Tecnologia em Banco de Dados - EAD

Graduação Virtual Ver mais
    Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação
    Disponibilidade: Eu escolho meus horários de estudosEu escolho meus horários de estudos

Tecnologia em Banco de Dados - EAD

O Curso

INSCREVA-SE

O Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados a distância da PUC Minas tem por objetivo a formação de profissionais para atuação em Engenharia de Dados, com sólida formação técnica, gerencial e humanista.

Na PUC Minas Virtual, a aprendizagem é baseada em projetos, que permite ao aluno construir o seu próprio portfólio, ao vivenciar a realidade do engenheiro de dados, enquanto se prepara para ser um deles.

A complexidade destes projetos vai se intensificando à medida que o curso avança, colocando o aluno frente a diferentes situações que exigem decisões sobre arquitetura e infraestrutura de dados, bem como sobre o uso de ferramentas de tratamento de dados mais adequadas à solução dos problemas propostos.

Tudo isto, propicia ao aluno o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, tornando-o preparado para atuar no mercado de trabalho.

Ao cumprir os requisitos exigidos em etapas do curso, serão concedidas certificações intermediárias de Qualificação Profissional.

2.000 horas (2,5 anos)

parcelas de R$417,00

O que você irá estudar

O aluno irá conhecer e colocar em prática assuntos que envolvem SQL, programação, modelagem de dados, BI (Business Intelligence), governança de dados, integração de dados, Big Data e computação em nuvem, entre outros.

Clique aqui para acessar a ementa do curso.

OBSERVAÇÃO:

É recomendado que o aluno possua ou tenha acesso a um computador com a seguinte configuração:

MínimaRecomendada
    Processadori3 3.6GHzi5 3.6GHz
    Memoria4Gb8Gb
    HD500GbSSD 240Gb
    Placa de VideoIntegrada do processadorAMD RX 550 - 4Gb memoria
    S.O.Windows 7 ou superior (Ubuntu 20.04) de 64 bitsWindows 10 (Ubuntu 20.04)
    NavegadoresChrome v81Chrome v82
    Link1 mbps10 mbps

Áreas de atuação

A formação permite aos alunos atuarem em funções que envolvem a Engenharia de Dados, em qualquer tipo de organização. Suas tarefas, não se limitam a estas, mas podem envolver o desenvolvimento de projetos de sistemas de fluxo de dados (pipeline) das organizações, a manutenção destes sistemas, a construção e a operação de Data Warehouses (DW) e de Data Lakes, a otimização e tuning do armazenamento e do processamento de dados, a integração de dados, a operação de serviços em nuvem e o tratamento de dados disponibilizando-os da maneira adequada para serem consumidos pela organização por processos de BI (Business Intelligence) e, inclusive, por projetos de Ciência de Dados.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

• Projetar, modelar, implementar, documentar, testar e gerenciar bancos de dados centralizados ou distribuídos;

• Avaliar e selecionar sistemas de gerenciamento de banco de dados;

• Avaliar desempenho do banco de dados e propor medidas para a melhoria do acesso;

• Elaborar o planejamento da segurança e da integridade do banco de dados;

• Desenvolver métodos para uso dos dados no apoio à tomada de decisões gerenciais;

• Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação

• Representar contextos do mundo real na forma de conjuntos, reconhecendo suas instâncias, analisando e estabelecendo relacionamentos entre conjuntos e definindo funções e relações aplicáveis a estes conjuntos;

• Interpretar fenômenos estatísticos, empregando-os em outras áreas do conhecimento;

• Especificar modelos conceituais de banco de dados, analisando aspectos do mundo real a serem tratados pelos sistemas de informação e representando-os corretamente de acordo com o metamodelo selecionado e integrando-os com as diretrizes de administração de dados da organização.

• Conceber modelos lógicos e físicos de banco de dados, selecionando a utilização de modelos fortemente estruturados, fracamente estruturados ou não-estruturados de acordo com os propósitos e necessidades do sistema de informação, especificando estruturas e mecanismos de armazenamento, busca e recuperação dos dados e avaliando a adequabilidade das soluções adotadas para o sistema de banco de dados;

• Gerenciar processos de prospecção de informações com vistas ao suporte das atividades táticas-estratégicas das organizações, especificando bases de dados analíticas, selecionando ferramentas e estratégias de inteligência de negócios e mineração de dados para análise e visualização de informações.

Transferência externa

Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2).

O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.