Tecnologia em Construção de Edifícios - EAD

Graduação Virtual Ver mais
    Carregando...
    Este Curso Inclui:
    Área de Conhecimento: Engenharias
    Disponibilidade: Eu escolho meus horários de estudosEu escolho meus horários de estudos

    Tecnologia em Construção de Edifícios - EAD

     

    O Curso

    INSCREVA-SE

     

    O curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios da PUC Minas Virtual apresenta um projeto pedagógico atualizado e inovador.

    A principal característica desse curso é que ele é desenvolvido por projetos.

    O curso é composto por quatro ciclos de aprendizagem, cada ciclo com dois eixos temáticos e cada eixo temático com duração de um semestre letivo. 

    cst-construcao-edificios.jpg

     

     

     

    Cada eixo tem um tema, com uma disciplina de projetos norteadora. Nessa disciplina, serão trabalhados problemas reais, alinhados ao mercado, a partir de organizações parceiras que compartilharão com a PUC Minas seus desafios.

    Os alunos, com mentoria dos professores e apoiados no conteúdo técnico desenvolvido no eixo temático, trabalharão nos projetos e, ao final de cada semestre, devolverão para o mercado as soluções e reflexões para esses casos reais.

     

    O curso contará com dois outros programas: Competências Comportamentais, no qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo no qual vivemos, de forma que ele possa reagir e agir de forma alinhada à formação humanística  que recebeu na PUC Minas e que é tão necessária para que o profissional formado faça, de fato, diferença no mercado onde for atuar.

    O curso oferecerá uma formação voltada para a construção de edifícios baseada no Building Information Modeling (BIM), tecnologia que está revolucionando o mercado da construção civil. No Brasil, o BIM será obrigatório devido a decretos do governo federal (Decretos 9983 - Disseminação e 10306 - Utilização). Essa tendência de crescimento da tecnologia já vem acontecendo desde 2014 em países da Europa e nos Estados Unidos. As etapas de implementação do BIM no Brasil iniciaram-se em 1/2021. A segunda etapa está prevista para 1/2024 e a terceira etapa para 1/2028.

    O objetivo do curso será de formar um profissional completo para atuação na área de construção de edifícios, por meio de uma ampla formação que os três ciclos de aprendizagem apresentam, sendo eles: Fundamentos da Modelagem da Informação da Construção, Modelagem Paramétrica de Edifícios, Gestão da Construção e Operação de Edifícios. A formação contempla os conceitos básicos da construção, a etapa de planejamento e projeto, a construção da edificação e a operação/funcionamento do empreendimento.

    Avaliação

    A concepção do currículo deste curso pressupõe enfoque nas competências e habilidades que o aluno deverá construir durante os estudos. Portanto, a avaliação será contínua e por competências, sendo também diagnóstica e permanente. A análise dessa avaliação permanente será tanto coletiva quanto individualizada, permitindo identificar as competências e habilidades construídas por cada aluno em cada eixo temático, uma vez que há competências e habilidades que exigem do aluno ações coletivas e outras individuais. Essa análise, facilitada pelo uso de inteligência artificial, será realizada pelo sistema, pelos professores, pelo próprio aluno em um sistema de autoavaliação e também por seus pares.

    Componente Curricular Projetos: Presente em todos os eixos temáticos do curso, possibilitará o desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio de projetos práticos, com atuação em problemas reais, sendo planejado e acompanhado pelos docentes envolvidos nessas disciplinas.

    Avaliação processual: identificará o desenvolvimento das habilidades e atitudes construídas ao longo do projeto semestral. Atividades abertas em grupos, avaliação pelos pares, autoavaliação e apresentação por vídeos. 50 pontos

    Avaliação multidisciplinar on-line: questões objetivas, que abordarão todo o conteúdo trabalhado nos microfundamentos. 50 pontos

    Microfundamentos: avaliação com questões objetivas avaliativas não pontuadas, de autocorreção, que oferecem ao próprio aluno um diagnóstico, abrindo a possibilidade de compreensão de suas potencialidades e fragilidades. Pré-requisito para a realização da avaliação semestral online interdisciplinar. 100% de acertos

    A aprovação do aluno ocorrerá mediante o alcance de, no mínimo, 60% de aproveitamento dos pontos, distribuídos, tanto no desenvolvimento do projeto, quanto da avaliação multidisciplinar, somados. A reavaliação ocorrerá de forma simultânea à construção dos projetos, sendo que as atividades abertas referentes ao caso real deverão ser corrigidas pelo professor e refeitas pelo aluno caso tenha modificações e melhorias a serem realizadas. 

    Componente Curricular Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos

    Atividades on-line: serão realizadas individuais e em grupos, de forma processual e somativa, podendo o aluno fazer e refazer as atividades durante o período letivo semestral. 100 pontos

    A aprovação do aluno nesses componentes curriculares ocorrerá com o alcance de no mínimo 60% dos pontos. A reavaliação ocorre de forma processual ao longo do semestre

     

    Para mais esclarecimentos sobre o curso, entre em contato por meio do e-mail: ead.faleconosco@pucminas.br

    Metodologia

    A distância

     

     

    Carga Horária

     

    2.400 horas

    Valor

    parcelas de R$417,00

     

     

    O que você irá estudar

    O aluno estudará, dentro dos ciclos de aprendizagem, todas as grandes áreas da engenharia que envolvem as etapas construtivas de uma edificação, sendo elas: estruturas, geotecnia, tecnologia das construções, instalações hidráulicas, instalações elétricas, gerenciamento das construções. Todas as etapas serão associadas à Tecnologia BIM.

    Além disso, o aluno terá uma formação básica fundamental para a atuação de um Engenheiro Civil no mercado de trabalho. Também, disciplinas como Filosofia e Cultura Religiosa contribuirão para a formação humanista e de atuação ética no mercado de trabalho.

    Áreas de atuação

    - Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria;

    - Construtoras.

    - Empresas fornecedoras de concreto.

    - Indústria de transformação.

    - Laboratórios de material.

    - Madeireiras.

    - Institutos e Centros de Pesquisa.

    - Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

    Ao final do curso, o aluno será capaz de

     

    • Aplicar na prática todos os conhecimentos técnicos adquiridos e também terá desenvolvido suas competências comportamentais, sendo capaz de proceder de forma ética e profissional frente às demandas atuais do mercado e da sociedade. 

    • Gerenciar, planejar e executar obras de edificações em BIM.

    • Fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento de obras de edificações utilizando o BIM.

    • Elaborar orçamento e planejamento de obras em BIM.

    •  Gerenciar resíduos da construção civil com ferramentas BIM. Modelagem, análise e dimensionamento BIM de estruturas em concreto armado e aço.

    • Gerenciar aspectos relacionados à segurança, otimização de recursos, respeito ao meio ambiente e manutenção de edificações em BIM.

    • Executar modelagens técnicas digitais de edificações e seus sistemas de instalações.

    • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

     

     

    ENADE

     

     

    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

    Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.

     

    Instituto

    IPUC - Instituto Politécnico

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central