Tecnologia em Estradas - EAD

Graduação Virtual Ver mais
    Área de Conhecimento: Engenharias
    Disponibilidade: Eu escolho meus horários de estudosEu escolho meus horários de estudos

Tecnologia em Estradas - EAD

O Curso

INSCREVA-SE

O desenvolvimento de uma região está intimamente ligado à sua malha de transportes e com a capacidade de permitir o deslocamento de pessoas e cargas através das vias que interligam cidades, indústrias e portos. A necessidade cada vez mais urgente de capacitar os profissionais ligados à área de infraestrutura justifica a apresentação de um curso de bases fortes e moderno, conectado com as demandas atuais do mercado e com as tecnologias mais recentes.

É neste cenário que o Curso Superior de Tecnologia em Estradas surge na PUC Minas como uma alternativa para quem quer ingressar neste ramo de atuação, se destacando no mercado de trabalho.

O CST em Estradas foi elaborado por profissionais ligados ao ramo do projeto, construção, manutenção e operação de estradas, e oferece ao aluno conhecimentos que variam desde a fundamentação física e matemática necessária, passando por conteúdos técnicos específicos de infraestrutura, superestrutura, geotecnia, geoprocessamento, materiais construtivos e hidrologia, até conteúdos que buscam conectar o aluno às mais recentes tecnologias que visam automatizar processos com o que há de mais moderno no ramo dos transportes.

Confira mais informações, clicando aqui.

Para mais esclarecimentos sobre o curso, entre em contato por meio do e-mail: ead.faleconosco@pucminas.br

A distância

2.400 horas (3 anos)

parcelas de R$417,00

O que você irá estudar

O curso é composto por três ciclos de aprendizagem, cada um composto por dois eixos temáticos.

- Ciclo 1: Fundamentos da Modelagem da Informação da Construção

--- Eixo 1a: Modelagem da Informação da Construção

--- Eixo 1b: Estudos Preliminares, Topografia e Terraplenagem

- Ciclo 2: Modelagem Paramétrica de Estradas

--- Eixo 2a: Infraestrutura Viária

--- Eixo 2b: Superestrutura Viária

- Ciclo 3: Gestão da Construção e Operação de Estradas

--- Eixo 3a: Gerenciamento da Construção

--- Eixo 3b: Operação e Manutenção da Construção

Dentro de cada Eixo será trabalhado um tema específico na disciplina de Projeto. Os conteúdos que embasam o desenvolvimento deste trabalho serão abordados na forma de microfundamentos, ao longo do respectivo Eixo. Além do conteúdo técnico, as disciplinas de Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos buscam desenvolver as soft skills, que são características necessárias para o profissional atual, e trazem discussões acerca dos desafios da sociedade e dos tempos modernos, visando a formação humana, que é um diferencial muito requisitado pelas empresas atualmente. Todo o conteúdo do curso foi elaborado para garantir o embasamento prático, teórico, científico, técnico e humano, para que o profissional tenha uma formação abrangente, moderna e dirigida para o mercado.

Áreas de atuação

O profissional Tecnólogo em Estradas pode trabalhar em empresas e organizações com atuação em projeto, planejamento, direção e supervisão de obras de pavimentação, traçado geométrico, terraplenagem, sistemas de drenagem, sinalização viária e recuperação de pavimentos; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; Institutos e Centros de Pesquisa; e Instituições de Ensino.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

O Tecnólogo em Estradas é capaz de projetar, planejar, coordenar, orientar e supervisionar a pavimentação, o traçado geométrico, a terraplenagem, os sistemas de drenagem, a sinalização viária e a recuperação de pavimentos. Coordena, orienta, fiscaliza a execução das atividades de campo, projetos, procedimentos e normas específicas de execução, controle tecnológico, segurança, qualidade, saúde e meio-ambiente. Elabora licitações e orçamentos. Dirige obras e serviços na área. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.