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Tecnologia em Beneficiamento de Minérios - EAD

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Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: EngenhariasEngenharias
Duração do Curso: 5 Períodos (Graduação)5 Períodos (Graduação)

Tecnologia em Beneficiamento de Minérios - EAD

 

 

O Curso

 

O curso superior de tecnologia em Beneficiamento de Minérios da PUC Minas Virtual apresenta um projeto pedagógico atualizado e inovador.

A principal característica desse curso é que ele é desenvolvido por projetos.

O curso é composto por quatro ciclos de aprendizagem, cada ciclo com dois eixos temáticos e cada eixo temático com duração de um semestre letivo. 

 

Cada eixo tem um tema, com uma disciplina de projetos norteadora. Nessa disciplina, serão trabalhados problemas reais, alinhados ao mercado, a partir de organizações parceiras que compartilharão com a PUC Minas seus desafios.

Os alunos, com mentoria dos professores e apoiados no conteúdo técnico desenvolvido no eixo temático, trabalharão nos projetos e, ao final de cada semestre, devolverão para o mercado as soluções e reflexões para esses casos reais. 

O curso contará com dois outros programas: Competências Comportamentais, no qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo no qual vivemos, de forma que ele possa reagir e agir de forma alinhada à formação humanística  que recebeu na PUC Minas e que é tão necessária para que o profissional formado faça, de fato, diferença no mercado onde for atuar.

Para mais esclarecimentos sobre o curso, entre em contato por meio do e-mail: ead.faleconosco@pucminas.br

Ao final do curso, o aluno será capaz de

  • Aplicar na prática todos os conhecimentos técnicos adquiridos e também terá desenvolvido suas competências comportamentais, sendo capaz de proceder de forma ética e profissional frente às demandas atuais do mercado e da sociedade. 

  • O egresso, além de diversas competências humanísticas, características dos profissionais formados pela PUC Minas, será capaz de Coordenar, comunicar-se e atuar em equipes multidisciplinares, reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, projetar e supervisionar atividades de beneficiamento de minérios metálicos, minerais industriais, carvão e outros recursos minerais.

  • Dominar as técnicas de amostragem e caracterização de minérios, bem como os processos de cominuição e classificação, operações unitárias de beneficiamento e de metalurgia extrativa.

  • Pesquisar novos mercados e aplicações para bens minerais.

  • Planejar e operar sistemas de reciclagem de minerais e de remediação de impactos ambientais.

  • Gerenciar equipes técnicas na área.

  • Realiza a adequada disposição dos rejeitos gerados pelo beneficiamento de minérios e zelar pela preservação do meio ambiente, de acordo com as normas vigentes.

  • Realizar vistorias, perícias, avaliar processos emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Avaliação

A concepção do currículo deste curso pressupõe enfoque nas competências e habilidades que o aluno deverá construir durante os estudos. Portanto, a avaliação será contínua e por competências, sendo também diagnóstica e permanente. A análise dessa avaliação permanente será tanto coletiva quanto individualizada, permitindo identificar as competências e habilidades construídas por cada aluno em cada eixo temático, uma vez que há competências e habilidades que exigem do aluno ações coletivas e outras individuais. Essa análise, facilitada pelo uso de inteligência artificial, será realizada pelo sistema, pelos professores, pelo próprio aluno em um sistema de autoavaliação e também por seus pares.

Componente Curricular Projetos: Presente em todos os eixos temáticos do curso, possibilitará o desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio de projetos práticos, com atuação em problemas reais, sendo planejado e acompanhado pelos docentes envolvidos nessas disciplinas.

Avaliação processual: identificará o desenvolvimento das habilidades e atitudes construídas ao longo do projeto semestral. Atividades abertas em grupos, avaliação pelos pares, autoavaliação e apresentação por vídeos. 50 pontos

Avaliação multidisciplinar on-line: questões objetivas, que abordarão todo o conteúdo trabalhado nos microfundamentos. 50 pontos

Microfundamentos: avaliação com questões objetivas avaliativas não pontuadas, de autocorreção, que oferecem ao próprio aluno um diagnóstico, abrindo a possibilidade de compreensão de suas potencialidades e fragilidades. Pré-requisito para a realização da avaliação semestral online interdisciplinar. 100% de acertos

A aprovação do aluno ocorrerá mediante o alcance de, no mínimo, 60% de aproveitamento dos pontos, distribuídos, tanto no desenvolvimento do projeto, quanto da avaliação multidisciplinar, somados. A reavaliação ocorrerá de forma simultânea à construção dos projetos, sendo que as atividades abertas referentes ao caso real deverão ser corrigidas pelo professor e refeitas pelo aluno caso tenha modificações e melhorias a serem realizadas. 

Componente Curricular Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos

Atividades on-line: serão realizadas individuais e em grupos, de forma processual e somativa, podendo o aluno fazer e refazer as atividades durante o período letivo semestral. 100 pontos

A aprovação do aluno nesses componentes curriculares ocorrerá com o alcance de no mínimo 60% dos pontos. A reavaliação ocorre de forma processual ao longo do semestre.  

Componente Curricular Grupos de Estudos em Gestão

Atividades individuais e coletivas: questões objetivas e discursivas, de forma processual e somativa ao longo do semestre. 100 pontos

A aprovação do aluno nesses componentes curriculares ocorrerá com o alcance de no mínimo 60% dos pontos. A reavaliação ocorre de forma processual ao longo do semestre.  

Componente Curricular Estágio Obrigatório

Relatórios parciais e finais: serão realizados individualmente, de forma processual e somativa ao longo do semestre. 100 pontos

A aprovação do aluno nesses componentes curriculares ocorrerá com o alcance de no mínimo 60% dos pontos.

Metodologia

A distância

 

 

Carga Horária

 

2.000h (2,5 anos)

Valor

parcelas de R$417,00

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.

 

 

 

O que você irá estudar

O aluno irá aprender como diferenciar o mineral nobre do rejeito sem valor e também como separar este mineral nobre do rejeito, seja por processos físicos ou químicos. Desenvolverá habilidades para transformar o rejeito em produtos de alto valor agregado, sempre garantindo a sustentabilidade e minimizando impactos ambientais e sociais.

Áreas de atuação

 

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, indústrias de equipamentos para beneficiamento de minérios, mineradoras, usinas de beneficiamento de minérios, institutos e centros de pesquisa, Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Instituto

IPUC - Instituto Politécnico

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