O curso Tecnólogo em Segurança da Informação contempla aspectos generalistas e especialistas, pois acredita-se que é necessário desenvolver tanto visão sistêmica e de negócios quanto especificidades da área, incorporando aspectos operacionais, gerenciais e estratégicos.
Na abordagem inicial de qualquer problema ou projeto é necessário que o profissional avalie o cenário de uma forma holística, que tenha uma visão sistêmica, que possa observar, questionar, analisar, organizar e priorizar ações. Quando a situação já está mapeada, é indispensável o conhecimento específico para propor e implementar soluções. Desta forma, é fundamental organizar o percurso de formação de forma equilibrada a fim de integralizar a formação do profissional tecnólogo em Segurança da Informação.
É importante incorporar uma base de conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da Ciência da Computação e da TI, suficiente para compreender, utilizar, adaptar e gerir modernas tecnologias da informação tendo em vista o enfoque da segurança da informação, de modo a poderem assumir as atividades pertinentes à profissão, avaliar e tomar decisões sobre a utilização dessas novas tecnologias.
O CST em Segurança da Informação tem por objetivo a formação de profissionais aptos a proteger as informações inerentes aos processos de negócio, atuando de forma ética em todo o ciclo de vida da segurança da informação a fim de promover a garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade a todos os componentes dos sistemas de informação (pessoas, hardware, software, redes e dados), bem como da cadeia de suprimentos organizacional, com sólida formação técnica, gerencial e humanista.
Sendo um curso superior de tecnologia, o CST em Segurança da Informação é focado no mercado de trabalho, com um tempo de formação mais curto, visando à formação de um profissional especialista em garantir a segurança da informação em todo seu ciclo de vida para todos os tipos de organização.