Serviço Social - EAD

Graduação Virtual Ver mais
    Disponibilidade: Eu escolho meus horários de estudosEu escolho meus horários de estudos
    Área de Conhecimento: Serviço Social

Serviço Social - EAD

O Curso

INSCREVA-SE

O curso de Serviço Social, é uma proposta inovadora e atualizada, com a característica principal de oferecer a possibilidade formativa em ciclos de aprendizagem flexíveis, concomitantemente com estudo e execução de projetos em diferentes eixos temáticos, garantindo o desenvolvimento de competências teórico-metodológica; técnico-operativa e ético-politica para atuação do (a) assistente social.

O curso tem como objetivo formar um profissional que atua nas expressões das questões sociais, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil, de movimentos sociais, de sistemas sócio jurídicos, dentre outros.

A organização do currículo busca quebrar a rigidez de fronteiras disciplinares, optando-se por uma concepção de currículo integrado, na qual o horizonte educativo se molda em termos do que os estudantes aprenderam ao final de cada eixo temático e/ou ciclo de aprendizagem.

A distância

3.000 horas (4 anos)

parcelas de R$547,00

O que você irá estudar

A estrutura curricular do curso tem como pressuposto norteador os pilares Ensino/Pesquisa/Extensão da Universidade, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares para Graduação em Serviço Social, Resolução n. 15 de 13 de março de 2002 do CNE/CES (atualização do antigo Parecer n. 1.363/2001).

A formação está distribuída por 4 ciclos de aprendizagem, com dois Eixos Temáticos em cada ciclo e um projeto (integrador).

Os ciclos de aprendizagem/eixos temáticos são: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos da Vida Social, composto pelos Eixos Temáticos: Manifestações Socioculturais e Dimensões Sociopolíticas e Sócio jurídicas.

Ciclo de aprendizagem Formação Sócio histórica da Sociedade Brasileira, composto pelos Eixos Temáticos: Sistema de Proteção Social, Pesquisa e Serviço Social e Políticas Públicas e Controle Social.

Ciclo de aprendizagem Questão Social e Serviço Social, composto pelos Eixos Temáticos: Gestão Social, Cultura Digital e Direito das Minorias, e Contemporaneidade, Intervenção Profissional e Ética.

Ciclo de aprendizagem Fundamentos do Trabalho Profissional do (a) Assistente Social, composto pelos Eixos Temáticos: Família, Produção de Subjetividade e Intervenção Profissional e, Educação, Direitos Humanos e Cidadania.

Áreas de atuação

POLITICAS PÚBLICAS (Saúde; Saúde Mental; Assistência Social; Previdência Social; Educação; Desenvolvimento urbano / Habitação; Política Agrária; Direitos Humanos; Meio Ambiente; Órgãos de Controle Social.

SÓCIO JURÍDICO: (Judiciário; Ministério Público Estadual e da União; Defensoria Pública Estadual e da União; Medidas Sócioeducativas; Sistema Penal/Prisional; Polícia Civil; Exército).

PODER LEGISLATIVO ESTADUAL E MUNICIPAL.

TERCEIRO SETOR: Associações; Entidades; Fundações; Institutos; Organizações da Sociedade Civil; Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).

EMPRESAS, FUNDAÇÕES EMPRESARIAS E CONSULTORIAS: Serviço Social; Saúde e Segurança no Trabalho; Gestão da Qualidade Total; Fundação social (terceiro setor/Responsabilidade Social); Eventos; Recursos Humanos; Relações com a comunidade; Relações Trabalhistas; Escritório de gerenciamento de projetos.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

• Entender a complexidade da dinâmica social e suas conexões com a vida social, oportunizando ao mesmo tempo interagir com a realidade e capacitando-o para a intervenção social qualificada, a partir das perspectivas téorico-metodológica, técnico-operativa e ética-política. Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.

Transferência externa

Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2).

O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.