Tecnologia em Logística - EAD

Graduação Virtual
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: GestãoGestão
Duração do Curso: 4 Períodos (Graduação)4 Períodos (Graduação)

Tecnologia em Logística - EAD

O Curso

O curso Tecnólogo em Logística busca formar profissionais que possuam competências e habilidades necessárias para atuar na área de logística empresarial, contribuindo para o alcance dos resultados organizacionais.

O curso oferece como diferencial a formação humanística e técnica pensadas no alinhamento com os desafios contemporâneos vivenciados pelas empresas.

A principal característica do curso é que ele é desenvolvido por projetos, o que possibilita ao aluno experienciar a prática empresarial e entender a dinâmica do mercado durante toda sua formação.

1.600 horas (2 anos)

parcelas de R$417,00

O que você irá estudar

O curso Tecnólogo em Logística busca desenvolver competências e atitudes gerais e transversais que perpassam por vários ciclos de aprendizagem, eixos temáticos, microfundamentos e disciplinas.

Está estruturado em dois ciclos de aprendizagem que abordam a gestão da rede de suprimentos e a gestão da rede de movimentação e distribuição. Esses dois ciclos se subdividem em quatro eixos temáticos que elucidam a gestão contemporânea, a gestão de suprimentos e transformação, a gestão dos canais de distribuição e o processamento de pedidos e por fim, a gestão estratégica sustentável.

Cada eixo tem um tema, comum a disciplina de Projetos norteadora. Nessa disciplina, serão trabalhados problemas empresariais reais, evidenciados no mercado, a partir de empresas parceiras que compartilharão com a PUC Minas seus desafios gerenciais.

Os professores transformarão os problemas em casos de ensino e eles serão trabalhados pelos alunos com base no conteúdo desenvolvido em cada eixo temático. Ao final de cada semestre, os alunos devolverão para as empresas as soluções propostas para esses casos reais.

Clique aqui para acessar a ementa do curso.

Áreas de atuação

O aluno poderá atuar em atividades logísticas que incluem: armazenagem, manuseio de materiais e definição de embalagens, operação da cadeia de suprimentos, controller logístico, gestão da informação e processos logísticos, meios de transporte e roteirização, gestão de estoques e planejamento da demanda, prevenção de perdas.

No que se refere às áreas empresariais, o aluno poderá atuar em distribuidoras e centros de distribuição, empresas de encomendas, empresas em geral (indústria, comércio e serviços), portos, aeroportos, terminais de transporte, transportadoras, institutos e centros de pesquisa, instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

• Gerenciar, assessorar e supervisionar projetos, ações e estratégias que envolvem a cadeia de suprimentos das empresas, atendendo os preceitos da gestão contemporânea, estratégica, sustentável e humanística;
  • Gerenciar operações e processos logísticos de transporte, estoque e processamento de pedidos, que envolvem os fluxos de materiais e informações presentes na logística de suprimentos, de produção e de distribuição;
  • Desenvolver uma visão integrada que contemple as diversas empresas participantes da cadeia, valendo-se de ferramentas tecnológicas e equipes multidisciplinares;
  • Avaliaras oportunidades e ameaças, analisando os aspectos econômico-financeiros, sociais-culturais e tecnológicos relacionados à logística e aos modelos de negócios sustentáveis.

Transferência externa

Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2).

O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.

TurnosPeríodos
Virtual4