho das aplicações e a escalabilidade da TI;
Garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, por meio da aplicação de princípios de segurança da informação;
Promover a adesão a normas e legislações visando garantir conformidade através das soluções de TI.
Áreas de atuação do egresso
O especialista em Governança de TI poderá atuar nas diversas posições de gestão na área de TI desde o planejamento até o monitoramento de estratégias e processos de TI. Este profissional desenvolverá a competência em alinhar adequadamente as camadas de negócio e TI, planejando a evolução do ambiente tecnológico para garantir desempenho, capacidade, conformidade e maior eficiência das organizações. Sendo assim, poderá atuar em carreiras que vão de supervisores de TI a CIOs, passando pelos mais diversos cargos da área, como coordenadores, gerentes e diretores de TI e gerentes de serviços, projetos ou aquisições de TI.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais com diploma de nível superior em cursos de Tecnologia da Informação (Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Redes de Computadores, entre outros), Engenharias, Administração ou áreas afins.
CONTEÚDO DO CURSO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PORTFOLIOS DE TI
ARQUITETURA CORPORATIVA
GESTÃO DE INFRAESTRUTURA DE TI
GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
GESTÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS
GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI
GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS
GESTÃO FINANCEIRA E CONTRATOS
TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS
GOVERNANÇA DE TI
GOVERNANÇA DE DADOS
GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES
GESTÃO DE DESEMPENHO DE TI
GESTÃO DE RISCOS E CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
COMPLIANCE E AUDITORIA EM TI
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Sandra Silveira -
Cássio Alexandre Pereira de Castro -
Área do Conhecimento:
Tecnologia da Informação
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.