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Pedagogia - EAD

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Este Curso Inclui:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: EducaçãoEducação
Disponibilidade: Horários definidos pela PUC MinasHorários definidos pela PUC Minas
Duração do Curso: 8 Períodos (Graduação)8 Períodos (Graduação)

Pedagogia - EAD

 

O Curso

 

O Curso a distância de Graduação em Pedagogia da PUC Minas apresenta novo projeto pedagógico, totalmente atualizado e inovador. A principal característica desse curso é que ele é desenvolvido por projetos. Ele é composto por quatro ciclos de aprendizagem, cada ciclo com dois eixos temáticos e cada eixo temático com duração de um semestre letivo. 

Cada eixo tem um tema, comum a disciplina de projetos norteadora. Nessa disciplina, serão trabalhados situações educacionais reais, a partir de instituições educativas parceiras que compartilharão com a PUC Minas seus desafios na docência e na gestão educacional. 

Os professores transformarão os desafios encontrados nessas instituições em casos de ensino, de forma que possam ser trabalhados pelos alunos com base no conteúdo desenvolvido em cada eixo temático. Ao final de cada semestre, os alunos devolverão para as escolas e para os demais espaços educativos, as soluções para esses casos reais. 

Além de um caso real e conteúdos que alicerçam o desenvolvimento dos projetos, o curso contará com dois outros programas: Competências Comportamentais, no qual serão trabalhadas os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo contemporâneo, de forma que ele possa reagir e agir de forma alinhada à formação humanística da PUC Minas e que é tão necessária para que o profissional formado faça, de fato, diferença onde for atuar.

 

Metodologia

A distância

 

 

Carga Horária

 

3.400 horas (4 anos)

Valor

parcelas de R$547,00

 

O que você irá estudar

O Curso de Pedagogia oferece fundamentação teórico-prática necessária à formação de profissionais com compreensão crítica sobre a Educação e da relação escola/sociedade.

A proposta curricular organiza-se em quatro grandes áreas:

1) Ciclo de Aprendizagem Fundamentos da Pedagogia: 

• Eixo Temático Pedagogia e seus Fundamentos Científicos e Sociais; 

• Eixo Temático Fundamentos da Educação. 

2) Ciclo de Aprendizagem Educação, Diversidades e Formação Docente: 

• Eixo Temático Formação Didático-pedagógica; 

• Eixo Temático Educação para as Diversidades. 

3) Ciclo de Aprendizagem Pedagogia e Trabalho Docente: 

• Eixo Temático Pedagogia das Infâncias; 

• Eixo Temático Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

4) Ciclo de Aprendizagem Gestão Educacional: 

• Eixo Temático Gestão Democrática e Participativa na Escola; 

• Eixo Temático Gestão Educacional em Espaços Escolares e Não Escolares. 

O ciclo de aprendizagem Fundamentos da Pedagogia é composto pelos Eixos Temáticos: Pedagogia e seus fundamentos científicos e sociais; e Fundamentos da Educação, que têm como objetivos inserir o estudante a Pedagogia, propiciando a compreensão do campo de estudos e as possibilidades da profissão; bem como contextualizar o aluno ao cenário educacional. O Ciclo, por meio de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, propiciará a aplicação ao campo da educação, das contribuições de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico e o cultural.

Já o ciclo de aprendizagem Educação, Diversidades e Formação Docente, composto pelos Eixos Temáticos Formação Didático Pedagógica e Educação para as Diversidades, tem por objetivo desenvolver as competências específicas necessárias para o Pedagogo, enquanto docente ou gestor educacional, identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; além de demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, entre outras.

O ciclo de aprendizagem Pedagogia e Trabalho Docente engloba os Eixos Temáticos Pedagogia das Infâncias e Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo por objetivo desenvolver as competências específicas ao exercício da docência, compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; bem como fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na infância, no caso, estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

E, por último, o ciclo de aprendizagem Gestão Educacional, é constituído pelos Eixos Temáticos: Gestão Democrática e Participativa na Escola e Gestão Educacional em espaços escolares e não escolares, que objetivam desenvolver competências focadas na participação da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.

Os proponentes explicitam que, semestralmente, em cada eixo temático, o aluno cursará o componente curricular denominado Projeto, que por sua vez, estará vinculado aos microfundamentos que alocam conteúdos curriculares relativos à formação profissional previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso. Tais conteúdos subsidiarão as soluções de problemas reais advindos de acordos de cooperação entre a Universidade e Escolas da Educação Básica, bem como com instituições educacionais em espaços não escolares. Os alunos, trabalhando em grupos, desenvolverão os problemas, buscando soluções por meio de ações coletivas e individuais. É importante salientar que o aluno cursará apenas um Projeto por semestre, garantindo assim o tempo mínimo legal para a integralização curricular. Nessa nova proposta, a interpretação da realidade passa ser o foco de atenção no processo de ensino aprendizagem consolidando uma postura investigativa e o exercício constante de leitura da realidade.

As disciplinas de Projeto serão responsáveis pela integração dos conteúdos do eixo temático e conteúdos técnicos apresentados nos microfundamentos, além da articulação com as disciplinas Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos, que compõem a matriz curricular em todos os semestres letivos. Essas disciplinas apresentam conteúdos flexíveis, diferenciados de um semestre para o outro e definidos pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso, e tratarão das competências necessárias para a formação do licenciado em Pedagogia com os desafios da sociedade atual.

Áreas de atuação

 

O Curso de Pedagogia da PUC Minas habilita licenciados para exercer funções de Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Prepara também para a atuação na Gestão Educacional em escolas e em organizações da sociedade que desenvolvam atividades de caráter educacional, como empresas, hospitais, ONGs, entre outros. de organização e gestão pedagógica de sistemas e instituições de ensino e de atividades educativas em contextos escolares e não escolares, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos

Ao final do curso, o aluno será capaz de

O Curso a distância de Pedagogia assume a responsabilidade de formar profissionais com competências humanísticas e técnicas:

a) Do ponto de vista das competências humanísticas:

• compreender o contexto em que se insere como pessoa e cidadão, suas responsabilidades sociais e éticas na construção do futuro da sociedade;

• adotar uma postura ética e cidadã frente aos desafios educacionais;

• estar aberto às mudanças e ter consciência das implicações éticas de seu trabalho;

• apresentar visão humanística e global que os habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural em que estão inseridos e sua interface com a educação;

• promover o desenvolvimento humano e a qualidade de vida nas instituições educacionais, escolares e não escolares, considerando o papel das pessoas para as organizações;

• resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade, frente aos problemas e aos desafios educacionais;

• coordenar, comunicar-se e atuar em equipes multidisciplinares;

• reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente;

• utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico, estabelecendo relações causais e formais entre os fenômenos educativos;

• refletir e atuar criticamente sobre a esfera dos grupos, organizações e instituições, considerando a importância da Pedagogia;

• atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;

• manter-se em contínuo aperfeiçoamento profissional, no desenvolvimento da autoconfiança, da iniciativa e da criatividade.


b) Do ponto de vista das competências técnicas:

• compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, física, psicológica, intelectual e social, entre outras;

• fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade considerada adequada;

• trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

• reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

• ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes, e noções de Educação Física, por meio de atividades relacionadas a corporeidade e movimento na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

• relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

• promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

• identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

• demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, de religiões, de necessidades especiais, entre outras;

• desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

• participar da gestão das instituições, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

• participar da gestão das instituições, planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares;

• realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos a ação sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;

• utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

• estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

 

 

Transferência externa

Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2). 

O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.

 

TurnosPeríodos
Virtual8
 

 

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