O objetivo é estudar e aprender sobre o controle da execução das construções, levando-se em consideração todos os aspectos fundamentais que norteiam as boas práticas da construção civil em seus aspectos técnicos e humanísticos.
Como diferencial, cabe destacar o desenvolvimento de conhecimentos em informática associados a desenho técnico, topografia e geoprocessamento, materiais de construção, gestão de processos, lean construction e industrialização da construção, que são utilizados para a aplicação da tecnologia BIM na gestão e no controle de obras.
Portanto, destaca-se a formação profissional do tecnólogo atualizada para o uso do BIM (Building Information Modeling) no setor AECO - Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação.
Além disso, o curso promove capacitação para caracterização dos materiais utilizados nas construções, aspectos sobre a execução de serviços e obras, bem como são abordados temas relevantes no que diz respeito à segurança do trabalho e da construção, normas técnicas, legislações e suas certificações, qualidade da construção, gestão de riscos, gerenciamento de resíduos da construção civil, sustentabilidade, gestão de facilities e ciclo de vida, bem como a operação e manutenção das construções.
O curso contemplará a aprendizagem por competências e pelo desenvolvimento de projetos, sendo composto por três ciclos de aprendizagem. Cada ciclo de aprendizagem englobará dois eixos temáticos fundamentados no desenvolvimento de um projeto, conforme descritos a seguir:
Ciclo 1: Fundamentos da Modelagem da Informação da Construção
Eixo 1: Modelagem da Informação da Construção
Eixo 2: Ensaios dos Materiais de Construção Civil
Ciclo 2: Qualidade de Materiais, Serviços e Obras
Eixo 1: Materiais de Construção Civil
Eixo 2: Execução, Controle e Qualidade das Construções
Ciclo 3: Gestão da Construção e Operação de Edificações
Eixo 1: Gerenciamento das Construções
Eixo 2: Operação e Manutenção das Construções
Áreas de atuação
O tecnólogo poderá atuar nas áreas de:
- Planejamento, execução, monitoramento e avaliação de aspectos técnicos e econômicos associados ao controle de obras;
- Assessoria técnica no planejamento, execução e gerenciamento de atividades em canteiros de obras de construção civil, bem como em laboratórios de materiais de construção, solo, asfalto e cerâmica;
- Supervisão e controle de qualidade das obras e respeito às normas técnicas em vigor;
- Avaliação de resultados de ensaios, instalações laboratoriais e calibragem de equipamentos;
- Supervisão de aspectos de segurança, saúde e higiene do trabalho.
Atendendo demandas de mercado de:
- Empresas de planejamento, desenvolvimento e execução, e controle e qualidade de obras, assessoramento técnico e consultoria;
- Construtoras;
- Empreiteiras;
- Empresas fornecedoras de concreto e asfalto/pavimentação;
- Indústria de pré-moldados e pré-fabricados de concreto;
- Laboratórios de materiais;
- Institutos e Centros de Pesquisa;
- Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente; e
- Possibilidades de prosseguimento de estudos na Pós-Graduação na área de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção, entre outras.
Ao final do curso, o aluno será capaz de
- Trabalho, liderança e coordenação em equipes multidisciplinares;
- Profissional com visão global e interdisciplinar;
- Profissional ético e humanista;
- Atuação autônoma e promotora de sustentabilidade;
- Tecnólogo capaz de executar, supervisionar e gerenciar com eficiência e racionalidade atividades em laboratórios de materiais de Construção Civil; e
- Tecnólogo capaz de executar, supervisionar e gerenciar com eficiência e racionalidade obras de Construção Civil.
ENADE
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.
Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.