Encerramento das inscrições em

Graduação Virtual
Valor da inscrição:

Carregando...

Entre em contato para saber o valor da mensalidade.

Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: EngenhariasEngenharias
Duração do Curso: 6 Períodos (Graduação)6 Períodos (Graduação)

Tecnologia em Material de Construção - EAD

O Curso

INSCREVA-SE

O objetivo é estudar e aprender sobre os materiais de construção, numa perspectiva de todo seu ciclo de vida, ou seja, da extração da matéria-prima e seu beneficiamento, até a sua fabricação e sua utilização nas obras de engenharia. Além disso, aspectos sobre sua durabilidade, praticidade e sustentabilidade também são enfocados no curso, inclusive sobre as possibilidades de reutilização e reciclagem de resíduos da construção civil no desenvolvimento de novos materiais capazes de atender às necessidades do setor ao mesmo tempo em que dá destinação adequada aos resíduos gerados no setor e em outros setores da sociedade.

Como diferencial, cabe destacar a inovação como o objetivo de desenvolvimento de novos materiais de construção, mais sustentáveis e mais acessíveis economicamente, na perspectiva da pesquisa no âmbito de uma universidade.

Os laboratórios da PUC Minas de materiais de construção são outro diferencial. Preparados para realizar uma gama variada de ensaios, já, na atualidade, atende diretamente ao mercado da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Destaca-se também o uso do BIM na atualidade dos cursos da área de engenharia civil.

Ressaltam-se também a estrutura da Universidade com múltiplas oportunidades de interação com outros cursos da área de engenharia e demais áreas do conhecimento e a possibilidade do desenvolvimento de práticas extensionistas.

Para mais esclarecimentos sobre o curso, entre em contato por meio do e-mail: ead.faleconosco@pucminas.br

A distância

Carga Horária

2.400 horas (3 anos)

parcelas de R$417,00

O que você irá estudar

O curso contemplará a aprendizagem por competências e pelo desenvolvimento de projetos, sendo composto por três ciclos de aprendizagem. Cada ciclo de aprendizagem englobará dois eixos temáticos fundamentados no desenvolvimento de um projeto, conforme descritos a seguir:

Ciclo 1: Fundamentos de Engenharia e de Materiais de Construção

Eixo 1: Modelagem da Informação da Construção

Eixo 2: Estudos Preliminares e Ciência dos Materiais

Ciclo 2: Materiais na Construção Civil

Eixo 1: Sistemas Estruturais e Materiais Cimentícios

Eixo 2: Sistemas Estruturais e Materiais de Construção Civil

Ciclo 3: Gestão da Construção e de Materiais de Construção

Eixo 1: Gerenciamento das Construções

Eixo 2: Gestão e Sustentabilidade dos Materiais

Áreas de atuação

O aluno poderá atuar nas áreas de:

- Planejamento, execução, monitoramento e avaliação de aspectos técnicos e econômicos associados aos materiais de construção civil;

- Assessoria técnica à aquisição e ao uso dos materiais de construção na edificação, assim como sua manutenção e restauração;

- Controle de qualidade e respeito às normas técnicas em vigor; e

- Desenvolvimento de novos materiais, mas eficientes, baratos e sustentáveis.

Atendendo demandas de mercado de:

- Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria;

- Construtoras;

- Empresas fornecedoras de concreto;

- Indústria de transformação;

- Laboratórios de material;

- Madeireiras;

- Institutos e Centros de Pesquisa; e

- Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

- Trabalho em equipe multidisciplinar;

- Profissional com visão global e interdisciplinar;

- Profissional ético e humanista;

- Atuação promotora de sustentabilidade; e

- Técnico capaz de executar e gerir com eficiência e racionalidade as obras de engenharia civil

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.

TurnosPeríodos
Virtual6

Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

Fazer teste gratuito

Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

Quero conhecer

Por que escolher a Puc Minas

• icon_1
    Inovação

A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

• icon_3
    Reputação

A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

• icon_5
    Intercâmbio

Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

• icon_2
    Pesquisa

Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

• icon_4
    Empregabilidade

Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

• icon_6
    Estrutura de Ponta

Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

Ficou com Dúvida?
Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa central