Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - EAD

Graduação Virtual Ver mais
    Carregando...
    Este Curso Inclui:
    Área de Conhecimento: Gestão
    Disponibilidade: Eu escolho meus horários de estudosEu escolho meus horários de estudos

    Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - EAD

     

    O Curso

    INSCREVA-SE

     

     

     
     
     

     

    A Gestão de Recursos Humanos, também chamada de gestão de pessoas, se tornou nos últimos anos uma área chave para as organizações, principalmente para obter competitividade. Entende-se que as empresas competem hoje pela sua capacidade de criar, inovar e se reinventar e isso é papel do conjunto de pessoas que nela trabalha.

    O curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos prepara o profissional para esta nova dinâmica da realidade, que requer profissionais competentes, envolvidos e proativos na solução de problemas e proposição de melhoria nas organizações, processos e pessoas. Profissionais que assumirão papéis de liderança quando estiverem atuando em suas áreas ou em equipes de trabalho.

    Para atingir este objetivo de desenvolver líderes em gestão de pessoas para o mercado, o curso foi estruturado na forma de projetos em organizações reais, que possuem as mesmas necessidades que o profissional encontrará no mercado, que são executados em equipes de trabalho. Trata-se de uma metodologia tanto desafiadora quando inovadora, pois lidarão com realidades complexas no meio empresarial, usando, desde o primeiro momento, todo conteúdo aprendido no curso.

    Para desenvolver os projetos, os alunos terão o acompanhamento de professores que possuem uma vasta experiência no mercado de trabalho, aconselhando-os num processo de mentoria contínua, focando no desenvolvimento pessoal e profissional.

     

    Carga Horária

    1.600 horas (2 anos)

     

    O que você irá estudar

    O curso é estruturado em quatro semestres, sendo que em cada um deles terá a oportunidade de assimilar conteúdos diferentes e aplicá-los em realidades organizacionais únicas. Isto significa que, mais do que conteúdos, a proposta abrange um conjunto de habilidades e atitudes únicas, que irão constituir as competências necessárias para atuar no mercado.

    No primeiro semestre, que chamamos de “Eixo Temático Gestão Contemporânea”, o aluno irá desenvolver seu projeto para compreender uma organização real, suas delimitações estratégicas, táticas e operacionais, bem como o funcionamento da área de gestão de pessoas daquela organização. Analisar a empresa, seu modus operandi e propor melhorias reais são desafios que irão enfrentar. Por outro lado, o discente terá o suporte de conteúdos estruturados em microfundamentos e disciplinas tais como:

    -Relações Pessoais no Trabalho
    -Gestão e Modernidade
    -Sociedade e Negócios
    -Tipologias e Desenhos Organizacionais
    -Economia no Contexto de Negócios
    -Bases Legais e Constitucionais dos Negócios
    -Filosofia e Ética
    -Competências Comportamentais
    -Desafios Contemporâneos
    -Projeto: Gestão Contemporânea

    Em todos estes conteúdos ele terá o ferramental necessário para aplicar, na prática, as ações necessárias para melhorar uma organização real.

    No segundo semestre, intitulado “Eixo Temático Atração, Seleção e Formação de Talentos”, o discente terá a oportunidade de aprofundar em alguns dos subsistemas específicos de gestão de pessoas na empresa, propondo a implementação de programas de treinamento, captação de talentos que são temas vitais para que a organização se torne competitiva no contexto atual. Neste semestre o discente terá o conteúdo estruturado nos microfundamentos e disciplinas:

    -Desenhos de Processos Organizacionais
    -Gestão de Pessoas e Formação de Equipes de Trabalho
    -Princípios da Administração de Pessoal
    -Cultura e Clima Organizacional
    -Legislação Trabalhista
    -Gestão por Competências e Desempenho
    -Gestão de Mudanças nas Organizações
    -Competências Comportamentais
    -Desafios Contemporâneos
    -Projeto: Atração, Seleção e Formação de Talentos
    No Eixo Temático Desenvolvimento e Retenção de Talentos, que é o terceiro semestre de estudos, o foco está nos subsistemas de gestão de pessoas responsáveis pela manutenção das competências e capital intelectual nas organizações, também focando de sobremaneira as competências necessárias para atuação em papéis de liderança. Tudo isso com o suporte dos microfundamentos e das disciplinas:

    -Gestão da Remuneração e Desenvolvimento da Carreira
    -O Papel do Líder nas Organizações
    -Desenvolvimento e Avaliação do Capital Humano
    -Bem estar, qualidade de vida e estresse no trabalho
    -Técnicas de Negociação
    -Dinâmica de Grupos e Jogos Empresariais
    -Formação em Coaching
    -Competências Comportamentais
    -Desafios Contemporâneos
    -Projeto: Desenvolvimento e Retenção de Talentos

    No quarto semestre, Eixo Temático Gestão Estratégica Sustentável, ampliam-se os olhares do Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos para uma visão ampla e competitiva da organização, permitindo que ele compreenda as configurações estratégicas das organizações e enxergue o papel estratégico da gestão de pessoas. Ao longo do semestre ele terá a oportunidade de assimilar e cursar os microfundamentos e disciplinas:

    -Estratégias para Criação de Valor
    -Gestão Estratégica de Pessoas
    -Planejamento Estratégico
    -Inovação na Concepção de Negócios
    -Gestão da Tecnologia e Conhecimento
    -Sustentabilidade nos Negócios
    -Cultura Religiosa: pessoa e sociedade
    -Competências Comportamentais
    -Desafios Contemporâneos
    -Projeto: Gestão Estratégica Sustentável

    É importante destacar que o aluno absorve todos estes conteúdos de uma forma gradativa e suave, aplicando tudo que aprende na prática.

    Clique aqui para acessar a ementa do curso.

    Valor

    parcelas de R$417,00

    Áreas de atuação

    A atuação do Tecnólogo em Gestão de Recursos é bastante ampla, sendo que poderá assumir as responsabilidades dos setores de gestão de pessoas de empresas e organizações pequenas, médias e grandes, seja na indústria, no comércio, setor de serviços ou órgãos públicos.

    Também estará apto a prestar serviços de consultoria e assessoramento técnico para outras empresas e assumir papel de liderança em projetos e equipes em empresas, desenvolvendo ações de gestão específicas da área.

    Ao final do curso, o aluno será capaz de

    • Atuar de forma proativa, sistêmica e responsável na gestão dos subsistemas de gestão de pessoas nas organizações mercadológicas, atendendo os preceitos da gestão contemporânea, estratégica, sustentável e humanística;

    • Planejar, executar, avaliar e emitir pareceres técnicos sobre processos de recrutamento, seleção, treinamentos e desenvolvimentos, avaliação de desempenhos, remuneração e benefícios, planos de carreira, programas de saúde e qualidade de vida no trabalho e programas de desligamento;

    • Trabalhar em equipe como outros profissionais;

    • Desenvolver equipes, indivíduos e organizações, valendo-se de competências associadas à motivação, negociação, liderança, gestão de conflitos, poder, cultura organizacional, estrutura e tecnologias.

    Transferência externa

    Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2). 

    O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

    ENADE

    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

    Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.

     

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central