A Gestão Comercial ganhou grande destaque no contexto de mudanças no mercado e na própria sociedade. As empresas, sejam elas físicas ou comércio eletrônico, buscam profissionais qualificados para contribuir na rentabilidade com a definição de estratégias de venda e consequentemente no aumento da competitividade.
O curso, ministrado em 4 semestres, oferece formação rápida e consistente na área de Gestão Comercial, promovendo o desenvolvimento de habilidades e atitudes no profissional para que ele possa alcançar tais resultados.
Para além da formação acadêmica, o curso apresenta um conteúdo que favorece a pro-atividade, a identificação de oportunidades, a habilidade de trabalhar em grupos e exercer a liderança. O que as organizações buscam, hoje, são profissionais que se adaptam às inovações, sabendo lidar com mudanças.
Com uma formação por competências, desenvolvida por meio da metodologia de projetos, o discente desenvolve sua capacidade de resolver problemas auxiliando no alcance do seu sucesso profissional. Assim estará apto a assumir responsabilidades em organizações de diversos setores da economia gerenciando ações de expansão de mercado, definindo estratégias de vendas, garantindo melhor produtividade e qualidade, enfrentando com dinamismo e criatividade as constantes mudanças no mercado.
A PUC Minas, como uma instituição considerada uma das mais inovadoras do país, traz ao mercado uma proposta de ensino dinâmica e atualizada em cursos a distância para tecnólogos. O curso de Gestão Comercial traz em sua configuração um formato de ensino baseado em projetos o que proporciona ao aluno ter uma experiência prática desde o seu início, lançando desafios, estimulando a criatividade e o aprendizado contínuo.
Carga Horária
1.600 horas (2 anos)
Valor
parcelas de R$417,00
O que você irá estudar
Para ter uma formação que permite aplicar técnicas a partir do desenvolvimento de competências comportamentais e ser capaz de dar respostas ágeis frente às demandas atuais do mercado e da sociedade, o aluno terá uma formação dinâmica.
O curso se desenvolve em 4 semestres formados por dois ciclos de aprendizagem e quatro eixos temáticos, sendo os dois ciclos de aprendizagem: Gestão das Operações Comerciais e Gestão da Equipe e Estratégia de Vendas.
No primeiro ciclo, desenvolve-se o estudo de dois eixos (um eixo por semestre):
O Eixo Temático que trata da Gestão Contemporânea permite ao aluno o conhecimento sobre questões legais de concepção de um negócio, relações pessoais no trabalho, tipos e papel das organizações, compreensão dos negócios no contexto da economia globalizada, além de uma abordagem sobre questões éticas atuais, sociedade de consumo e outros temas contemporâneos do mundo dos negócios.
O segundo Eixo temático discute sobre Gestão Integrada dos Canais de Vendas, que é uma área com grande expressividade no mercado. Esse eixo traz conhecimento sobre a gestão dos canais de distribuição e vendas, oportunizando ao aluno a compreender melhor o mercado consumidor, ou seja, compreender seu cliente por meio da persona e modelos de negócios, como gerenciar marcas e melhorar as experiências de seus clientes de serviços ou produtos com o brand equity por exemplo; traz informações sobre como melhorar a jornada de compras e o relacionamento com os clientes, como entender e promover o desenvolvimento da inteligência de mercado na empresa. Considerando que o mercado digital está em franco crescimento, o curso ainda prevê nesse eixo um microfundamento com foco em Estratégias de Vendas em Canais Digitais, e Gestão da Comunicação e Marketing Digital.
Os conteúdos práticos e teóricos do segundo ciclo - Gestão da Equipe e Estratégia de Vendas -também desenvolve-se em dois eixos: Design e Gestão da Forças de Vendas e Gestão Estratégica Sustentável:
O Eixo Design e Gestão da Força de Vendas tem foco no planejamento de vendas, treinamento e gestão da equipe. O eixo desenvolve a compreensão sobre a demanda de mercado, gestão de pessoas, formação de equipes de trabalho, desenvolvimento e avaliação do capital humano, além da análise estratégica de mercado. Conteúdos como negociação e formação em coaching serão fundamentais para priorizar uma formação diferenciada do acadêmico, capacitando o profissional com técnicas avançadas em vendas.
Completando o segundo ciclo e finalizando os eixos que compõem o curso, a Gestão Estratégica Sustentável priorizará conhecimentos sobre estratégias de criação de valor, gestão estratégica de pessoas, planejamento estratégico, gestão da tecnologia e conhecimento, sustentabilidade nos negócios e inovação na concepção dos negócios.
Em todos os quatro eixos que compõem os dois ciclos de aprendizagem, os alunos serão desafiados a desenvolver projetos voltados para resolução de problemas reais de mercado proposto por empresas parceiras. É através desta metodologia ativa que os discentes poderão desenvolver suas habilidades e competências necessárias para enfrentar o mercado de trabalho e os desafios da gestão.
Como diferencial, os alunos terão ainda a oportunidade de se aprofundarem em Competências Comportamentais, na qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e em Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo contemporâneo: sustentabilidade, comprometimento, respeito, ética, dentre outros valores necessários para que o profissional formado faça, de fato, diferença no mercado onde for atuar.
Com uma formação fundamentada em competências, o aluno será capaz de resolver, planejar, liderar equipes de vendas, tomar decisões estratégicas e tornar a organização mais competitiva no mercado.
O Tecnólogo em Gestão Comercial poderá atuar em empresas de pequeno, médio e grade porte, além setores como instituições financeiras, comércio atacadista e varejista, saúde, dentre outros.
Em sua formação terá possibilidades de ocupar cargos de liderança como gerência bem como se tornar um empreendedor.
Ao final do curso, o aluno será capaz de
Gerenciar empreendimentos comerciais, participar de decisões estratégicas e tomando decisões que permitam o crescimento da organização, garantindo sua competitividade mercadológica, além de ter a compreensão sobre os aspectos de planejamento de vendas, formação de preços, custos e valor para o cliente;
Elaborar viabilidade econômica, financeira e tributária e elaborar análises de demandas e oportunidades de mercado;
Desenvolver habilidades de gerenciamento equipes, conhecendo as dinâmicas de mercado, bem como técnicas modernas com foco em vendas de negócios diversos.
Transferência externa
Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2).
O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.
ENADE
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.
Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.
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