Tecnologia em Análise e Desenv. de Sistemas - EAD

Graduação Virtual
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: Informática e TIInformática e TI
Duração do Curso: 5 Períodos (Graduação)5 Períodos (Graduação)

Tecnologia em Análise e Desenvolv. de Sistemas

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresenta um novo projeto pedagógico, totalmente atualizado e inovador.

A principal característica do curso é que ele é desenvolvido por meio de projetos. A cada semestre, denominado eixo temático, é desenvolvido um projeto de software que tem como objetivo a solução de um problema real advindo do mercado e da sociedade de uma forma geral. Durante a realização das atividades do Projeto, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conteúdos abordados ao longo do eixo de formação, desenvolvendo habilidades e atitudes, e permitindo a formação das competências propostas para a formação do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desta forma, o aluno adquire experiência profissional ao longo do curso, possibilitando a construção de um portfólio de produtos desenvolvidos por ele.

Ao final de cada ciclo de aprendizagem, realizado ano a ano, o aluno obterá uma certificação intermediária, que favorece sua inserção profissional, antes mesmo da conclusão do seu curso: ao final do primeiro ciclo de aprendizagem, o aluno obterá a certificação intermediária de Desenvolvedor de Software; ao final do segundo ciclo de aprendizagem, ele obterá a certificação de Analista de Software; e, ao final do terceiro ciclo, ele obterá o título de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

2.000 horas (2,5 anos)

parcelas de R$417,00

O que você irá estudar

O curso é composto por três ciclos de aprendizagem, cada um composto por dois eixos temáticos, com exceção do último, composto por um único eixo temático.

Cada eixo tem um tema a ser trabalhado pela respectiva disciplina de projetos. Além de um caso real e de conteúdos que alicerçam o desenvolvimento dos projetos, o curso contará com dois outros programas: Competências Comportamentais, no qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo contemporâneo.

Ao final do curso, o aluno estará apto a desenvolver soluções de software nas mais diversas plataformas, e também terá desenvolvido suas competências comportamentais, sendo capaz de proceder frente às demandas atuais do mercado e da sociedade.

Clique aqui para acessar a ementa do curso.

OBSERVAÇÃO:

É recomendado que o aluno possua ou tenha acesso a um computador com a seguinte configuração:

MínimaRecomendada
Processadori3 3.6GHzi5 3.6GHz
Memoria4Gb8Gb
HD500GbSSD 240Gb
Placa de VideoIntegrada do processadorAMD RX 550 - 4Gb memoria
S.O.Windows 7 ou superior (Ubuntu 20.04) de 64 bitsWindows 10 (Ubuntu 20.04)
NavegadoresChrome v81Chrome v82
Link1 mbps10 mbps

Áreas de atuação

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas encontra oportunidades de inserção em empresas de pequeno, médio e grande porte; em empresas privadas de capital nacional e multinacional, no terceiro setor e em órgãos governamentais.

Além disso, o crescimento do setor de serviços relacionados a sistemas de informação, como comércio eletrônico e aplicativos para os novos modelos de negócio, como aplicativos de mobilidade urbana, entrega de lanches e refeições, surge como outra possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também estará apto para atuar como empreendedor no crescente mercado de startups.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

O aluno irá aprender a analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implementar, manter sistemas de software, bem como, gerenciar todo processo de desenvolvimento utilizando as mais modernas técnicas e linguagens de programação existentes no mercado.

Transferência externa

Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2).

O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.

TurnosPeríodos
Virtual5