O Curso de Bacharelado em Ciências Sociais forma profissionais capazes de analisar criticamente a realidade social, cultural e política nos âmbitos local, regional e mundial. A formação proposta pelo curso valoriza a sensibilidade social e a competência técnica para organizar, coordenar e participar de projetos de intervenção social e de equipes de trabalho interdisciplinares nos campos da educação, saúde, desenvolvimento social, segurança pública, cultura, trabalho, meio ambiente, entre outros. Após terminar o Bacharelado, o aluno poderá optar por cursar algumas disciplinas específicas da área de educação e concluir a Licenciatura em Ciências Sociais, que o capacitará a ministrar aulas de Sociologia no ensino médio.
Além das disciplinas relativas às principais áreas das Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia e Ciência Política, você cursará disciplinas nas áreas de Economia, História e Filosofia. O domínio das metodologias quantitativas e qualitativas necessárias à elaboração, desenvolvimento e gestão de projetos de pesquisa e de desenvolvimento social é uma das prioridades do curso.
Áreas de atuação
Com o curso, você poderá atuar de forma ética nas áreas da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, tanto em organismos públicos e governamentais, quanto em organizações não governamentais, empresas privadas, além de escolas de ensino médio e superior. A formação oferecida permitirá que você trabalhe na proposição, implementação, gerenciamento e avaliação de políticas, programas e projetos relacionados à realidade social; no desenvolvimento de pesquisas de caráter científico, seja no ambiente acadêmico, seja nas instituições do mercado; na produção, tratamento e análise quantitativa e qualitativa de indicadores sociais, econômicos, políticos e culturais, bem como na produção e alimentação de banco de dados e na formação de recursos humanos em geral.
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.