O Curso de Graduação a Distância em Ciências Contábeis viabiliza a formação do profissional contábil para que este exerça com ética os aspectos técnicos, legais, financeiros, gerenciais e sociais, em âmbito nacional e internacional, e nos diferentes modelos de organização; tendo bom desempenho no emprego da contabilidade geral, da contabilidade tributária, da controladoria e gestão, da contabilidade aplicada a empresas de natureza específica, e a subcampos que emergem na temática contábil mundial; por meio da quantificação de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a utilização da tecnologia da informação. Assim, o curso é dirigido a pessoas que desejam aprender e aplicar, crítica e eticamente, a linguagem universal dos negócios, a lógica contábil.
A organização curricular moderna aponta outra maneira de conceber a construção do conhecimento científico, onde a interpretação da realidade passa ser o foco de atenção no processo de ensino aprendizagem. Essa opção de organização curricular, com destaque para a estrutura de etapas contínuas e progressivas de aprofundamento dentro dos projetos favorece a consolidação de uma postura investigativa e o exercício constante de interpretação da realidade, por parte dos alunos e dos docentes.
Semestralmente, em cada eixo temático, o aluno cursará os componentes curriculares denominados Projeto, Competências Comportamentes e Desafios Contemporâneos. Os componentes curriculares Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos, de 40 horas cada, propõem conteúdo flexível, diferenciados de um semestre para o outro e definidos pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso. Tais conteúdos estarão presentes em todos os semestres letivos e tratarão das competências necessárias para o mundo do trabalho contemporâneo e para os desafios da sociedade atual.
Ao longo do curso o aluno também participará de Grupos de Estudos, direcionados ao desenvolvimento da prática investigativa para o desenvolvimento de pesquisa científica. Além do Estágio Obrigatório que compreende a vivência prática esperada para a formação profissional, favorecendo o desenvolvimento da Formação Téorico-Prática preconizada pela Resolução CNE/CES 10 (2004).
No componente curricular Projeto serão desenvolvidas atividades com carga horária de 250 horas, a partir de problemas reais advindos de demandas sociais, empresariais que estejam associadas a prática de pesquisa e de extensão. Os alunos, trabalhando em grupos, desenvolverão os problemas, buscando soluções por meio de ações coletivas e individuais. Os conteúdos relacionados ao eixo temático serão estruturados em Microfundamentos e subsidiarão as soluções para os problemas apresentados. Ressalta-se que os Microfundamentos são compostos pelos conteúdos relativos à formação básica e profissional do contador previstos nas diretrizes legais do curso, e abordadas pela perspectiva teórico-prática que favorece a aplicação do saber em distintos ambientes organizacionais.
Durante a realização das atividades do Projeto os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos trabalhados nos Microfundamentos desenvolvendo habilidades e atitudes, permitindo a formação das Competências propostas para a formação do egresso. Ainda, o componente curricular Projeto será responsável pela articulação com as disciplinas Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos, as quais consubstanciarão a reflexão teórico-prática instigada pelos projetos desenvolvidos pelo aluno em sua trajetória acadêmica.